Concepções e atividades docentes de Educação Ambiental e seus desdobramentos na formação de alunos da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Adelmo Fernandes de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: de Oliveira, Maria Marly
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6675
Resumo: Os paradigmas regem nosso modo de pensar e determinam o modo de agir; assim, as concepções e ações docentes estão pautadas no cartesianismo. Reconhecer a complexidade é condição para se trabalhar as questões do meio ambiente na escola. Nesta pesquisa, os dados foram construídos através CHD (entrevistas), categorizados e analisados através da Análise Hermenêutico-Dialética. As concepções identificadas apresentam uma visão intervencionista, naturalista, individual, disciplinar e comportamental da educação ambiental. Existem professores que não realizam atividades, outros as desenvolvem de maneira descontextualizada, não transversal e disciplinar. Os resultados apontam que as concepções e as atividades docentes constituem um obstáculo para a formação de indivíduos críticos e transformadores. Investir na formação docente para se trabalhar a educação ambiental é uma saída, sobretudo se enfatizada na construção de conceitos específicos e na complexidade.
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