Educação Ambiental na Perspectiva das Políticas PúblicasEnvironmental Education Research in the Public Policy PerspectiveEducación Ambiental enla Perspectiva de las Políticas Públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Roseli Ramos de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos, Maria Herbênia Lima Cruz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8703
Resumo: A escola precisa firmar ações e compromissos efetivos de Educação Ambiental (EA) na sua proposta de ensino para fortalecer ações de maneira coletiva e organizada, envolvendo: alunos, professores, pais e comunidade. Para tanto, esse estudo está voltado para analisar documentos oficiais como: Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS) e as Diretrizes curriculares Nacionais (DCNS) e a aplicação dessas orientações no ensino de Educação Ambiental (EA) nas séries finais do Fundamental II em Paramirim- BA. Este artigo relata a síntese de uma pesquisa qualitativa, baseada na revisão bibliográfica e na investigação de leis, portarias e da literatura científica. A partir do estudo, apontamos desafios que se configuram pela falta de aplicabilidade, envolvimento e correlação com PCNs, PNEA, DCNs no ensino de EA. The school must sign effective actions and commitments of Environmental Education (EE) in its teaching proposal to strengthen actions in a collective and organized way, involving: students, teachers, parents and community. In order to do so, this study is aimed at analyzing official documents such as: National Environmental Education Policy (PNEA), National Curricular Parameters (CPNS) and National Curricular Guidelines (DCNS) and the application of these guidelines in Environmental Education (EE) in the final series of Fundamental II in Paramirim-BA. This article reports the synthesis of a qualitative research, based on bibliographical review and investigation of laws, ordinances and scientific literature. From the study, we point out challenges that are shaped by the lack of applicability, involvement and correlation with PCNs, PNEA, DCNs in the teaching of EE. La escuela necesita firmar acciones y compromisos efectivos de Educación Ambiental (EA) en su propuesta de enseñanza para fortalecer acciones de manera colectiva y organizada, involucrando: alumnos, profesores, padres y comunidad. Para ello, este estudio está orientado a analizar documentos oficiales como: Política Nacional de Educación Ambiental (PNEA), los Parámetros Curriculares Nacionales (PCNS) y las Directrices curriculares Nacionales (DCNS) y la aplicación de esas orientaciones en la enseñanza de Educación Ambiental (EA) en las series finales del Fundamental II en Paramirim-BA. Este artículo relata la síntesis de una investigación cualitativa, basada en la revisión bibliográfica y en la investigación de leyes, decretos y literatura científica. A partir del estudio, apuntamos desafíos que se configuran por la falta de aplicabilidad, implicación y correlación con PCNs, PNEA, DCNs en la enseñanza de EA.
id FURG-9_07d6ed2bed4aeb9dcb98ea7561bec7a0
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8703
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Educação Ambiental na Perspectiva das Políticas PúblicasEnvironmental Education Research in the Public Policy PerspectiveEducación Ambiental enla Perspectiva de las Políticas PúblicasEducaçãoPolítica ambientalPrática educativa.A escola precisa firmar ações e compromissos efetivos de Educação Ambiental (EA) na sua proposta de ensino para fortalecer ações de maneira coletiva e organizada, envolvendo: alunos, professores, pais e comunidade. Para tanto, esse estudo está voltado para analisar documentos oficiais como: Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS) e as Diretrizes curriculares Nacionais (DCNS) e a aplicação dessas orientações no ensino de Educação Ambiental (EA) nas séries finais do Fundamental II em Paramirim- BA. Este artigo relata a síntese de uma pesquisa qualitativa, baseada na revisão bibliográfica e na investigação de leis, portarias e da literatura científica. A partir do estudo, apontamos desafios que se configuram pela falta de aplicabilidade, envolvimento e correlação com PCNs, PNEA, DCNs no ensino de EA. The school must sign effective actions and commitments of Environmental Education (EE) in its teaching proposal to strengthen actions in a collective and organized way, involving: students, teachers, parents and community. In order to do so, this study is aimed at analyzing official documents such as: National Environmental Education Policy (PNEA), National Curricular Parameters (CPNS) and National Curricular Guidelines (DCNS) and the application of these guidelines in Environmental Education (EE) in the final series of Fundamental II in Paramirim-BA. This article reports the synthesis of a qualitative research, based on bibliographical review and investigation of laws, ordinances and scientific literature. From the study, we point out challenges that are shaped by the lack of applicability, involvement and correlation with PCNs, PNEA, DCNs in the teaching of EE. La escuela necesita firmar acciones y compromisos efectivos de Educación Ambiental (EA) en su propuesta de enseñanza para fortalecer acciones de manera colectiva y organizada, involucrando: alumnos, profesores, padres y comunidad. Para ello, este estudio está orientado a analizar documentos oficiales como: Política Nacional de Educación Ambiental (PNEA), los Parámetros Curriculares Nacionales (PCNS) y las Directrices curriculares Nacionales (DCNS) y la aplicación de esas orientaciones en la enseñanza de Educación Ambiental (EA) en las series finales del Fundamental II en Paramirim-BA. Este artículo relata la síntesis de una investigación cualitativa, basada en la revisión bibliográfica y en la investigación de leyes, decretos y literatura científica. A partir del estudio, apuntamos desafíos que se configuran por la falta de aplicabilidad, implicación y correlación con PCNs, PNEA, DCNs en la enseñanza de EA.Lepidus2019-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/870310.14295/remea.v36i1.8703REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 1 (2019); 109-1281517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/8703/5813Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Roseli Ramos deSantos, Maria Herbênia Lima Cruz2019-05-01T22:39:37Zoai:periodicos.furg.br:article/8703Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2019-05-01T22:39:37Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Ambiental na Perspectiva das Políticas PúblicasEnvironmental Education Research in the Public Policy PerspectiveEducación Ambiental enla Perspectiva de las Políticas Públicas
title Educação Ambiental na Perspectiva das Políticas PúblicasEnvironmental Education Research in the Public Policy PerspectiveEducación Ambiental enla Perspectiva de las Políticas Públicas
spellingShingle Educação Ambiental na Perspectiva das Políticas PúblicasEnvironmental Education Research in the Public Policy PerspectiveEducación Ambiental enla Perspectiva de las Políticas Públicas
Oliveira, Roseli Ramos de
Educação
Política ambiental
Prática educativa.
