Análise dos conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidas pelos discentes de Ciências Contábeis por meio do Problem-Based Learning
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1645 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3408 |
Resumo: | Artigo Acadêmico |
id |
UFER_a19214029489230d65287f26d53b6d63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/3408 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise dos conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidas pelos discentes de Ciências Contábeis por meio do Problem-Based LearningConhecimentosEnsino da contabilidadeProblem-Based LearningHabilidades e atitudesCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISArtigo AcadêmicoNão possuiEsta pesquisa tem por objetivo analisar os conhecimentos, as habilidades e as atitudes desenvolvidas pelos discentes por meio da Aprendizagem Baseada em Problemas como uma proposta de ensino-aprendizagem que está centrada no aluno como sujeito ativo, numa Universidade de ensino tradicional. Em que se relacionou este método à Teoria Construtivista, preconizando-se que o aluno deve construir seu conhecimento por meio da interação entre o sujeito e objeto. Para tanto, a unidade de análise foi composta por 68 alunos matriculados nas disciplinas de Auditoria I, Auditoria II e Perícia Contábil do curso de Ciências Contábeis na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), sendo todas as turmas do noturno, que tinham por base o método tradicional de ensino. Quanto aos aspectos metodológicos, utilizou-se da estatística descritiva para as perguntas fechadas, e da análise de conteúdo para as respostas discursivas. Os principais resultados evidenciaram que a aplicação do PBL proporciona diversos conhecimentos, sejam novos ou derivados de outras disciplinas já estudadas durante o curso. Quanto às habilidades listadas pelos discentes, destacam-se a solução de problemas, a comunicação e o trabalho em equipe, apesar de todas as listadas receberem nota alta, como análise crítica, visão sistêmica, e criatividade e inovação. Já em relação às atitudes, destacaram a colaboração e o interesse na execução das tarefas. Entretanto, apesar das dificuldades listadas durante o método pelos discentes, acredita-se que o PBL obteve êxito com a sua aplicação em uma universidade de ensino tradicional, cuja constatação foi possível por meio da análise dos conhecimentos, das habilidades e das atitudes que os discentes afirmaram ter desenvolvido.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAMoreira, Caritsa Scartatyhttp://lattes.cnpq.br/Amorim, Fabiana Kelly da Silva2019-12-10T13:28:14Z2019-12-10T13:28:14Z2019-03-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfAmorim (2019) (AMORIM, 2019)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1645https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3408porAMORIM, Fabiana Kelly da Silva. Análise dos conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidas pelos discentes de Ciências Contábeis por meio do Problem-Based Learning. 23f., Mossoró, 2019.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-27T22:38:28Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/3408Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-27T22:38:28Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise dos conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidas pelos discentes de Ciências Contábeis por meio do Problem-Based Learning |
title |
Análise dos conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidas pelos discentes de Ciências Contábeis por meio do Problem-Based Learning |
spellingShingle |
Análise dos conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidas pelos discentes de Ciências Contábeis por meio do Problem-Based Learning Amorim, Fabiana Kelly da Silva Conhecimentos Ensino da contabilidade Problem-Based Learning Habilidades e atitudes CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
title_short |
Análise dos conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidas pelos discentes de Ciências Contábeis por meio do Problem-Based Learning |
title_full |
Análise dos conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidas pelos discentes de Ciências Contábeis por meio do Problem-Based Learning |
title_fullStr |
Análise dos conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidas pelos discentes de Ciências Contábeis por meio do Problem-Based Learning |
title_full_unstemmed |
Análise dos conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidas pelos discentes de Ciências Contábeis por meio do Problem-Based Learning |
title_sort |
Análise dos conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidas pelos discentes de Ciências Contábeis por meio do Problem-Based Learning |
author |
Amorim, Fabiana Kelly da Silva |
author_facet |
Amorim, Fabiana Kelly da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moreira, Caritsa Scartaty http://lattes.cnpq.br/ |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim, Fabiana Kelly da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimentos Ensino da contabilidade Problem-Based Learning Habilidades e atitudes CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
topic |
Conhecimentos Ensino da contabilidade Problem-Based Learning Habilidades e atitudes CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
description |
Artigo Acadêmico |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-10T13:28:14Z 2019-12-10T13:28:14Z 2019-03-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Amorim (2019) (AMORIM, 2019) https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1645 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3408 |
identifier_str_mv |
Amorim (2019) (AMORIM, 2019) |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1645 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3408 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
AMORIM, Fabiana Kelly da Silva. Análise dos conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidas pelos discentes de Ciências Contábeis por meio do Problem-Based Learning. 23f., Mossoró, 2019. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747455510577152 |