JOGO ECOLÓGICO: INSTRUMENTAÇÃO DIDÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS SOCIOAMBIENTAIS PARA ALUNOS DO ENSINO BÁSICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Emerson Machado de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Chacur, Mônica Mungai
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
DOI: 10.14295/remea.v28i0.3130
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3130
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo desenvolver e avaliar um jogo de tabuleiro como instrumentação didática do ensino básico, na tentativa de tornar-se uma ferramenta de qualidade para ser utilizado em salas de aula e em eventos públicos. O conteúdo informativo do jogo foi cuidadosamente elaborado, tendo como base as premissas do tema transversal “Meio Ambiente” para terceiro e quarto ciclos conforme os PCNs. No entanto, a percepção dos alunos sobre questões do meio ambiente esteve ancorada em conceitos sustentados por idéias antropocêntricas e ecológicas. Após a aplicação do jogo os alunos apresentaram um repertório de novos conceitos sobre meio ambiente, principalmente relacionados ao conteúdo explorado no jogo. Também foi observada a necessidade de adequações do jogo em relação às questões culturais e regionais, bem como trabalhar na equidade participativa e interativa dos jogadores. Assim, ao trabalhar com a percepção dos alunos, visando sua inserção crítica das transformações antrópicas ao ambiente, buscando o despertar da consciência por meio da problematização dos temas pertencentes ao cotidiano, o jogo propõe uma significativa contribuição teórica e metodológica para a prática da Educação Ambiental Crítica.
id FURG-9_0698fa421391a2f4ebaee905f9744df4
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3130
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
spelling JOGO ECOLÓGICO: INSTRUMENTAÇÃO DIDÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS SOCIOAMBIENTAIS PARA ALUNOS DO ENSINO BÁSICOEducação ambientalEnsino de ciênciasJogo educativoPercepção AmbientalTemas Transversais.O presente trabalho teve como objetivo desenvolver e avaliar um jogo de tabuleiro como instrumentação didática do ensino básico, na tentativa de tornar-se uma ferramenta de qualidade para ser utilizado em salas de aula e em eventos públicos. O conteúdo informativo do jogo foi cuidadosamente elaborado, tendo como base as premissas do tema transversal “Meio Ambiente” para terceiro e quarto ciclos conforme os PCNs. No entanto, a percepção dos alunos sobre questões do meio ambiente esteve ancorada em conceitos sustentados por idéias antropocêntricas e ecológicas. Após a aplicação do jogo os alunos apresentaram um repertório de novos conceitos sobre meio ambiente, principalmente relacionados ao conteúdo explorado no jogo. Também foi observada a necessidade de adequações do jogo em relação às questões culturais e regionais, bem como trabalhar na equidade participativa e interativa dos jogadores. Assim, ao trabalhar com a percepção dos alunos, visando sua inserção crítica das transformações antrópicas ao ambiente, buscando o despertar da consciência por meio da problematização dos temas pertencentes ao cotidiano, o jogo propõe uma significativa contribuição teórica e metodológica para a prática da Educação Ambiental Crítica.Lepidus2012-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/313010.14295/remea.v28i0.3130REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 28 (2012): Volume 28 : janeiro a junho de 20121517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3130/1792Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Emerson Machado deChacur, Mônica Mungai2020-08-14T19:58:17Zoai:periodicos.furg.br:article/3130Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:17Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv JOGO ECOLÓGICO: INSTRUMENTAÇÃO DIDÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS SOCIOAMBIENTAIS PARA ALUNOS DO ENSINO BÁSICO
title JOGO ECOLÓGICO: INSTRUMENTAÇÃO DIDÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS SOCIOAMBIENTAIS PARA ALUNOS DO ENSINO BÁSICO
spellingShingle JOGO ECOLÓGICO: INSTRUMENTAÇÃO DIDÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS SOCIOAMBIENTAIS PARA ALUNOS DO ENSINO BÁSICO
JOGO ECOLÓGICO: INSTRUMENTAÇÃO DIDÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS SOCIOAMBIENTAIS PARA ALUNOS DO ENSINO BÁSICO
Carvalho, Emerson Machado de
Educação ambiental
Ensino de ciências
Jogo educativo
Percepção Ambiental
Temas Transversais.
Carvalho, Emerson Machado de
Educação ambiental
Ensino de ciências
Jogo educativo
Percepção Ambiental
Temas Transversais.
title_short JOGO ECOLÓGICO: INSTRUMENTAÇÃO DIDÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS SOCIOAMBIENTAIS PARA ALUNOS DO ENSINO BÁSICO
title_full JOGO ECOLÓGICO: INSTRUMENTAÇÃO DIDÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS SOCIOAMBIENTAIS PARA ALUNOS DO ENSINO BÁSICO
title_fullStr JOGO ECOLÓGICO: INSTRUMENTAÇÃO DIDÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS SOCIOAMBIENTAIS PARA ALUNOS DO ENSINO BÁSICO
JOGO ECOLÓGICO: INSTRUMENTAÇÃO DIDÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS SOCIOAMBIENTAIS PARA ALUNOS DO ENSINO BÁSICO
title_full_unstemmed JOGO ECOLÓGICO: INSTRUMENTAÇÃO DIDÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS SOCIOAMBIENTAIS PARA ALUNOS DO ENSINO BÁSICO
JOGO ECOLÓGICO: INSTRUMENTAÇÃO DIDÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS SOCIOAMBIENTAIS PARA ALUNOS DO ENSINO BÁSICO
title_sort JOGO ECOLÓGICO: INSTRUMENTAÇÃO DIDÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS SOCIOAMBIENTAIS PARA ALUNOS DO ENSINO BÁSICO
author Carvalho, Emerson Machado de
author_facet Carvalho, Emerson Machado de
Carvalho, Emerson Machado de
Chacur, Mônica Mungai
Chacur, Mônica Mungai
author_role author
author2 Chacur, Mônica Mungai
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Emerson Machado de
Chacur, Mônica Mungai
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Ensino de ciências
Jogo educativo
Percepção Ambiental
Temas Transversais.
topic Educação ambiental
Ensino de ciências
Jogo educativo
Percepção Ambiental
Temas Transversais.
description O presente trabalho teve como objetivo desenvolver e avaliar um jogo de tabuleiro como instrumentação didática do ensino básico, na tentativa de tornar-se uma ferramenta de qualidade para ser utilizado em salas de aula e em eventos públicos. O conteúdo informativo do jogo foi cuidadosamente elaborado, tendo como base as premissas do tema transversal “Meio Ambiente” para terceiro e quarto ciclos conforme os PCNs. No entanto, a percepção dos alunos sobre questões do meio ambiente esteve ancorada em conceitos sustentados por idéias antropocêntricas e ecológicas. Após a aplicação do jogo os alunos apresentaram um repertório de novos conceitos sobre meio ambiente, principalmente relacionados ao conteúdo explorado no jogo. Também foi observada a necessidade de adequações do jogo em relação às questões culturais e regionais, bem como trabalhar na equidade participativa e interativa dos jogadores. Assim, ao trabalhar com a percepção dos alunos, visando sua inserção crítica das transformações antrópicas ao ambiente, buscando o despertar da consciência por meio da problematização dos temas pertencentes ao cotidiano, o jogo propõe uma significativa contribuição teórica e metodológica para a prática da Educação Ambiental Crítica.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3130
10.14295/remea.v28i0.3130
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3130
identifier_str_mv 10.14295/remea.v28i0.3130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3130/1792
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 28 (2012): Volume 28 : janeiro a junho de 2012
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1822182026528161792
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.14295/remea.v28i0.3130