Análise dos conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidas pelos discentes de Ciências Contábeis por meio do Problem-Based Learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Fabiana Kelly da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1645
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3408
Resumo: Artigo Acadêmico
id UFER_a19214029489230d65287f26d53b6d63
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/3408
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Análise dos conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidas pelos discentes de Ciências Contábeis por meio do Problem-Based LearningConhecimentosEnsino da contabilidadeProblem-Based LearningHabilidades e atitudesCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISArtigo AcadêmicoNão possuiEsta pesquisa tem por objetivo analisar os conhecimentos, as habilidades e as atitudes desenvolvidas pelos discentes por meio da Aprendizagem Baseada em Problemas como uma proposta de ensino-aprendizagem que está centrada no aluno como sujeito ativo, numa Universidade de ensino tradicional. Em que se relacionou este método à Teoria Construtivista, preconizando-se que o aluno deve construir seu conhecimento por meio da interação entre o sujeito e objeto. Para tanto, a unidade de análise foi composta por 68 alunos matriculados nas disciplinas de Auditoria I, Auditoria II e Perícia Contábil do curso de Ciências Contábeis na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), sendo todas as turmas do noturno, que tinham por base o método tradicional de ensino. Quanto aos aspectos metodológicos, utilizou-se da estatística descritiva para as perguntas fechadas, e da análise de conteúdo para as respostas discursivas. Os principais resultados evidenciaram que a aplicação do PBL proporciona diversos conhecimentos, sejam novos ou derivados de outras disciplinas já estudadas durante o curso. Quanto às habilidades listadas pelos discentes, destacam-se a solução de problemas, a comunicação e o trabalho em equipe, apesar de todas as listadas receberem nota alta, como análise crítica, visão sistêmica, e criatividade e inovação. Já em relação às atitudes, destacaram a colaboração e o interesse na execução das tarefas. Entretanto, apesar das dificuldades listadas durante o método pelos discentes, acredita-se que o PBL obteve êxito com a sua aplicação em uma universidade de ensino tradicional, cuja constatação foi possível por meio da análise dos conhecimentos, das habilidades e das atitudes que os discentes afirmaram ter desenvolvido.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAMoreira, Caritsa Scartatyhttp://lattes.cnpq.br/Amorim, Fabiana Kelly da Silva2019-12-10T13:28:14Z2019-12-10T13:28:14Z2019-03-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfAmorim (2019) (AMORIM, 2019)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1645https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3408porAMORIM, Fabiana Kelly da Silva. Análise dos conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidas pelos discentes de Ciências Contábeis por meio do Problem-Based Learning. 23f., Mossoró, 2019.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-27T22:38:28Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/3408Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-27T22:38:28Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise dos conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidas pelos discentes de Ciências Contábeis por meio do Problem-Based Learning
title Análise dos conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidas pelos discentes de Ciências Contábeis por meio do Problem-Based Learning
spellingShingle Análise dos conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidas pelos discentes de Ciências Contábeis por meio do Problem-Based Learning
Amorim, Fabiana Kelly da Silva
Conhecimentos
Ensino da contabilidade
Problem-Based Learning
Habilidades e atitudes
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
title_short Análise dos conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidas pelos discentes de Ciências Contábeis por meio do Problem-Based Learning
title_full Análise dos conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidas pelos discentes de Ciências Contábeis por meio do Problem-Based Learning
title_fullStr Análise dos conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidas pelos discentes de Ciências Contábeis por meio do Problem-Based Learning
title_full_unstemmed Análise dos conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidas pelos discentes de Ciências Contábeis por meio do Problem-Based Learning
title_sort Análise dos conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidas pelos discentes de Ciências Contábeis por meio do Problem-Based Learning
author Amorim, Fabiana Kelly da Silva
author_facet Amorim, Fabiana Kelly da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira, Caritsa Scartaty
http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Fabiana Kelly da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimentos
Ensino da contabilidade
Problem-Based Learning
Habilidades e atitudes
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
topic Conhecimentos
Ensino da contabilidade
Problem-Based Learning
Habilidades e atitudes
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
description Artigo Acadêmico
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-10T13:28:14Z
2019-12-10T13:28:14Z
2019-03-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Amorim (2019) (AMORIM, 2019)
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1645
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3408
identifier_str_mv Amorim (2019) (AMORIM, 2019)
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1645
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3408
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv AMORIM, Fabiana Kelly da Silva. Análise dos conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidas pelos discentes de Ciências Contábeis por meio do Problem-Based Learning. 23f., Mossoró, 2019.
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747455510577152