Jogo ecológico: instrumentação didática na construção de conceitos socioambientais para alunos do ensino básico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Emerson Machado de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Chacur, Mônica Mungai
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/3841
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo desenvolver e avaliar um jogo de tabuleiro como instrumentação didática do ensino básico, na tentativa de tornar-se uma ferramenta de qualidade para ser utilizado em salas de aula e em eventos públicos. O conteúdo informativo do jogo foi cuidadosamente elaborado, tendo como base as premissas do tema transversal “Meio Ambiente” para terceiro e quarto ciclos conforme os PCNs. No entanto, a percepção dos alunos sobre questões do meio ambiente esteve ancorada em conceitos sustentados por idéias antropocêntricas e ecológicas. Após a aplicação do jogo os alunos apresentaram um repertório de novos conceitos sobre meio ambiente, principalmente relacionados ao conteúdo explorado no jogo. Também foi observada a necessidade de adequações do jogo em relação às questões culturais e regionais, bem como trabalhar na equidade participativa e interativa dos jogadores. Assim, ao trabalhar com a percepção dos alunos, visando sua inserção crítica das transformações antrópicas ao ambiente, buscando o despertar da consciência por meio da problematização dos temas pertencentes ao cotidiano, o jogo propõe uma significativa contribuição teórica e metodológica para a prática da Educação Ambiental Crítica.
id FURG_21f074ffc12be28833dff5e449277f9a
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/3841
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Jogo ecológico: instrumentação didática na construção de conceitos socioambientais para alunos do ensino básico.Educação ambientalEnsino de ciênciasJogo educativoPercepção AmbientalTemas TransversaisEducational gamesEnvironmental PerceptionScience TeachingTraverse ThemesO presente trabalho teve como objetivo desenvolver e avaliar um jogo de tabuleiro como instrumentação didática do ensino básico, na tentativa de tornar-se uma ferramenta de qualidade para ser utilizado em salas de aula e em eventos públicos. O conteúdo informativo do jogo foi cuidadosamente elaborado, tendo como base as premissas do tema transversal “Meio Ambiente” para terceiro e quarto ciclos conforme os PCNs. No entanto, a percepção dos alunos sobre questões do meio ambiente esteve ancorada em conceitos sustentados por idéias antropocêntricas e ecológicas. Após a aplicação do jogo os alunos apresentaram um repertório de novos conceitos sobre meio ambiente, principalmente relacionados ao conteúdo explorado no jogo. Também foi observada a necessidade de adequações do jogo em relação às questões culturais e regionais, bem como trabalhar na equidade participativa e interativa dos jogadores. Assim, ao trabalhar com a percepção dos alunos, visando sua inserção crítica das transformações antrópicas ao ambiente, buscando o despertar da consciência por meio da problematização dos temas pertencentes ao cotidiano, o jogo propõe uma significativa contribuição teórica e metodológica para a prática da Educação Ambiental Crítica.This study aimed to develop and evaluate a board game as instrumentation for teaching primary school in an attempt to become a quality material to use in classrooms and in public events. The information content of the game was carefully designed, based on the assumptions of transverse theme "Environment" for the third and fourth cycles of the PCNs. However, the perception of students about problems of the environment was supported in concepts that diverged in ecological and anthropocentric ideas. After application of the game the students presented a repertoire of new concepts about the environment, mainly related to the content explored in the game. We observed the need of adaptations of the game regarding cultural and regional subjects, as well as the need to improve the justness of the participation and interaction of the students. Thus, when working with the students' perception, aimed at inserting critical of anthropogenic changes to the environment, seeking the awakening of consciousness through the problem of daily themes, the game offers a significant theoretical and methodological contribution to the practice of Critical Environmental Education.2013-09-23T19:38:50Z2013-09-23T19:38:50Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCARVALHO, Emerson Machado de;CHACUR, Mônica Mungai. Jogo ecológico: instrumentação didática na construção de conceitos socioambientais para alunos do ensino básico. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 28, janeiro a junho de 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3130/1792>. Acesso em: 22 Set 2013.15171256http://repositorio.furg.br/handle/1/3841porCarvalho, Emerson Machado deChacur, Mônica Mungaiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2013-09-23T19:38:51Zoai:repositorio.furg.br:1/3841Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2013-09-23T19:38:51Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogo ecológico: instrumentação didática na construção de conceitos socioambientais para alunos do ensino básico.
