Modelo para Análise da Sustentabilidade Empresarial com Base em MORPH

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia Tomé, Ivan
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Conexões
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/15034
Resumo: O presente trabalho trata da aplicação de ferramentas de gestão do conhecimento para a adição de valor para os clientes e para os acionistas, por meio de uma pesquisa descritiva. Para isso, foi necessário identificar um grupo de empresas que divulgam objetivos semelhantes com relação a um determinado contexto, que é o caso do Programa Em Boa Companhia (PEBC) da BM&F BOVESPA (2013). Dentre os resultados obtidos, o setor de Telefonia foi o que mais se sobressaiu em relação aos demais, porque contém a empresa com o modelo mais similar ao modelo do PEBC, a empresa Tim, e, juntamente à empresa Vivo, são capazes de adicionar valor tanto aos clientes como aos acionistas, de forma satisfatória. Foi possível comparar os diferentes conhecimentos das diferentes empresas por meio de algoritmos do softwareMORPH (2011) para verificar a similaridade entre eles.
id UFES-2_81196e8bc725e2a979d967aa9b712e8e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/15034
network_acronym_str UFES-2
network_name_str Gestão & Conexões
repository_id_str
spelling Modelo para Análise da Sustentabilidade Empresarial com Base em MORPHO presente trabalho trata da aplicação de ferramentas de gestão do conhecimento para a adição de valor para os clientes e para os acionistas, por meio de uma pesquisa descritiva. Para isso, foi necessário identificar um grupo de empresas que divulgam objetivos semelhantes com relação a um determinado contexto, que é o caso do Programa Em Boa Companhia (PEBC) da BM&F BOVESPA (2013). Dentre os resultados obtidos, o setor de Telefonia foi o que mais se sobressaiu em relação aos demais, porque contém a empresa com o modelo mais similar ao modelo do PEBC, a empresa Tim, e, juntamente à empresa Vivo, são capazes de adicionar valor tanto aos clientes como aos acionistas, de forma satisfatória. Foi possível comparar os diferentes conhecimentos das diferentes empresas por meio de algoritmos do softwareMORPH (2011) para verificar a similaridade entre eles.Universidade Federal do Espírito Santo2018-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/1503410.13071/regec.2317-5087.2014.7.1.15034.74-99.Revista Gestão & Conexões; v. 7 n. 1 (2018); 74-99Management and Connections Journal; Vol. 7 No. 1 (2018); 74-992317-5087reponame:Gestão & Conexõesinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/15034/14403Copyright (c) 2018 Revista Gestão & Conexõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaia Tomé, Ivan2019-11-18T17:10:33Zoai:periodicos.ufes.br:article/15034Revistahttps://periodicos.ufes.br/ppgadmPUBhttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/oaigestao.conexoes@gmail.com||gestaoeconexoes@gmail.com2317-50872317-5087opendoar:2019-11-18T17:10:33Gestão & Conexões - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo para Análise da Sustentabilidade Empresarial com Base em MORPH
title Modelo para Análise da Sustentabilidade Empresarial com Base em MORPH
spellingShingle Modelo para Análise da Sustentabilidade Empresarial com Base em MORPH
Maia Tomé, Ivan
title_short Modelo para Análise da Sustentabilidade Empresarial com Base em MORPH
title_full Modelo para Análise da Sustentabilidade Empresarial com Base em MORPH
title_fullStr Modelo para Análise da Sustentabilidade Empresarial com Base em MORPH
title_full_unstemmed Modelo para Análise da Sustentabilidade Empresarial com Base em MORPH
title_sort Modelo para Análise da Sustentabilidade Empresarial com Base em MORPH
author Maia Tomé, Ivan
author_facet Maia Tomé, Ivan
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia Tomé, Ivan
description O presente trabalho trata da aplicação de ferramentas de gestão do conhecimento para a adição de valor para os clientes e para os acionistas, por meio de uma pesquisa descritiva. Para isso, foi necessário identificar um grupo de empresas que divulgam objetivos semelhantes com relação a um determinado contexto, que é o caso do Programa Em Boa Companhia (PEBC) da BM&F BOVESPA (2013). Dentre os resultados obtidos, o setor de Telefonia foi o que mais se sobressaiu em relação aos demais, porque contém a empresa com o modelo mais similar ao modelo do PEBC, a empresa Tim, e, juntamente à empresa Vivo, são capazes de adicionar valor tanto aos clientes como aos acionistas, de forma satisfatória. Foi possível comparar os diferentes conhecimentos das diferentes empresas por meio de algoritmos do softwareMORPH (2011) para verificar a similaridade entre eles.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/15034
10.13071/regec.2317-5087.2014.7.1.15034.74-99.
url https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/15034
identifier_str_mv 10.13071/regec.2317-5087.2014.7.1.15034.74-99.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/15034/14403
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Gestão & Conexões
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Gestão & Conexões
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão & Conexões; v. 7 n. 1 (2018); 74-99
Management and Connections Journal; Vol. 7 No. 1 (2018); 74-99
2317-5087
reponame:Gestão & Conexões
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Gestão & Conexões
collection Gestão & Conexões
repository.name.fl_str_mv Gestão & Conexões - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv gestao.conexoes@gmail.com||gestaoeconexoes@gmail.com
_version_ 1799319718565249024