Educação ambiental e consciência planetária: uma necessidade formativaEducación ambiental y concienciaplanetaria: una necesidad formativaEnvironmental education and planetary consciousness: a formative need

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Thiago Henrique Barnabé
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Barbosa, Néstor Adolfo Pachón
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7692
Resumo: O presente artigo tem como objetivo suscitar algumas questões que buscam o entendimento da Educação Ambiental para além de uma política pública, sobretudo, como uma necessidade formativa que exige mais do que uma mudança atitudinal dos sujeitos, exige o desenvolvimento de uma consciência planetária e uma identidade: ser humano/ser-no-mundo. Frente ao exposto, visa-se discutir a importância da Educação Ambiental (EA) como elemento formativo e constitutivo do cidadão, e a necessidade de aquisição de um novo olhar para o meio compartilhado. Assim, para assumir uma visão de EA não cabe receitas ou atividades prescritivas, mas, planejamento e a execução de atividades reflexivas que tornem os sujeitos envolvidos parte ativa do processo educativo. Na realização deste trabalho, o qual é de caráter exploratório, buscou-se, à luz da literatura, promover o diálogo com autores e interlocutores de referência na discussão do tema. El presente artículo tiene como objetivo suscitar algunascuestiones que buscanelentendimiento de laEducación Ambiental (EA) más allá de una política pública, sino, como una necesidad formativa que exige más que un cambio de actitud de lossujetos, exige eldesarrollo de una concienciaplanetaria y una identidad: ser humano/ser-enel-mundo. Frente a lo expuesto, se pretende discutir la importancia de la Educación Ambiental (EA) como elemento formativo y constitutivo del ciudadano, y la necesidad de adquirir una nueva mirada hacia el medio compartido. Así, para asumir una visión de EA no cabe recetas o actividades prescriptivas, sino, planificación y la ejecución de actividades reflexivas que hagan a los sujetos involucrados parte activa del proceso educativo. En la realización de este trabajo, el cual es de carácter exploratorio, se buscó, a la luz de la literatura, promover el diálogo con autores e interlocutores de referencia en la discusión del tema. This article aims to raise some questions that seek to understand Environmental Education beyond a public policy, especially as a formative need that requires more than an attitude change, requires the development of a planetary consciousness and an identity: to be human/to be-in the-world. In view of the above, it is intended to discuss the importance of Environmental Education as a formative and constitutive element of the citizen, and the need to acquire a new look towards the shared environment. Thus, to assume a vision of environmental education, there is no prescriptive prescriptions or activities, but rather, planning and execution of reflexive activities that make the involved subjects an active part of the educational process. In the realization of this work, which is an exploratory one, it was sought, in the light of the literature, to promote the dialogue with authors and interlocutors of reference in the discussion of the subject.
id FURG-9_0578635e9b2b3588436a8fbc7db5d458
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7692
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Educação ambiental e consciência planetária: uma necessidade formativaEducación ambiental y concienciaplanetaria: una necesidad formativaEnvironmental education and planetary consciousness: a formative needEducação AmbientalConsciência ambiental ativaGeração sustentável.O presente artigo tem como objetivo suscitar algumas questões que buscam o entendimento da Educação Ambiental para além de uma política pública, sobretudo, como uma necessidade formativa que exige mais do que uma mudança atitudinal dos sujeitos, exige o desenvolvimento de uma consciência planetária e uma identidade: ser humano/ser-no-mundo. Frente ao exposto, visa-se discutir a importância da Educação Ambiental (EA) como elemento formativo e constitutivo do cidadão, e a necessidade de aquisição de um novo olhar para o meio compartilhado. Assim, para assumir uma visão de EA não cabe receitas ou atividades prescritivas, mas, planejamento e a execução de atividades reflexivas que tornem os sujeitos envolvidos parte ativa do processo educativo. Na realização deste trabalho, o qual é de caráter exploratório, buscou-se, à luz da literatura, promover o diálogo com autores e interlocutores de referência na discussão do tema. El presente artículo tiene como objetivo suscitar algunascuestiones que buscanelentendimiento de laEducación Ambiental (EA) más allá de una política pública, sino, como una necesidad formativa que exige más que un cambio de actitud de lossujetos, exige eldesarrollo de una concienciaplanetaria y una identidad: ser humano/ser-enel-mundo. Frente a lo expuesto, se pretende discutir la importancia de la Educación Ambiental (EA) como elemento formativo y constitutivo del ciudadano, y la necesidad de adquirir una nueva mirada hacia el medio compartido. Así, para asumir una visión de EA no cabe recetas o actividades prescriptivas, sino, planificación y la ejecución de actividades reflexivas que hagan a los sujetos involucrados parte activa del proceso educativo. En la realización de este trabajo, el cual es de carácter exploratorio, se buscó, a la luz de la literatura, promover el diálogo con autores e interlocutores de referencia en la discusión del tema. This article aims to raise some questions that seek to understand Environmental Education beyond a public policy, especially as a formative need that requires more than an attitude change, requires the development of a planetary consciousness and an identity: to be human/to be-in the-world. In view of the above, it is intended to discuss the importance of Environmental Education as a formative and constitutive element of the citizen, and the need to acquire a new look towards the shared environment. Thus, to assume a vision of environmental education, there is no prescriptive prescriptions or activities, but rather, planning and execution of reflexive activities that make the involved subjects an active part of the educational process. In the realization of this work, which is an exploratory one, it was sought, in the light of the literature, to promote the dialogue with authors and interlocutors of reference in the discussion of the subject.Lepidus2018-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/769210.14295/remea.v35i2.7692REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 2 (2018); 125-1361517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/7692/5378Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Thiago Henrique BarnabéBarbosa, Néstor Adolfo Pachón2018-08-31T17:53:15Zoai:periodicos.furg.br:article/7692Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-08-31T17:53:15Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental e consciência planetária: uma necessidade formativaEducación ambiental y concienciaplanetaria: una necesidad formativaEnvironmental education and planetary consciousness: a formative need
title Educação ambiental e consciência planetária: uma necessidade formativaEducación ambiental y concienciaplanetaria: una necesidad formativaEnvironmental education and planetary consciousness: a formative need
spellingShingle Educação ambiental e consciência planetária: uma necessidade formativaEducación ambiental y concienciaplanetaria: una necesidad formativaEnvironmental education and planetary consciousness: a formative need
Corrêa, Thiago Henrique Barnabé
Educação Ambiental
Consciência ambiental ativa
Geração sustentável.