title Jogo ecológico: instrumentação didática na construção de conceitos socioambientais para alunos do ensino básico.
spellingShingle Jogo ecológico: instrumentação didática na construção de conceitos socioambientais para alunos do ensino básico.
Carvalho, Emerson Machado de
Educação ambiental
Ensino de ciências
Jogo educativo
Percepção Ambiental
Temas Transversais
Educational games
Environmental Perception
Science Teaching
Traverse Themes
title_short Jogo ecológico: instrumentação didática na construção de conceitos socioambientais para alunos do ensino básico.
title_full Jogo ecológico: instrumentação didática na construção de conceitos socioambientais para alunos do ensino básico.
title_fullStr Jogo ecológico: instrumentação didática na construção de conceitos socioambientais para alunos do ensino básico.
title_full_unstemmed Jogo ecológico: instrumentação didática na construção de conceitos socioambientais para alunos do ensino básico.
title_sort Jogo ecológico: instrumentação didática na construção de conceitos socioambientais para alunos do ensino básico.
author Carvalho, Emerson Machado de
author_facet Carvalho, Emerson Machado de
Chacur, Mônica Mungai
author_role author
author2 Chacur, Mônica Mungai
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Emerson Machado de
Chacur, Mônica Mungai
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Ensino de ciências
Jogo educativo
Percepção Ambiental
Temas Transversais
Educational games
Environmental Perception
Science Teaching
Traverse Themes
topic Educação ambiental
Ensino de ciências
Jogo educativo
Percepção Ambiental
Temas Transversais
Educational games
Environmental Perception
Science Teaching
Traverse Themes
description O presente trabalho teve como objetivo desenvolver e avaliar um jogo de tabuleiro como instrumentação didática do ensino básico, na tentativa de tornar-se uma ferramenta de qualidade para ser utilizado em salas de aula e em eventos públicos. O conteúdo informativo do jogo foi cuidadosamente elaborado, tendo como base as premissas do tema transversal “Meio Ambiente” para terceiro e quarto ciclos conforme os PCNs. No entanto, a percepção dos alunos sobre questões do meio ambiente esteve ancorada em conceitos sustentados por idéias antropocêntricas e ecológicas. Após a aplicação do jogo os alunos apresentaram um repertório de novos conceitos sobre meio ambiente, principalmente relacionados ao conteúdo explorado no jogo. Também foi observada a necessidade de adequações do jogo em relação às questões culturais e regionais, bem como trabalhar na equidade participativa e interativa dos jogadores. Assim, ao trabalhar com a percepção dos alunos, visando sua inserção crítica das transformações antrópicas ao ambiente, buscando o despertar da consciência por meio da problematização dos temas pertencentes ao cotidiano, o jogo propõe uma significativa contribuição teórica e metodológica para a prática da Educação Ambiental Crítica.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2013-09-23T19:38:50Z
2013-09-23T19:38:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, Emerson Machado de;CHACUR, Mônica Mungai. Jogo ecológico: instrumentação didática na construção de conceitos socioambientais para alunos do ensino básico. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 28, janeiro a junho de 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3130/1792>. Acesso em: 22 Set 2013.
15171256
http://repositorio.furg.br/handle/1/3841
identifier_str_mv CARVALHO, Emerson Machado de;CHACUR, Mônica Mungai. Jogo ecológico: instrumentação didática na construção de conceitos socioambientais para alunos do ensino básico. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 28, janeiro a junho de 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3130/1792>. Acesso em: 22 Set 2013.
15171256
url http://repositorio.furg.br/handle/1/3841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187239782383616