JOGO ECOLÓGICO: INSTRUMENTAÇÃO DIDÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS SOCIOAMBIENTAIS PARA ALUNOS DO ENSINO BÁSICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
DOI: | 10.14295/remea.v28i0.3130 |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3130 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo desenvolver e avaliar um jogo de tabuleiro como instrumentação didática do ensino básico, na tentativa de tornar-se uma ferramenta de qualidade para ser utilizado em salas de aula e em eventos públicos. O conteúdo informativo do jogo foi cuidadosamente elaborado, tendo como base as premissas do tema transversal “Meio Ambiente” para terceiro e quarto ciclos conforme os PCNs. No entanto, a percepção dos alunos sobre questões do meio ambiente esteve ancorada em conceitos sustentados por idéias antropocêntricas e ecológicas. Após a aplicação do jogo os alunos apresentaram um repertório de novos conceitos sobre meio ambiente, principalmente relacionados ao conteúdo explorado no jogo. Também foi observada a necessidade de adequações do jogo em relação às questões culturais e regionais, bem como trabalhar na equidade participativa e interativa dos jogadores. Assim, ao trabalhar com a percepção dos alunos, visando sua inserção crítica das transformações antrópicas ao ambiente, buscando o despertar da consciência por meio da problematização dos temas pertencentes ao cotidiano, o jogo propõe uma significativa contribuição teórica e metodológica para a prática da Educação Ambiental Crítica. |
id |
FURG-9_0698fa421391a2f4ebaee905f9744df4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3130 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
spelling |
JOGO ECOLÓGICO: INSTRUMENTAÇÃO DIDÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS SOCIOAMBIENTAIS PARA ALUNOS DO ENSINO BÁSICOEducação ambientalEnsino de ciênciasJogo educativoPercepção AmbientalTemas Transversais.O presente trabalho teve como objetivo desenvolver e avaliar um jogo de tabuleiro como instrumentação didática do ensino básico, na tentativa de tornar-se uma ferramenta de qualidade para ser utilizado em salas de aula e em eventos públicos. O conteúdo informativo do jogo foi cuidadosamente elaborado, tendo como base as premissas do tema transversal “Meio Ambiente” para terceiro e quarto ciclos conforme os PCNs. No entanto, a percepção dos alunos sobre questões do meio ambiente esteve ancorada em conceitos sustentados por idéias antropocêntricas e ecológicas. Após a aplicação do jogo os alunos apresentaram um repertório de novos conceitos sobre meio ambiente, principalmente relacionados ao conteúdo explorado no jogo. Também foi observada a necessidade de adequações do jogo em relação às questões culturais e regionais, bem como trabalhar na equidade participativa e interativa dos jogadores. Assim, ao trabalhar com a percepção dos alunos, visando sua inserção crítica das transformações antrópicas ao ambiente, buscando o despertar da consciência por meio da problematização dos temas pertencentes ao cotidiano, o jogo propõe uma significativa contribuição teórica e metodológica para a prática da Educação Ambiental Crítica.Lepidus2012-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/313010.14295/remea.v28i0.3130REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 28 (2012): Volume 28 : janeiro a junho de 20121517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3130/1792Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Emerson Machado deChacur, Mônica Mungai2020-08-14T19:58:17Zoai:periodicos.furg.br:article/3130Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:17Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
JOGO ECOLÓGICO: INSTRUMENTAÇÃO DIDÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS SOCIOAMBIENTAIS PARA ALUNOS DO ENSINO BÁSICO |
title |
JOGO ECOLÓGICO: INSTRUMENTAÇÃO DIDÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS SOCIOAMBIENTAIS PARA ALUNOS DO ENSINO BÁSICO |
spellingShingle |
JOGO ECOLÓGICO: INSTRUMENTAÇÃO DIDÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS SOCIOAMBIENTAIS PARA ALUNOS DO ENSINO BÁSICO JOGO ECOLÓGICO: INSTRUMENTAÇÃO DIDÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS SOCIOAMBIENTAIS PARA ALUNOS DO ENSINO BÁSICO Carvalho, Emerson Machado de Educação ambiental Ensino de ciências Jogo educativo Percepção Ambiental Temas Transversais. Carvalho, Emerson Machado de Educação ambiental Ensino de ciências Jogo educativo Percepção Ambiental Temas Transversais. |
title_short |
JOGO ECOLÓGICO: INSTRUMENTAÇÃO DIDÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS SOCIOAMBIENTAIS PARA ALUNOS DO ENSINO BÁSICO |
title_full |
JOGO ECOLÓGICO: INSTRUMENTAÇÃO DIDÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS SOCIOAMBIENTAIS PARA ALUNOS DO ENSINO BÁSICO |
title_fullStr |
JOGO ECOLÓGICO: INSTRUMENTAÇÃO DIDÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS SOCIOAMBIENTAIS PARA ALUNOS DO ENSINO BÁSICO JOGO ECOLÓGICO: INSTRUMENTAÇÃO DIDÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS SOCIOAMBIENTAIS PARA ALUNOS DO ENSINO BÁSICO |
title_full_unstemmed |
JOGO ECOLÓGICO: INSTRUMENTAÇÃO DIDÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS SOCIOAMBIENTAIS PARA ALUNOS DO ENSINO BÁSICO JOGO ECOLÓGICO: INSTRUMENTAÇÃO DIDÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS SOCIOAMBIENTAIS PARA ALUNOS DO ENSINO BÁSICO |
title_sort |
JOGO ECOLÓGICO: INSTRUMENTAÇÃO DIDÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS SOCIOAMBIENTAIS PARA ALUNOS DO ENSINO BÁSICO |
author |
Carvalho, Emerson Machado de |
author_facet |
Carvalho, Emerson Machado de Carvalho, Emerson Machado de Chacur, Mônica Mungai Chacur, Mônica Mungai |
author_role |
author |
author2 |
Chacur, Mônica Mungai |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Emerson Machado de Chacur, Mônica Mungai |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Ensino de ciências Jogo educativo Percepção Ambiental Temas Transversais. |
topic |
Educação ambiental Ensino de ciências Jogo educativo Percepção Ambiental Temas Transversais. |
description |
O presente trabalho teve como objetivo desenvolver e avaliar um jogo de tabuleiro como instrumentação didática do ensino básico, na tentativa de tornar-se uma ferramenta de qualidade para ser utilizado em salas de aula e em eventos públicos. O conteúdo informativo do jogo foi cuidadosamente elaborado, tendo como base as premissas do tema transversal “Meio Ambiente” para terceiro e quarto ciclos conforme os PCNs. No entanto, a percepção dos alunos sobre questões do meio ambiente esteve ancorada em conceitos sustentados por idéias antropocêntricas e ecológicas. Após a aplicação do jogo os alunos apresentaram um repertório de novos conceitos sobre meio ambiente, principalmente relacionados ao conteúdo explorado no jogo. Também foi observada a necessidade de adequações do jogo em relação às questões culturais e regionais, bem como trabalhar na equidade participativa e interativa dos jogadores. Assim, ao trabalhar com a percepção dos alunos, visando sua inserção crítica das transformações antrópicas ao ambiente, buscando o despertar da consciência por meio da problematização dos temas pertencentes ao cotidiano, o jogo propõe uma significativa contribuição teórica e metodológica para a prática da Educação Ambiental Crítica. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3130 10.14295/remea.v28i0.3130 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3130 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v28i0.3130 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3130/1792 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 28 (2012): Volume 28 : janeiro a junho de 2012 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1822182026528161792 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14295/remea.v28i0.3130 |