title_short Educação ambiental e consciência planetária: uma necessidade formativaEducación ambiental y concienciaplanetaria: una necesidad formativaEnvironmental education and planetary consciousness: a formative need
title_full Educação ambiental e consciência planetária: uma necessidade formativaEducación ambiental y concienciaplanetaria: una necesidad formativaEnvironmental education and planetary consciousness: a formative need
title_fullStr Educação ambiental e consciência planetária: uma necessidade formativaEducación ambiental y concienciaplanetaria: una necesidad formativaEnvironmental education and planetary consciousness: a formative need
title_full_unstemmed Educação ambiental e consciência planetária: uma necessidade formativaEducación ambiental y concienciaplanetaria: una necesidad formativaEnvironmental education and planetary consciousness: a formative need
title_sort Educação ambiental e consciência planetária: uma necessidade formativaEducación ambiental y concienciaplanetaria: una necesidad formativaEnvironmental education and planetary consciousness: a formative need
author Corrêa, Thiago Henrique Barnabé
author_facet Corrêa, Thiago Henrique Barnabé
Barbosa, Néstor Adolfo Pachón
author_role author
author2 Barbosa, Néstor Adolfo Pachón
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Thiago Henrique Barnabé
Barbosa, Néstor Adolfo Pachón
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Consciência ambiental ativa
Geração sustentável.
topic Educação Ambiental
Consciência ambiental ativa
Geração sustentável.
description O presente artigo tem como objetivo suscitar algumas questões que buscam o entendimento da Educação Ambiental para além de uma política pública, sobretudo, como uma necessidade formativa que exige mais do que uma mudança atitudinal dos sujeitos, exige o desenvolvimento de uma consciência planetária e uma identidade: ser humano/ser-no-mundo. Frente ao exposto, visa-se discutir a importância da Educação Ambiental (EA) como elemento formativo e constitutivo do cidadão, e a necessidade de aquisição de um novo olhar para o meio compartilhado. Assim, para assumir uma visão de EA não cabe receitas ou atividades prescritivas, mas, planejamento e a execução de atividades reflexivas que tornem os sujeitos envolvidos parte ativa do processo educativo. Na realização deste trabalho, o qual é de caráter exploratório, buscou-se, à luz da literatura, promover o diálogo com autores e interlocutores de referência na discussão do tema. El presente artículo tiene como objetivo suscitar algunascuestiones que buscanelentendimiento de laEducación Ambiental (EA) más allá de una política pública, sino, como una necesidad formativa que exige más que un cambio de actitud de lossujetos, exige eldesarrollo de una concienciaplanetaria y una identidad: ser humano/ser-enel-mundo. Frente a lo expuesto, se pretende discutir la importancia de la Educación Ambiental (EA) como elemento formativo y constitutivo del ciudadano, y la necesidad de adquirir una nueva mirada hacia el medio compartido. Así, para asumir una visión de EA no cabe recetas o actividades prescriptivas, sino, planificación y la ejecución de actividades reflexivas que hagan a los sujetos involucrados parte activa del proceso educativo. En la realización de este trabajo, el cual es de carácter exploratorio, se buscó, a la luz de la literatura, promover el diálogo con autores e interlocutores de referencia en la discusión del tema. This article aims to raise some questions that seek to understand Environmental Education beyond a public policy, especially as a formative need that requires more than an attitude change, requires the development of a planetary consciousness and an identity: to be human/to be-in the-world. In view of the above, it is intended to discuss the importance of Environmental Education as a formative and constitutive element of the citizen, and the need to acquire a new look towards the shared environment. Thus, to assume a vision of environmental education, there is no prescriptive prescriptions or activities, but rather, planning and execution of reflexive activities that make the involved subjects an active part of the educational process. In the realization of this work, which is an exploratory one, it was sought, in the light of the literature, to promote the dialogue with authors and interlocutors of reference in the discussion of the subject.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7692
10.14295/remea.v35i2.7692
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7692
identifier_str_mv 10.14295/remea.v35i2.7692
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7692/5378
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 2 (2018); 125-136
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786155171840