ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS E DIFICULDADES ENCONTRAS POR DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ATRAVÉS DO PROBLEM-BASED LEARNING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Fabiana kelly da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Moreira, Caritsa Scartaty, Souza, Jocykleber Meireles de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sinergia (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/11647
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar as competências desenvolvidas e dificuldades encontradas por discentes de Ciências Contábeis através do Problem-Based Learning (PBL), como uma proposta de ensino-aprendizagem nas disciplinas de Auditoria e Perícia Contábil da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Para tanto, a unidade de análise foi composta por 68 alunos matriculados nas disciplinas de Auditoria I, Auditoria II e Perícia Contábil que tinham por base o método tradicional de ensino. Quanto aos aspectos metodológicos, utilizou-se da estatística descritiva para as perguntas fechadas, e da análise de conteúdo para as respostas discursivas. Os principais resultados evidenciaram que a aplicação do PBL proporciona conhecimentos, sejam novos ou derivados de outras disciplinas já estudadas durante o curso. Quanto às habilidades listadas pelos discentes, destacam-se a solução de problemas, a comunicação e o trabalho em equipe. Já em relação às atitudes, destacaram a colaboração e o interesse na execução das tarefas. Entretanto, os discentes listaram algumas dificuldades encontradas quanto à aplicação do método, como a falta de clareza nas etapas, estrutura física, tempo de aplicação, falta de colaboração dos membros, reconhecimento de diferentes pontos de vista e aversão ao método.
id FURG-8_ec9449799b7bc3dfc97ebb1b5eef748a
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/11647
network_acronym_str FURG-8
network_name_str Sinergia (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS E DIFICULDADES ENCONTRAS POR DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ATRAVÉS DO PROBLEM-BASED LEARNINGConhecimentosHabilidades e AtitudesProblem-Based LearningEnsino em Contabilidade.Esta pesquisa tem por objetivo analisar as competências desenvolvidas e dificuldades encontradas por discentes de Ciências Contábeis através do Problem-Based Learning (PBL), como uma proposta de ensino-aprendizagem nas disciplinas de Auditoria e Perícia Contábil da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Para tanto, a unidade de análise foi composta por 68 alunos matriculados nas disciplinas de Auditoria I, Auditoria II e Perícia Contábil que tinham por base o método tradicional de ensino. Quanto aos aspectos metodológicos, utilizou-se da estatística descritiva para as perguntas fechadas, e da análise de conteúdo para as respostas discursivas. Os principais resultados evidenciaram que a aplicação do PBL proporciona conhecimentos, sejam novos ou derivados de outras disciplinas já estudadas durante o curso. Quanto às habilidades listadas pelos discentes, destacam-se a solução de problemas, a comunicação e o trabalho em equipe. Já em relação às atitudes, destacaram a colaboração e o interesse na execução das tarefas. Entretanto, os discentes listaram algumas dificuldades encontradas quanto à aplicação do método, como a falta de clareza nas etapas, estrutura física, tempo de aplicação, falta de colaboração dos membros, reconhecimento de diferentes pontos de vista e aversão ao método.Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.2020-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/1164710.17648/2236-7608-v25n1-11647SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 25 n. 1 (2021): Publicada em 09/12/2020; 103-1122236-76080102-736010.17648/sinergia-2236-7608-v25n1reponame:Sinergia (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/11647/8338Copyright (c) 2020 SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeisinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmorim, Fabiana kelly da SilvaMoreira, Caritsa ScartatySouza, Jocykleber Meireles de2020-12-21T05:22:04Zoai:periodicos.furg.br:article/11647Revistahttps://periodicos.furg.br/sinergiaPUBhttps://periodicos.furg.br/sinergia/oaisinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com2236-76080102-7360opendoar:2020-12-21T05:22:04Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS E DIFICULDADES ENCONTRAS POR DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ATRAVÉS DO PROBLEM-BASED LEARNING
title ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS E DIFICULDADES ENCONTRAS POR DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ATRAVÉS DO PROBLEM-BASED LEARNING
spellingShingle ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS E DIFICULDADES ENCONTRAS POR DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ATRAVÉS DO PROBLEM-BASED LEARNING
Amorim, Fabiana kelly da Silva
Conhecimentos
Habilidades e Atitudes
Problem-Based Learning
Ensino em Contabilidade.
title_short ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS E DIFICULDADES ENCONTRAS POR DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ATRAVÉS DO PROBLEM-BASED LEARNING
title_full ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS E DIFICULDADES ENCONTRAS POR DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ATRAVÉS DO PROBLEM-BASED LEARNING
title_fullStr ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS E DIFICULDADES ENCONTRAS POR DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ATRAVÉS DO PROBLEM-BASED LEARNING
title_full_unstemmed ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS E DIFICULDADES ENCONTRAS POR DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ATRAVÉS DO PROBLEM-BASED LEARNING
title_sort ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS E DIFICULDADES ENCONTRAS POR DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ATRAVÉS DO PROBLEM-BASED LEARNING
author Amorim, Fabiana kelly da Silva
author_facet Amorim, Fabiana kelly da Silva
Moreira, Caritsa Scartaty
Souza, Jocykleber Meireles de
author_role author
author2 Moreira, Caritsa Scartaty
Souza, Jocykleber Meireles de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Fabiana kelly da Silva
Moreira, Caritsa Scartaty
Souza, Jocykleber Meireles de
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimentos
Habilidades e Atitudes
Problem-Based Learning
Ensino em Contabilidade.
topic Conhecimentos
Habilidades e Atitudes
Problem-Based Learning
Ensino em Contabilidade.
description Esta pesquisa tem por objetivo analisar as competências desenvolvidas e dificuldades encontradas por discentes de Ciências Contábeis através do Problem-Based Learning (PBL), como uma proposta de ensino-aprendizagem nas disciplinas de Auditoria e Perícia Contábil da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Para tanto, a unidade de análise foi composta por 68 alunos matriculados nas disciplinas de Auditoria I, Auditoria II e Perícia Contábil que tinham por base o método tradicional de ensino. Quanto aos aspectos metodológicos, utilizou-se da estatística descritiva para as perguntas fechadas, e da análise de conteúdo para as respostas discursivas. Os principais resultados evidenciaram que a aplicação do PBL proporciona conhecimentos, sejam novos ou derivados de outras disciplinas já estudadas durante o curso. Quanto às habilidades listadas pelos discentes, destacam-se a solução de problemas, a comunicação e o trabalho em equipe. Já em relação às atitudes, destacaram a colaboração e o interesse na execução das tarefas. Entretanto, os discentes listaram algumas dificuldades encontradas quanto à aplicação do método, como a falta de clareza nas etapas, estrutura física, tempo de aplicação, falta de colaboração dos membros, reconhecimento de diferentes pontos de vista e aversão ao método.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/11647
10.17648/2236-7608-v25n1-11647
url https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/11647
identifier_str_mv 10.17648/2236-7608-v25n1-11647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/11647/8338
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.
dc.source.none.fl_str_mv SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 25 n. 1 (2021): Publicada em 09/12/2020; 103-112
2236-7608
0102-7360
10.17648/sinergia-2236-7608-v25n1
reponame:Sinergia (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Sinergia (Rio Grande. Online)
collection Sinergia (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv sinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com
_version_ 1797041740686819328