Fatores inerentes ao processo de internacionalização influenciadores da orientação para mercado externo e performance exportadora.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sinergia (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/779 |
Resumo: | O processo de internacionalização das empresas está baseado principalmente em fatores internos, controláveis e incontroláveis, existentes em cada empresa e a estratégia de internacionalização adotada. Como resultado deste processo observa-se à orientação para mercado externo e a performance exportadora do empreendimento. A partir deste cenário a presente pesquisa tem como objetivo propor um modelo teórico acerca dos fatores internos e das estratégias de internacionalização influenciadores da Orientação para Mercado Externo e da Performance Exportadora. Para alcançar este objetivo, realizou-se uma abordagem qualitativa através de pesquisa bibliográfica. São apresentadas seis proposições, que resultam em um modelo teórico. O modelo teórico apresenta o processo de internacionalização como um sistema de inside – outside, alimentado pelos fatores internos existentes na empresa e a estratégia de internacionalização e resultando na orientação para mercado externo e na performance exportadora. |
id |
FURG-8_87a51e632a813cf669e5f3f5ebb68f1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/779 |
network_acronym_str |
FURG-8 |
network_name_str |
Sinergia (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Fatores inerentes ao processo de internacionalização influenciadores da orientação para mercado externo e performance exportadora. InternacionalizaçãoOrientação para Mercado ExternoPerformance ExportadoraO processo de internacionalização das empresas está baseado principalmente em fatores internos, controláveis e incontroláveis, existentes em cada empresa e a estratégia de internacionalização adotada. Como resultado deste processo observa-se à orientação para mercado externo e a performance exportadora do empreendimento. A partir deste cenário a presente pesquisa tem como objetivo propor um modelo teórico acerca dos fatores internos e das estratégias de internacionalização influenciadores da Orientação para Mercado Externo e da Performance Exportadora. Para alcançar este objetivo, realizou-se uma abordagem qualitativa através de pesquisa bibliográfica. São apresentadas seis proposições, que resultam em um modelo teórico. O modelo teórico apresenta o processo de internacionalização como um sistema de inside – outside, alimentado pelos fatores internos existentes na empresa e a estratégia de internacionalização e resultando na orientação para mercado externo e na performance exportadora.Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.2011-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/779SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 11 n. 2 (2007); 41-522236-76080102-7360reponame:Sinergia (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/779/275Copyright (c) 2014 SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeisinfo:eu-repo/semantics/openAccessDalmoro, Marlon2023-03-22T15:44:54Zoai:periodicos.furg.br:article/779Revistahttps://periodicos.furg.br/sinergiaPUBhttps://periodicos.furg.br/sinergia/oaisinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com2236-76080102-7360opendoar:2023-03-22T15:44:54Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores inerentes ao processo de internacionalização influenciadores da orientação para mercado externo e performance exportadora. |
title |
Fatores inerentes ao processo de internacionalização influenciadores da orientação para mercado externo e performance exportadora. |
spellingShingle |
Fatores inerentes ao processo de internacionalização influenciadores da orientação para mercado externo e performance exportadora. Dalmoro, Marlon Internacionalização Orientação para Mercado Externo Performance Exportadora |
title_short |
Fatores inerentes ao processo de internacionalização influenciadores da orientação para mercado externo e performance exportadora. |
title_full |
Fatores inerentes ao processo de internacionalização influenciadores da orientação para mercado externo e performance exportadora. |
title_fullStr |
Fatores inerentes ao processo de internacionalização influenciadores da orientação para mercado externo e performance exportadora. |
title_full_unstemmed |
Fatores inerentes ao processo de internacionalização influenciadores da orientação para mercado externo e performance exportadora. |
title_sort |
Fatores inerentes ao processo de internacionalização influenciadores da orientação para mercado externo e performance exportadora. |
author |
Dalmoro, Marlon |
author_facet |
Dalmoro, Marlon |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dalmoro, Marlon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internacionalização Orientação para Mercado Externo Performance Exportadora |
topic |
Internacionalização Orientação para Mercado Externo Performance Exportadora |
description |
O processo de internacionalização das empresas está baseado principalmente em fatores internos, controláveis e incontroláveis, existentes em cada empresa e a estratégia de internacionalização adotada. Como resultado deste processo observa-se à orientação para mercado externo e a performance exportadora do empreendimento. A partir deste cenário a presente pesquisa tem como objetivo propor um modelo teórico acerca dos fatores internos e das estratégias de internacionalização influenciadores da Orientação para Mercado Externo e da Performance Exportadora. Para alcançar este objetivo, realizou-se uma abordagem qualitativa através de pesquisa bibliográfica. São apresentadas seis proposições, que resultam em um modelo teórico. O modelo teórico apresenta o processo de internacionalização como um sistema de inside – outside, alimentado pelos fatores internos existentes na empresa e a estratégia de internacionalização e resultando na orientação para mercado externo e na performance exportadora. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/779 |
url |
https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/779 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/779/275 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL. |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL. |
dc.source.none.fl_str_mv |
SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 11 n. 2 (2007); 41-52 2236-7608 0102-7360 reponame:Sinergia (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Sinergia (Rio Grande. Online) |
collection |
Sinergia (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
sinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com |
_version_ |
1797041739370856448 |