INADIMPLÊNCIA NO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA: UM ESTUDO SOBRE AS SUAS CAUSAS EM UMA EMPRESA DO SETOR DA CIDADE DE SANTA MARIA - RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sinergia (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/3671 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo identificar os fatores que influenciam na inadimplência dos clientes, de maio a julho de 2012, em uma empresa de TV por assinatura de Santa Maria - RS. A utilização do modelo adaptado de Sehn e Carlini Junior (2007) proporcionou a verificação das causas da inadimplência e a sua divisão em três grupos: sociopolíticas, pessoais e ligadas ao serviço. Os resultados indicaram que a questão de descontos nos preços e maiores benefícios para novos assinantes mostrou ser uma característica marcante dentre os pesquisados, pois, após o período de desconto ou fidelidade, muitos atrasaram seus pagamentos. O desemprego e a perda de renda, causas sociopolíticas, tiveram grande influência sobre a amostra pesquisada. As causas pessoais foi o grupo de maior impacto dentre os três pesquisados e uma das causas componentes desse grupo, o descontrole financeiro, foi a causa de inadimplência de maior influência entre a amostra e tem no processo de planejamento e educação financeira sua principal solução. Os aspectos ligados ao serviço tiveram bastante influência nas situações de inadimplência dentre os respondentes. Aspectos como interesse na concorrência, insatisfação com o suporte e não atendimento de expectativas são preocupantes para a empresa. |
id |
FURG-8_f95ef56a57ca7183dfbce7b7c18dc5f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3671 |
network_acronym_str |
FURG-8 |
network_name_str |
Sinergia (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
INADIMPLÊNCIA NO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA: UM ESTUDO SOBRE AS SUAS CAUSAS EM UMA EMPRESA DO SETOR DA CIDADE DE SANTA MARIA - RSCausas da InadimplênciaTV por AssinaturaEducação Financeira.Este trabalho tem como objetivo identificar os fatores que influenciam na inadimplência dos clientes, de maio a julho de 2012, em uma empresa de TV por assinatura de Santa Maria - RS. A utilização do modelo adaptado de Sehn e Carlini Junior (2007) proporcionou a verificação das causas da inadimplência e a sua divisão em três grupos: sociopolíticas, pessoais e ligadas ao serviço. Os resultados indicaram que a questão de descontos nos preços e maiores benefícios para novos assinantes mostrou ser uma característica marcante dentre os pesquisados, pois, após o período de desconto ou fidelidade, muitos atrasaram seus pagamentos. O desemprego e a perda de renda, causas sociopolíticas, tiveram grande influência sobre a amostra pesquisada. As causas pessoais foi o grupo de maior impacto dentre os três pesquisados e uma das causas componentes desse grupo, o descontrole financeiro, foi a causa de inadimplência de maior influência entre a amostra e tem no processo de planejamento e educação financeira sua principal solução. Os aspectos ligados ao serviço tiveram bastante influência nas situações de inadimplência dentre os respondentes. Aspectos como interesse na concorrência, insatisfação com o suporte e não atendimento de expectativas são preocupantes para a empresa.Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.2013-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/3671SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 16 n. 2 (2012); 41-512236-76080102-7360reponame:Sinergia (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/3671/2427Copyright (c) 2014 SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeisinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Nelson Guilherme MachadoCoronel, Daniel Arruda2014-05-22T15:24:35Zoai:periodicos.furg.br:article/3671Revistahttps://periodicos.furg.br/sinergiaPUBhttps://periodicos.furg.br/sinergia/oaisinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com2236-76080102-7360opendoar:2014-05-22T15:24:35Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INADIMPLÊNCIA NO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA: UM ESTUDO SOBRE AS SUAS CAUSAS EM UMA EMPRESA DO SETOR DA CIDADE DE SANTA MARIA - RS |
title |
INADIMPLÊNCIA NO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA: UM ESTUDO SOBRE AS SUAS CAUSAS EM UMA EMPRESA DO SETOR DA CIDADE DE SANTA MARIA - RS |
spellingShingle |
INADIMPLÊNCIA NO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA: UM ESTUDO SOBRE AS SUAS CAUSAS EM UMA EMPRESA DO SETOR DA CIDADE DE SANTA MARIA - RS Pinto, Nelson Guilherme Machado Causas da Inadimplência TV por Assinatura Educação Financeira. |
title_short |
INADIMPLÊNCIA NO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA: UM ESTUDO SOBRE AS SUAS CAUSAS EM UMA EMPRESA DO SETOR DA CIDADE DE SANTA MARIA - RS |
title_full |
INADIMPLÊNCIA NO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA: UM ESTUDO SOBRE AS SUAS CAUSAS EM UMA EMPRESA DO SETOR DA CIDADE DE SANTA MARIA - RS |
title_fullStr |
INADIMPLÊNCIA NO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA: UM ESTUDO SOBRE AS SUAS CAUSAS EM UMA EMPRESA DO SETOR DA CIDADE DE SANTA MARIA - RS |
title_full_unstemmed |
INADIMPLÊNCIA NO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA: UM ESTUDO SOBRE AS SUAS CAUSAS EM UMA EMPRESA DO SETOR DA CIDADE DE SANTA MARIA - RS |
title_sort |
INADIMPLÊNCIA NO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA: UM ESTUDO SOBRE AS SUAS CAUSAS EM UMA EMPRESA DO SETOR DA CIDADE DE SANTA MARIA - RS |
author |
Pinto, Nelson Guilherme Machado |
author_facet |
Pinto, Nelson Guilherme Machado Coronel, Daniel Arruda |
author_role |
author |
author2 |
Coronel, Daniel Arruda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Nelson Guilherme Machado Coronel, Daniel Arruda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Causas da Inadimplência TV por Assinatura Educação Financeira. |
topic |
Causas da Inadimplência TV por Assinatura Educação Financeira. |
description |
Este trabalho tem como objetivo identificar os fatores que influenciam na inadimplência dos clientes, de maio a julho de 2012, em uma empresa de TV por assinatura de Santa Maria - RS. A utilização do modelo adaptado de Sehn e Carlini Junior (2007) proporcionou a verificação das causas da inadimplência e a sua divisão em três grupos: sociopolíticas, pessoais e ligadas ao serviço. Os resultados indicaram que a questão de descontos nos preços e maiores benefícios para novos assinantes mostrou ser uma característica marcante dentre os pesquisados, pois, após o período de desconto ou fidelidade, muitos atrasaram seus pagamentos. O desemprego e a perda de renda, causas sociopolíticas, tiveram grande influência sobre a amostra pesquisada. As causas pessoais foi o grupo de maior impacto dentre os três pesquisados e uma das causas componentes desse grupo, o descontrole financeiro, foi a causa de inadimplência de maior influência entre a amostra e tem no processo de planejamento e educação financeira sua principal solução. Os aspectos ligados ao serviço tiveram bastante influência nas situações de inadimplência dentre os respondentes. Aspectos como interesse na concorrência, insatisfação com o suporte e não atendimento de expectativas são preocupantes para a empresa. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/3671 |
url |
https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/3671 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/3671/2427 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL. |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL. |
dc.source.none.fl_str_mv |
SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 16 n. 2 (2012); 41-51 2236-7608 0102-7360 reponame:Sinergia (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Sinergia (Rio Grande. Online) |
collection |
Sinergia (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
sinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com |
_version_ |
1797041740278923264 |