A SUSTENTABILIDADE DE EMPRESAS DE TELEFONIA: UMA ANÁLISE COM BASE NO MODELO ORIENTADO À REPRESENTAÇÃO DO PENSAMENTO HUMANO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia Tomé, Ivan
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bresciani, Luís Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sinergia (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/6661
Resumo: O objetivo fundamental é analisar se a adição de valor aos clientes segue a mesma tendência do que é divulgado sobre sustentabilidade pelas empresas de Telefonia, participantes do Programa Em Boa Companhia (PEBC) (BM&F BOVESPA, 2013). Para extração do conhecimento divulgado sobre sustentabilidade socioambiental é aplicado o Modelo Orientado à Representação do Pensamento Humano - MORPH (ZAMBON, 2006). Foi utilizado um grupo de empresas que divulgam objetivos semelhantes que é o caso das empresas de Telefonia do Programa Em Boa Companhia da BM&F BOVESPA (2013), que buscam o desenvolvimento sustentável. Objetos extraídos foram inseridos no frame MORPH, foram gerados scores, dessa maneira, analisadas por variáveis qualitativas (objetos sobre sustentabilidade) e variáveis quantitativas (scores e receitas de vendas). A TIM tem score 106 com variação positiva de 8,94% em sua receita de vendas de 2011 a 2012. A Telefônica Vivo tem score 257 com variação positiva de 14,15% em sua receita de vendas de 2011 a 2012. Porém, a empresa TIM (score 106) divulga informações menos objetivas e claras com relação a empresa Telefônica Vivo (score 257), quanto à consideração e detalhes consistentes sobre práticas de governança sustentável.
id FURG-8_f18f63d21075b07fe6b6b0eff9770c57
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/6661
network_acronym_str FURG-8
network_name_str Sinergia (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling A SUSTENTABILIDADE DE EMPRESAS DE TELEFONIA: UMA ANÁLISE COM BASE NO MODELO ORIENTADO À REPRESENTAÇÃO DO PENSAMENTO HUMANOO objetivo fundamental é analisar se a adição de valor aos clientes segue a mesma tendência do que é divulgado sobre sustentabilidade pelas empresas de Telefonia, participantes do Programa Em Boa Companhia (PEBC) (BM&F BOVESPA, 2013). Para extração do conhecimento divulgado sobre sustentabilidade socioambiental é aplicado o Modelo Orientado à Representação do Pensamento Humano - MORPH (ZAMBON, 2006). Foi utilizado um grupo de empresas que divulgam objetivos semelhantes que é o caso das empresas de Telefonia do Programa Em Boa Companhia da BM&F BOVESPA (2013), que buscam o desenvolvimento sustentável. Objetos extraídos foram inseridos no frame MORPH, foram gerados scores, dessa maneira, analisadas por variáveis qualitativas (objetos sobre sustentabilidade) e variáveis quantitativas (scores e receitas de vendas). A TIM tem score 106 com variação positiva de 8,94% em sua receita de vendas de 2011 a 2012. A Telefônica Vivo tem score 257 com variação positiva de 14,15% em sua receita de vendas de 2011 a 2012. Porém, a empresa TIM (score 106) divulga informações menos objetivas e claras com relação a empresa Telefônica Vivo (score 257), quanto à consideração e detalhes consistentes sobre práticas de governança sustentável.Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.2018-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/666110.17648/sinergia-2236-7608-v22n1-6661SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 22 n. 1 (2018); 9-222236-76080102-736010.17648/sinergia-2236-7608-v22n1reponame:Sinergia (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/6661/5280Copyright (c) 2018 SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeisinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaia Tomé, IvanBresciani, Luís Paulo2018-09-30T17:34:16Zoai:periodicos.furg.br:article/6661Revistahttps://periodicos.furg.br/sinergiaPUBhttps://periodicos.furg.br/sinergia/oaisinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com2236-76080102-7360opendoar:2018-09-30T17:34:16Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A SUSTENTABILIDADE DE EMPRESAS DE TELEFONIA: UMA ANÁLISE COM BASE NO MODELO ORIENTADO À REPRESENTAÇÃO DO PENSAMENTO HUMANO