title_short Educação Ambiental na Perspectiva das Políticas PúblicasEnvironmental Education Research in the Public Policy PerspectiveEducación Ambiental enla Perspectiva de las Políticas Públicas
title_full Educação Ambiental na Perspectiva das Políticas PúblicasEnvironmental Education Research in the Public Policy PerspectiveEducación Ambiental enla Perspectiva de las Políticas Públicas
title_fullStr Educação Ambiental na Perspectiva das Políticas PúblicasEnvironmental Education Research in the Public Policy PerspectiveEducación Ambiental enla Perspectiva de las Políticas Públicas
title_full_unstemmed Educação Ambiental na Perspectiva das Políticas PúblicasEnvironmental Education Research in the Public Policy PerspectiveEducación Ambiental enla Perspectiva de las Políticas Públicas
title_sort Educação Ambiental na Perspectiva das Políticas PúblicasEnvironmental Education Research in the Public Policy PerspectiveEducación Ambiental enla Perspectiva de las Políticas Públicas
author Oliveira, Roseli Ramos de
author_facet Oliveira, Roseli Ramos de
Santos, Maria Herbênia Lima Cruz
author_role author
author2 Santos, Maria Herbênia Lima Cruz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Roseli Ramos de
Santos, Maria Herbênia Lima Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Política ambiental
Prática educativa.
topic Educação
Política ambiental
Prática educativa.
description A escola precisa firmar ações e compromissos efetivos de Educação Ambiental (EA) na sua proposta de ensino para fortalecer ações de maneira coletiva e organizada, envolvendo: alunos, professores, pais e comunidade. Para tanto, esse estudo está voltado para analisar documentos oficiais como: Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS) e as Diretrizes curriculares Nacionais (DCNS) e a aplicação dessas orientações no ensino de Educação Ambiental (EA) nas séries finais do Fundamental II em Paramirim- BA. Este artigo relata a síntese de uma pesquisa qualitativa, baseada na revisão bibliográfica e na investigação de leis, portarias e da literatura científica. A partir do estudo, apontamos desafios que se configuram pela falta de aplicabilidade, envolvimento e correlação com PCNs, PNEA, DCNs no ensino de EA. The school must sign effective actions and commitments of Environmental Education (EE) in its teaching proposal to strengthen actions in a collective and organized way, involving: students, teachers, parents and community. In order to do so, this study is aimed at analyzing official documents such as: National Environmental Education Policy (PNEA), National Curricular Parameters (CPNS) and National Curricular Guidelines (DCNS) and the application of these guidelines in Environmental Education (EE) in the final series of Fundamental II in Paramirim-BA. This article reports the synthesis of a qualitative research, based on bibliographical review and investigation of laws, ordinances and scientific literature. From the study, we point out challenges that are shaped by the lack of applicability, involvement and correlation with PCNs, PNEA, DCNs in the teaching of EE. La escuela necesita firmar acciones y compromisos efectivos de Educación Ambiental (EA) en su propuesta de enseñanza para fortalecer acciones de manera colectiva y organizada, involucrando: alumnos, profesores, padres y comunidad. Para ello, este estudio está orientado a analizar documentos oficiales como: Política Nacional de Educación Ambiental (PNEA), los Parámetros Curriculares Nacionales (PCNS) y las Directrices curriculares Nacionales (DCNS) y la aplicación de esas orientaciones en la enseñanza de Educación Ambiental (EA) en las series finales del Fundamental II en Paramirim-BA. Este artículo relata la síntesis de una investigación cualitativa, basada en la revisión bibliográfica y en la investigación de leyes, decretos y literatura científica. A partir del estudio, apuntamos desafíos que se configuran por la falta de aplicabilidad, implicación y correlación con PCNs, PNEA, DCNs en la enseñanza de EA.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8703
10.14295/remea.v36i1.8703
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8703
identifier_str_mv 10.14295/remea.v36i1.8703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8703/5813
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 1 (2019); 109-128
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786688897024