GLOBAL REPORTING INITIATIVE (GRI): UMA ANÁLISE DA ADESÃO AS DIRETRIZES PELAS EMPRESAS LISTADAS NO NOVO MERCADO SOB A PERSPECTIVA DAS TEORIAS INSTITUCIONAL E DA LEGITIMIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Gabriela Dias
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gonçalves, Marguit Neumann, Moraes, Romildo de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sinergia (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4919
Resumo: O estudo se propõe a analisar, sob a perspectiva das Teorias Institucional e da Legitimidade, quais companhias do Novo Mercado da BM&FBovespa aderiram às diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) e identificar qual a versão das diretrizes GRI adotadas. O estudo é descritivo, qualitativo e documental. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo e referem-se ao período de 2011 a 2013. Os resultados revelam que, das 133 companhias da amostra, 67 não possuem ou não foram encontrados os relatórios de sustentabilidade no período analisado. Das 66 empresas que publicaram o relatório de sustentabilidade no período de 2011 a 2013, somente 17 empresas não divulgaram as informações socioambientais conforme as diretrizes da GRI. O estudo revela que as empresas divulgam práticas de sustentabilidade nos relatórios para reafirmar sua legitimidade perante a sociedade. Além disso, utilizam práticas de divulgação com base em outras empresas modelos, como é o caso da adesão as diretrizes da GRI, o que se pode relacionar com a Teoria Institucional com base no isomorfismo mimético. Percebe-se que as práticas socioambientais são institucionalizadas e a mudança de versão da G3 para G4, ampliando o disclosure dos indicadores propostos.
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