title A SUSTENTABILIDADE DE EMPRESAS DE TELEFONIA: UMA ANÁLISE COM BASE NO MODELO ORIENTADO À REPRESENTAÇÃO DO PENSAMENTO HUMANO
spellingShingle A SUSTENTABILIDADE DE EMPRESAS DE TELEFONIA: UMA ANÁLISE COM BASE NO MODELO ORIENTADO À REPRESENTAÇÃO DO PENSAMENTO HUMANO
Maia Tomé, Ivan
title_short A SUSTENTABILIDADE DE EMPRESAS DE TELEFONIA: UMA ANÁLISE COM BASE NO MODELO ORIENTADO À REPRESENTAÇÃO DO PENSAMENTO HUMANO
title_full A SUSTENTABILIDADE DE EMPRESAS DE TELEFONIA: UMA ANÁLISE COM BASE NO MODELO ORIENTADO À REPRESENTAÇÃO DO PENSAMENTO HUMANO
title_fullStr A SUSTENTABILIDADE DE EMPRESAS DE TELEFONIA: UMA ANÁLISE COM BASE NO MODELO ORIENTADO À REPRESENTAÇÃO DO PENSAMENTO HUMANO
title_full_unstemmed A SUSTENTABILIDADE DE EMPRESAS DE TELEFONIA: UMA ANÁLISE COM BASE NO MODELO ORIENTADO À REPRESENTAÇÃO DO PENSAMENTO HUMANO
title_sort A SUSTENTABILIDADE DE EMPRESAS DE TELEFONIA: UMA ANÁLISE COM BASE NO MODELO ORIENTADO À REPRESENTAÇÃO DO PENSAMENTO HUMANO
author Maia Tomé, Ivan
author_facet Maia Tomé, Ivan
Bresciani, Luís Paulo
author_role author
author2 Bresciani, Luís Paulo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia Tomé, Ivan
Bresciani, Luís Paulo
description O objetivo fundamental é analisar se a adição de valor aos clientes segue a mesma tendência do que é divulgado sobre sustentabilidade pelas empresas de Telefonia, participantes do Programa Em Boa Companhia (PEBC) (BM&F BOVESPA, 2013). Para extração do conhecimento divulgado sobre sustentabilidade socioambiental é aplicado o Modelo Orientado à Representação do Pensamento Humano - MORPH (ZAMBON, 2006). Foi utilizado um grupo de empresas que divulgam objetivos semelhantes que é o caso das empresas de Telefonia do Programa Em Boa Companhia da BM&F BOVESPA (2013), que buscam o desenvolvimento sustentável. Objetos extraídos foram inseridos no frame MORPH, foram gerados scores, dessa maneira, analisadas por variáveis qualitativas (objetos sobre sustentabilidade) e variáveis quantitativas (scores e receitas de vendas). A TIM tem score 106 com variação positiva de 8,94% em sua receita de vendas de 2011 a 2012. A Telefônica Vivo tem score 257 com variação positiva de 14,15% em sua receita de vendas de 2011 a 2012. Porém, a empresa TIM (score 106) divulga informações menos objetivas e claras com relação a empresa Telefônica Vivo (score 257), quanto à consideração e detalhes consistentes sobre práticas de governança sustentável.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/6661
10.17648/sinergia-2236-7608-v22n1-6661
url https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/6661
identifier_str_mv 10.17648/sinergia-2236-7608-v22n1-6661
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/6661/5280
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.
dc.source.none.fl_str_mv SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 22 n. 1 (2018); 9-22
2236-7608
0102-7360
10.17648/sinergia-2236-7608-v22n1
reponame:Sinergia (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Sinergia (Rio Grande. Online)
collection Sinergia (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv sinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com
_version_ 1797041740359663617