ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS E DIFICULDADES ENCONTRAS POR DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ATRAVÉS DO PROBLEM-BASED LEARNING
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sinergia (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/11647 |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo analisar as competências desenvolvidas e dificuldades encontradas por discentes de Ciências Contábeis através do Problem-Based Learning (PBL), como uma proposta de ensino-aprendizagem nas disciplinas de Auditoria e Perícia Contábil da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Para tanto, a unidade de análise foi composta por 68 alunos matriculados nas disciplinas de Auditoria I, Auditoria II e Perícia Contábil que tinham por base o método tradicional de ensino. Quanto aos aspectos metodológicos, utilizou-se da estatística descritiva para as perguntas fechadas, e da análise de conteúdo para as respostas discursivas. Os principais resultados evidenciaram que a aplicação do PBL proporciona conhecimentos, sejam novos ou derivados de outras disciplinas já estudadas durante o curso. Quanto às habilidades listadas pelos discentes, destacam-se a solução de problemas, a comunicação e o trabalho em equipe. Já em relação às atitudes, destacaram a colaboração e o interesse na execução das tarefas. Entretanto, os discentes listaram algumas dificuldades encontradas quanto à aplicação do método, como a falta de clareza nas etapas, estrutura física, tempo de aplicação, falta de colaboração dos membros, reconhecimento de diferentes pontos de vista e aversão ao método. |
id |
FURG-8_ec9449799b7bc3dfc97ebb1b5eef748a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/11647 |
network_acronym_str |
FURG-8 |
network_name_str |
Sinergia (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS E DIFICULDADES ENCONTRAS POR DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ATRAVÉS DO PROBLEM-BASED LEARNINGConhecimentosHabilidades e AtitudesProblem-Based LearningEnsino em Contabilidade.Esta pesquisa tem por objetivo analisar as competências desenvolvidas e dificuldades encontradas por discentes de Ciências Contábeis através do Problem-Based Learning (PBL), como uma proposta de ensino-aprendizagem nas disciplinas de Auditoria e Perícia Contábil da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Para tanto, a unidade de análise foi composta por 68 alunos matriculados nas disciplinas de Auditoria I, Auditoria II e Perícia Contábil que tinham por base o método tradicional de ensino. Quanto aos aspectos metodológicos, utilizou-se da estatística descritiva para as perguntas fechadas, e da análise de conteúdo para as respostas discursivas. Os principais resultados evidenciaram que a aplicação do PBL proporciona conhecimentos, sejam novos ou derivados de outras disciplinas já estudadas durante o curso. Quanto às habilidades listadas pelos discentes, destacam-se a solução de problemas, a comunicação e o trabalho em equipe. Já em relação às atitudes, destacaram a colaboração e o interesse na execução das tarefas. Entretanto, os discentes listaram algumas dificuldades encontradas quanto à aplicação do método, como a falta de clareza nas etapas, estrutura física, tempo de aplicação, falta de colaboração dos membros, reconhecimento de diferentes pontos de vista e aversão ao método.Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.2020-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/1164710.17648/2236-7608-v25n1-11647SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 25 n. 1 (2021): Publicada em 09/12/2020; 103-1122236-76080102-736010.17648/sinergia-2236-7608-v25n1reponame:Sinergia (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/11647/8338Copyright (c) 2020 SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeisinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmorim, Fabiana kelly da SilvaMoreira, Caritsa ScartatySouza, Jocykleber Meireles de2020-12-21T05:22:04Zoai:periodicos.furg.br:article/11647Revistahttps://periodicos.furg.br/sinergiaPUBhttps://periodicos.furg.br/sinergia/oaisinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com2236-76080102-7360opendoar:2020-12-21T05:22:04Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS E DIFICULDADES ENCONTRAS POR DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ATRAVÉS DO PROBLEM-BASED LEARNING |
title |
ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS E DIFICULDADES ENCONTRAS POR DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ATRAVÉS DO PROBLEM-BASED LEARNING |
spellingShingle |
ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS E DIFICULDADES ENCONTRAS POR DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ATRAVÉS DO PROBLEM-BASED LEARNING Amorim, Fabiana kelly da Silva Conhecimentos Habilidades e Atitudes Problem-Based Learning Ensino em Contabilidade. |
title_short |
ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS E DIFICULDADES ENCONTRAS POR DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ATRAVÉS DO PROBLEM-BASED LEARNING |
title_full |
ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS E DIFICULDADES ENCONTRAS POR DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ATRAVÉS DO PROBLEM-BASED LEARNING |
title_fullStr |
ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS E DIFICULDADES ENCONTRAS POR DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ATRAVÉS DO PROBLEM-BASED LEARNING |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS E DIFICULDADES ENCONTRAS POR DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ATRAVÉS DO PROBLEM-BASED LEARNING |
title_sort |
ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS E DIFICULDADES ENCONTRAS POR DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ATRAVÉS DO PROBLEM-BASED LEARNING |
author |
Amorim, Fabiana kelly da Silva |
author_facet |
Amorim, Fabiana kelly da Silva Moreira, Caritsa Scartaty Souza, Jocykleber Meireles de |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Caritsa Scartaty Souza, Jocykleber Meireles de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim, Fabiana kelly da Silva Moreira, Caritsa Scartaty Souza, Jocykleber Meireles de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimentos Habilidades e Atitudes Problem-Based Learning Ensino em Contabilidade. |
topic |
Conhecimentos Habilidades e Atitudes Problem-Based Learning Ensino em Contabilidade. |
description |
Esta pesquisa tem por objetivo analisar as competências desenvolvidas e dificuldades encontradas por discentes de Ciências Contábeis através do Problem-Based Learning (PBL), como uma proposta de ensino-aprendizagem nas disciplinas de Auditoria e Perícia Contábil da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Para tanto, a unidade de análise foi composta por 68 alunos matriculados nas disciplinas de Auditoria I, Auditoria II e Perícia Contábil que tinham por base o método tradicional de ensino. Quanto aos aspectos metodológicos, utilizou-se da estatística descritiva para as perguntas fechadas, e da análise de conteúdo para as respostas discursivas. Os principais resultados evidenciaram que a aplicação do PBL proporciona conhecimentos, sejam novos ou derivados de outras disciplinas já estudadas durante o curso. Quanto às habilidades listadas pelos discentes, destacam-se a solução de problemas, a comunicação e o trabalho em equipe. Já em relação às atitudes, destacaram a colaboração e o interesse na execução das tarefas. Entretanto, os discentes listaram algumas dificuldades encontradas quanto à aplicação do método, como a falta de clareza nas etapas, estrutura física, tempo de aplicação, falta de colaboração dos membros, reconhecimento de diferentes pontos de vista e aversão ao método. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/11647 10.17648/2236-7608-v25n1-11647 |
url |
https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/11647 |
identifier_str_mv |
10.17648/2236-7608-v25n1-11647 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/11647/8338 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL. |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL. |
dc.source.none.fl_str_mv |
SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 25 n. 1 (2021): Publicada em 09/12/2020; 103-112 2236-7608 0102-7360 10.17648/sinergia-2236-7608-v25n1 reponame:Sinergia (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Sinergia (Rio Grande. Online) |
collection |
Sinergia (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
sinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com |
_version_ |
1797041740686819328 |