Concepções e atividades docentes de Educação Ambiental e seus desdobramentos na formação de alunos da educação básica
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6675 |
Resumo: | Os paradigmas regem nosso modo de pensar e determinam o modo de agir; assim, as concepções e ações docentes estão pautadas no cartesianismo. Reconhecer a complexidade é condição para se trabalhar as questões do meio ambiente na escola. Nesta pesquisa, os dados foram construídos através CHD (entrevistas), categorizados e analisados através da Análise Hermenêutico-Dialética. As concepções identificadas apresentam uma visão intervencionista, naturalista, individual, disciplinar e comportamental da educação ambiental. Existem professores que não realizam atividades, outros as desenvolvem de maneira descontextualizada, não transversal e disciplinar. Os resultados apontam que as concepções e as atividades docentes constituem um obstáculo para a formação de indivíduos críticos e transformadores. Investir na formação docente para se trabalhar a educação ambiental é uma saída, sobretudo se enfatizada na construção de conceitos específicos e na complexidade. |
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