Global reporting initiative (GRI): uma análise da adesão as diretrizes pelas empresas listadas no novo mercado sob a perspectiva das teorias institucional e da legitimidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gabriela Dias da
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gonçalves, Marguit Neumann, Moraes, Romildo de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/7441
Resumo: O estudo se propõe analisar, sob a perspectiva das Teorias Institucional e da Legitimidade, quais companhias do Novo Mercado da BM&FBovespa aderiram às diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) e identificar qual a versão das diretrizes GRI adotadas. O estudo é descritivo, qualitativo e documental. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo e se referem ao período de 2011 a 2013. Percebe-se que, das 133 companhias da amostra, 67 não possuem ou não foram encontrados os relatórios de sustentabilidade no período analisado. Das 66 empresas que publicaram o relatório de sustentabilidade no período de 2011 a 2013, somente 17 empresas não divulgaram as informações socioambientais conforme as diretrizes da GRI. Os resultados revelam que as empresas divulgam práticas de sustentabilidade nos relatórios para reafirmar sua legitimidade perante a sociedade. Além disso, utilizam práticas de divulgação com base em outras empresas modelos, como é o caso da adesão às diretrizes da GRI, o que se pode relacionar com a Teoria Institucional com base no isomorfismo mimético. Sobre as práticas socioambientais, essas são institucionalizadas nas empresas, e a mudança de versão da G3 para G4 possibilita a ampliação do disclosure pelos indicadores propostos.
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spelling Global reporting initiative (GRI): uma análise da adesão as diretrizes pelas empresas listadas no novo mercado sob a perspectiva das teorias institucional e da legitimidadeGlobal reporting initiative (GRI): an analysis of adherence to guidelines by the companies listed in the new market under the perspective of institutional and legitimate theoryTeoria da LegitimidadeTeoria InstitucionalInformações socioambientaisGlobal Reporting InitiativeLegitimacy TheoryInstitutional TheoryEnvironmental informationGlobal Reporting InitiativeO estudo se propõe analisar, sob a perspectiva das Teorias Institucional e da Legitimidade, quais companhias do Novo Mercado da BM&FBovespa aderiram às diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) e identificar qual a versão das diretrizes GRI adotadas. O estudo é descritivo, qualitativo e documental. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo e se referem ao período de 2011 a 2013. Percebe-se que, das 133 companhias da amostra, 67 não possuem ou não foram encontrados os relatórios de sustentabilidade no período analisado. Das 66 empresas que publicaram o relatório de sustentabilidade no período de 2011 a 2013, somente 17 empresas não divulgaram as informações socioambientais conforme as diretrizes da GRI. Os resultados revelam que as empresas divulgam práticas de sustentabilidade nos relatórios para reafirmar sua legitimidade perante a sociedade. Além disso, utilizam práticas de divulgação com base em outras empresas modelos, como é o caso da adesão às diretrizes da GRI, o que se pode relacionar com a Teoria Institucional com base no isomorfismo mimético. Sobre as práticas socioambientais, essas são institucionalizadas nas empresas, e a mudança de versão da G3 para G4 possibilita a ampliação do disclosure pelos indicadores propostos.This study aims to examine, from the perspective of institutional and legitimacy theory, which companies belonging to the different level of the BM&F Bovespa adhered to the guidelines of the Global Reporting Initiative (GRI) and tries to identify which version of the guidelines was adopted. The study is of descriptive, qualitative and documentary nature. Data were analyzed using content analysis technique and refer to the period of 2011-2013. It is noticed that out of the133 companies included in the sample, 67 have no sustainability report or they were not found within the period analyzed. Of the 66 companies that published sustainability report for the period 2011 to 2013, only 17 companies did not disclose the environmental information in accordance with the GRI guidelines in the period of 2011-2013. The results reveal that companies disclose sustainability practices in the reports to reaffirm its legitimacy in society. Also, they use disclosure practices based on other companies’ models, such as adherence to the GRI guidelines, which could be related to the institutional theory based on the mimetic isomorphism. With regard to social and environmental practices, these are institutionalized in companies, and the version change from G3 to G4 enabled the expansion of the disclosure by the proposed indicators.EDGRAF2017-07-24T17:35:16Z2017-07-24T17:35:16Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Gabriela Dias da; GONÇALVES, Marguit Neumann; MORAES, Romildo de Oliveira. Global reporting initiative (GRI): uma análise da adesão as diretrizes pelas empresas listadas no novo mercado sob a perspectiva das teorias institucional e da legitimidade. Sinergia, Rio Grande, v. 19, n. 2, p. 91-103, 2015. Disponível em: <https://seer.furg.br/sinergia/article/view/4919>. Acesso em: 14 dez. 2016.2236-7608http://repositorio.furg.br/handle/1/7441porSilva, Gabriela Dias daGonçalves, Marguit NeumannMoraes, Romildo de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2017-07-24T17:35:16Zoai:repositorio.furg.br:1/7441Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2017-07-24T17:35:16Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
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