A SUSTENTABILIDADE DE EMPRESAS DE TELEFONIA: UMA ANÁLISE COM BASE NO MODELO ORIENTADO À REPRESENTAÇÃO DO PENSAMENTO HUMANO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sinergia (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/6661 |
Resumo: | O objetivo fundamental é analisar se a adição de valor aos clientes segue a mesma tendência do que é divulgado sobre sustentabilidade pelas empresas de Telefonia, participantes do Programa Em Boa Companhia (PEBC) (BM&F BOVESPA, 2013). Para extração do conhecimento divulgado sobre sustentabilidade socioambiental é aplicado o Modelo Orientado à Representação do Pensamento Humano - MORPH (ZAMBON, 2006). Foi utilizado um grupo de empresas que divulgam objetivos semelhantes que é o caso das empresas de Telefonia do Programa Em Boa Companhia da BM&F BOVESPA (2013), que buscam o desenvolvimento sustentável. Objetos extraídos foram inseridos no frame MORPH, foram gerados scores, dessa maneira, analisadas por variáveis qualitativas (objetos sobre sustentabilidade) e variáveis quantitativas (scores e receitas de vendas). A TIM tem score 106 com variação positiva de 8,94% em sua receita de vendas de 2011 a 2012. A Telefônica Vivo tem score 257 com variação positiva de 14,15% em sua receita de vendas de 2011 a 2012. Porém, a empresa TIM (score 106) divulga informações menos objetivas e claras com relação a empresa Telefônica Vivo (score 257), quanto à consideração e detalhes consistentes sobre práticas de governança sustentável. |
id |
FURG-8_f18f63d21075b07fe6b6b0eff9770c57 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/6661 |
network_acronym_str |
FURG-8 |
network_name_str |
Sinergia (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A SUSTENTABILIDADE DE EMPRESAS DE TELEFONIA: UMA ANÁLISE COM BASE NO MODELO ORIENTADO À REPRESENTAÇÃO DO PENSAMENTO HUMANOO objetivo fundamental é analisar se a adição de valor aos clientes segue a mesma tendência do que é divulgado sobre sustentabilidade pelas empresas de Telefonia, participantes do Programa Em Boa Companhia (PEBC) (BM&F BOVESPA, 2013). Para extração do conhecimento divulgado sobre sustentabilidade socioambiental é aplicado o Modelo Orientado à Representação do Pensamento Humano - MORPH (ZAMBON, 2006). Foi utilizado um grupo de empresas que divulgam objetivos semelhantes que é o caso das empresas de Telefonia do Programa Em Boa Companhia da BM&F BOVESPA (2013), que buscam o desenvolvimento sustentável. Objetos extraídos foram inseridos no frame MORPH, foram gerados scores, dessa maneira, analisadas por variáveis qualitativas (objetos sobre sustentabilidade) e variáveis quantitativas (scores e receitas de vendas). A TIM tem score 106 com variação positiva de 8,94% em sua receita de vendas de 2011 a 2012. A Telefônica Vivo tem score 257 com variação positiva de 14,15% em sua receita de vendas de 2011 a 2012. Porém, a empresa TIM (score 106) divulga informações menos objetivas e claras com relação a empresa Telefônica Vivo (score 257), quanto à consideração e detalhes consistentes sobre práticas de governança sustentável.Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.2018-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/666110.17648/sinergia-2236-7608-v22n1-6661SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 22 n. 1 (2018); 9-222236-76080102-736010.17648/sinergia-2236-7608-v22n1reponame:Sinergia (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/6661/5280Copyright (c) 2018 SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeisinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaia Tomé, IvanBresciani, Luís Paulo2018-09-30T17:34:16Zoai:periodicos.furg.br:article/6661Revistahttps://periodicos.furg.br/sinergiaPUBhttps://periodicos.furg.br/sinergia/oaisinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com2236-76080102-7360opendoar:2018-09-30T17:34:16Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A SUSTENTABILIDADE DE EMPRESAS DE TELEFONIA: UMA ANÁLISE COM BASE NO MODELO ORIENTADO À REPRESENTAÇÃO DO PENSAMENTO HUMANO |
