INADIMPLÊNCIA NO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA: UM ESTUDO SOBRE AS SUAS CAUSAS EM UMA EMPRESA DO SETOR DA CIDADE DE SANTA MARIA - RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Nelson Guilherme Machado
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Coronel, Daniel Arruda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sinergia (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/3671
Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar os fatores que influenciam na inadimplência dos clientes, de maio a julho de 2012, em uma empresa de TV por assinatura de Santa Maria - RS. A utilização do modelo adaptado de Sehn e Carlini Junior (2007) proporcionou a verificação das causas da inadimplência e a sua divisão em três grupos: sociopolíticas, pessoais e ligadas ao serviço. Os resultados indicaram que a questão de descontos nos preços e maiores benefícios para novos assinantes mostrou ser uma característica marcante dentre os pesquisados, pois, após o período de desconto ou fidelidade, muitos atrasaram seus pagamentos. O desemprego e a perda de renda, causas sociopolíticas, tiveram grande influência sobre a amostra pesquisada. As causas pessoais foi o grupo de maior impacto dentre os três pesquisados e uma das causas componentes desse grupo, o descontrole financeiro, foi a causa de inadimplência de maior influência entre a amostra e tem no processo de planejamento e educação financeira sua principal solução. Os aspectos ligados ao serviço tiveram bastante influência nas situações de inadimplência dentre os respondentes. Aspectos como interesse na concorrência, insatisfação com o suporte e não atendimento de expectativas são preocupantes para a empresa.
id FURG-8_f95ef56a57ca7183dfbce7b7c18dc5f2
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3671
network_acronym_str FURG-8
network_name_str Sinergia (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling INADIMPLÊNCIA NO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA: UM ESTUDO SOBRE AS SUAS CAUSAS EM UMA EMPRESA DO SETOR DA CIDADE DE SANTA MARIA - RSCausas da InadimplênciaTV por AssinaturaEducação Financeira.Este trabalho tem como objetivo identificar os fatores que influenciam na inadimplência dos clientes, de maio a julho de 2012, em uma empresa de TV por assinatura de Santa Maria - RS. A utilização do modelo adaptado de Sehn e Carlini Junior (2007) proporcionou a verificação das causas da inadimplência e a sua divisão em três grupos: sociopolíticas, pessoais e ligadas ao serviço. Os resultados indicaram que a questão de descontos nos preços e maiores benefícios para novos assinantes mostrou ser uma característica marcante dentre os pesquisados, pois, após o período de desconto ou fidelidade, muitos atrasaram seus pagamentos. O desemprego e a perda de renda, causas sociopolíticas, tiveram grande influência sobre a amostra pesquisada. As causas pessoais foi o grupo de maior impacto dentre os três pesquisados e uma das causas componentes desse grupo, o descontrole financeiro, foi a causa de inadimplência de maior influência entre a amostra e tem no processo de planejamento e educação financeira sua principal solução. Os aspectos ligados ao serviço tiveram bastante influência nas situações de inadimplência dentre os respondentes. Aspectos como interesse na concorrência, insatisfação com o suporte e não atendimento de expectativas são preocupantes para a empresa.Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.2013-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/3671SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 16 n. 2 (2012); 41-512236-76080102-7360reponame:Sinergia (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/3671/2427Copyright (c) 2014 SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeisinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Nelson Guilherme MachadoCoronel, Daniel Arruda2014-05-22T15:24:35Zoai:periodicos.furg.br:article/3671Revistahttps://periodicos.furg.br/sinergiaPUBhttps://periodicos.furg.br/sinergia/oaisinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com2236-76080102-7360opendoar:2014-05-22T15:24:35Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv INADIMPLÊNCIA NO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA: UM ESTUDO SOBRE AS SUAS CAUSAS EM UMA EMPRESA DO SETOR DA CIDADE DE SANTA MARIA - RS
title INADIMPLÊNCIA NO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA: UM ESTUDO SOBRE AS SUAS CAUSAS EM UMA EMPRESA DO SETOR DA CIDADE DE SANTA MARIA - RS
spellingShingle INADIMPLÊNCIA NO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA: UM ESTUDO SOBRE AS SUAS CAUSAS EM UMA EMPRESA DO SETOR DA CIDADE DE SANTA MARIA - RS
Pinto, Nelson Guilherme Machado
Causas da Inadimplência
TV por Assinatura
Educação Financeira.
title_short INADIMPLÊNCIA NO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA: UM ESTUDO SOBRE AS SUAS CAUSAS EM UMA EMPRESA DO SETOR DA CIDADE DE SANTA MARIA - RS
title_full INADIMPLÊNCIA NO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA: UM ESTUDO SOBRE AS SUAS CAUSAS EM UMA EMPRESA DO SETOR DA CIDADE DE SANTA MARIA - RS
title_fullStr INADIMPLÊNCIA NO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA: UM ESTUDO SOBRE AS SUAS CAUSAS EM UMA EMPRESA DO SETOR DA CIDADE DE SANTA MARIA - RS
title_full_unstemmed INADIMPLÊNCIA NO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA: UM ESTUDO SOBRE AS SUAS CAUSAS EM UMA EMPRESA DO SETOR DA CIDADE DE SANTA MARIA - RS
title_sort INADIMPLÊNCIA NO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA: UM ESTUDO SOBRE AS SUAS CAUSAS EM UMA EMPRESA DO SETOR DA CIDADE DE SANTA MARIA - RS
author Pinto, Nelson Guilherme Machado
author_facet Pinto, Nelson Guilherme Machado
Coronel, Daniel Arruda
author_role author
author2 Coronel, Daniel Arruda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Nelson Guilherme Machado
Coronel, Daniel Arruda
dc.subject.por.fl_str_mv Causas da Inadimplência
TV por Assinatura
Educação Financeira.
topic Causas da Inadimplência
TV por Assinatura
Educação Financeira.
description Este trabalho tem como objetivo identificar os fatores que influenciam na inadimplência dos clientes, de maio a julho de 2012, em uma empresa de TV por assinatura de Santa Maria - RS. A utilização do modelo adaptado de Sehn e Carlini Junior (2007) proporcionou a verificação das causas da inadimplência e a sua divisão em três grupos: sociopolíticas, pessoais e ligadas ao serviço. Os resultados indicaram que a questão de descontos nos preços e maiores benefícios para novos assinantes mostrou ser uma característica marcante dentre os pesquisados, pois, após o período de desconto ou fidelidade, muitos atrasaram seus pagamentos. O desemprego e a perda de renda, causas sociopolíticas, tiveram grande influência sobre a amostra pesquisada. As causas pessoais foi o grupo de maior impacto dentre os três pesquisados e uma das causas componentes desse grupo, o descontrole financeiro, foi a causa de inadimplência de maior influência entre a amostra e tem no processo de planejamento e educação financeira sua principal solução. Os aspectos ligados ao serviço tiveram bastante influência nas situações de inadimplência dentre os respondentes. Aspectos como interesse na concorrência, insatisfação com o suporte e não atendimento de expectativas são preocupantes para a empresa.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/3671
url https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/3671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/3671/2427
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.
dc.source.none.fl_str_mv SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 16 n. 2 (2012); 41-51
2236-7608
0102-7360
reponame:Sinergia (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Sinergia (Rio Grande. Online)
collection Sinergia (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv sinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com
_version_ 1797041740278923264