title |
A SUSTENTABILIDADE DE EMPRESAS DE TELEFONIA: UMA ANÁLISE COM BASE NO MODELO ORIENTADO À REPRESENTAÇÃO DO PENSAMENTO HUMANO |
spellingShingle |
A SUSTENTABILIDADE DE EMPRESAS DE TELEFONIA: UMA ANÁLISE COM BASE NO MODELO ORIENTADO À REPRESENTAÇÃO DO PENSAMENTO HUMANO Maia Tomé, Ivan |
title_short |
A SUSTENTABILIDADE DE EMPRESAS DE TELEFONIA: UMA ANÁLISE COM BASE NO MODELO ORIENTADO À REPRESENTAÇÃO DO PENSAMENTO HUMANO |
title_full |
A SUSTENTABILIDADE DE EMPRESAS DE TELEFONIA: UMA ANÁLISE COM BASE NO MODELO ORIENTADO À REPRESENTAÇÃO DO PENSAMENTO HUMANO |
title_fullStr |
A SUSTENTABILIDADE DE EMPRESAS DE TELEFONIA: UMA ANÁLISE COM BASE NO MODELO ORIENTADO À REPRESENTAÇÃO DO PENSAMENTO HUMANO |
title_full_unstemmed |
A SUSTENTABILIDADE DE EMPRESAS DE TELEFONIA: UMA ANÁLISE COM BASE NO MODELO ORIENTADO À REPRESENTAÇÃO DO PENSAMENTO HUMANO |
title_sort |
A SUSTENTABILIDADE DE EMPRESAS DE TELEFONIA: UMA ANÁLISE COM BASE NO MODELO ORIENTADO À REPRESENTAÇÃO DO PENSAMENTO HUMANO |
author |
Maia Tomé, Ivan |
author_facet |
Maia Tomé, Ivan Bresciani, Luís Paulo |
author_role |
author |
author2 |
Bresciani, Luís Paulo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia Tomé, Ivan Bresciani, Luís Paulo |
description |
O objetivo fundamental é analisar se a adição de valor aos clientes segue a mesma tendência do que é divulgado sobre sustentabilidade pelas empresas de Telefonia, participantes do Programa Em Boa Companhia (PEBC) (BM&F BOVESPA, 2013). Para extração do conhecimento divulgado sobre sustentabilidade socioambiental é aplicado o Modelo Orientado à Representação do Pensamento Humano - MORPH (ZAMBON, 2006). Foi utilizado um grupo de empresas que divulgam objetivos semelhantes que é o caso das empresas de Telefonia do Programa Em Boa Companhia da BM&F BOVESPA (2013), que buscam o desenvolvimento sustentável. Objetos extraídos foram inseridos no frame MORPH, foram gerados scores, dessa maneira, analisadas por variáveis qualitativas (objetos sobre sustentabilidade) e variáveis quantitativas (scores e receitas de vendas). A TIM tem score 106 com variação positiva de 8,94% em sua receita de vendas de 2011 a 2012. A Telefônica Vivo tem score 257 com variação positiva de 14,15% em sua receita de vendas de 2011 a 2012. Porém, a empresa TIM (score 106) divulga informações menos objetivas e claras com relação a empresa Telefônica Vivo (score 257), quanto à consideração e detalhes consistentes sobre práticas de governança sustentável. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/6661 10.17648/sinergia-2236-7608-v22n1-6661 |
url |
https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/6661 |
identifier_str_mv |
10.17648/sinergia-2236-7608-v22n1-6661 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/6661/5280 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL. |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL. |
dc.source.none.fl_str_mv |
SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 22 n. 1 (2018); 9-22 2236-7608 0102-7360 10.17648/sinergia-2236-7608-v22n1 reponame:Sinergia (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Sinergia (Rio Grande. Online) |
collection |
Sinergia (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
sinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com |
_version_ |
1797041740359663617 |