Práticas educativas CTS e Educação Ambiental na problematização dos valores presentes no direcionamento dado ao desenvolvimento científico-tecnológicoEducational practices STS and Environmental Education in the problematization of the values present in the direction given to the scientific and technological developmentPrácticas educativas CTS y Educación Ambiental en la problematización de los valores presentes en el direccionamiento dado al desarrollo científico-tecnológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hansen, Taís Regina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Marsango, Daniel, Santos, Rosemar Ayres dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8885
Resumo: O desenvolvimento da Ciência-Tecnologia é responsável por diversas mudanças na Sociedade/Ambiente. Portanto, os avanços destas áreas necessitam de um controle social, o que se torna possível através da Educação. Tendo em vista, tal aspecto, buscamos analisar como a não-neutralidade da Ciência-Tecnologia e a presença de valores no direcionamento dado ao desenvolvimento científico-tecnológico tem sido discutido nas práticas educativas CTS desenvolvidas na Educação Básica. O corpus de análise foi composto por artigos de periódicos da Educação em Ciências. Como metodologia de análise utilizamos a Análise Textual Discursiva e chegamos a duas categorias: 1) Superação do aspecto da neutralidade CT, a participação social e os valores não cognitivos; e 2) Valores cognitivos, abordagens CTS e Educação Ambiental na Educação Básica. As quais sintetizam os resultados dessa investigação. The development of Science-Technology is responsible for several changes in Society / Environment. Therefore, advances in these areas require social control, which is made possible through education. In this regard, we seek to analyze how the non-neutrality of Science-Technology and the presence of values in the direction given to the scientific-technological development has been discussed in the STS educational practices developed in Basic Education. The corpus of analysis was composed by articles of periodicals of Education in Sciences. As a methodology of analysis we use Discursive Textual Analysis and we come to two categories: 1) Overcoming the aspect of ST neutrality, social participation and non-cognitive values; and 2) Cognitive values, STS approaches and Environmental Education in Basic Education. These summarize the results of this investigation. El desarrollo de la Ciencia-Tecnología es responsable de diversos cambios en la Sociedad / Ambiente. Por lo tanto, los avances de estas áreas necesitan un control social, lo que se hace posible a través de la Educación. En este sentido, buscamos analizar cómo la no neutralidad de la Ciencia-Tecnología y la presencia de valores en el direccionamiento dado al desarrollo científico-tecnológico ha sido discutido en las prácticas educativas CTS desarrolladas en la Educación Básica. El corpus de análisis fue compuesto por artículos de periódicos de la Educación en Ciencias. Como metodología de análisis utilizamos el análisis textual discursivo y llegamos a dos categorías: 1) Superación del aspecto de la neutralidad CT, la participación social y los valores no cognitivos; y 2) Valores cognitivos, enfoques CTS y Educación Ambiental en la Educación Básica. Que sintetizan los resultados de esta investigación.
id FURG-9_0952d8a24dab23fc0d125dc83286e35b
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8885
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Práticas educativas CTS e Educação Ambiental na problematização dos valores presentes no direcionamento dado ao desenvolvimento científico-tecnológicoEducational practices STS and Environmental Education in the problematization of the values present in the direction given to the scientific and technological developmentPrácticas educativas CTS y Educación Ambiental en la problematización de los valores presentes en el direccionamiento dado al desarrollo científico-tecnológicoCTS. Educação Ambiental. Não Neutralidade da CT.O desenvolvimento da Ciência-Tecnologia é responsável por diversas mudanças na Sociedade/Ambiente. Portanto, os avanços destas áreas necessitam de um controle social, o que se torna possível através da Educação. Tendo em vista, tal aspecto, buscamos analisar como a não-neutralidade da Ciência-Tecnologia e a presença de valores no direcionamento dado ao desenvolvimento científico-tecnológico tem sido discutido nas práticas educativas CTS desenvolvidas na Educação Básica. O corpus de análise foi composto por artigos de periódicos da Educação em Ciências. Como metodologia de análise utilizamos a Análise Textual Discursiva e chegamos a duas categorias: 1) Superação do aspecto da neutralidade CT, a participação social e os valores não cognitivos; e 2) Valores cognitivos, abordagens CTS e Educação Ambiental na Educação Básica. As quais sintetizam os resultados dessa investigação. The development of Science-Technology is responsible for several changes in Society / Environment. Therefore, advances in these areas require social control, which is made possible through education. In this regard, we seek to analyze how the non-neutrality of Science-Technology and the presence of values in the direction given to the scientific-technological development has been discussed in the STS educational practices developed in Basic Education. The corpus of analysis was composed by articles of periodicals of Education in Sciences. As a methodology of analysis we use Discursive Textual Analysis and we come to two categories: 1) Overcoming the aspect of ST neutrality, social participation and non-cognitive values; and 2) Cognitive values, STS approaches and Environmental Education in Basic Education. These summarize the results of this investigation. El desarrollo de la Ciencia-Tecnología es responsable de diversos cambios en la Sociedad / Ambiente. Por lo tanto, los avances de estas áreas necesitan un control social, lo que se hace posible a través de la Educación. En este sentido, buscamos analizar cómo la no neutralidad de la Ciencia-Tecnología y la presencia de valores en el direccionamiento dado al desarrollo científico-tecnológico ha sido discutido en las prácticas educativas CTS desarrolladas en la Educación Básica. El corpus de análisis fue compuesto por artículos de periódicos de la Educación en Ciencias. Como metodología de análisis utilizamos el análisis textual discursivo y llegamos a dos categorías: 1) Superación del aspecto de la neutralidad CT, la participación social y los valores no cognitivos; y 2) Valores cognitivos, enfoques CTS y Educación Ambiental en la Educación Básica. Que sintetizan los resultados de esta investigación.Lepidus2019-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/888510.14295/remea.v0i2.8885REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2019: Edição Especial EDEA, n. 2; 118-1291517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/8885/5708Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessHansen, Taís ReginaMarsango, DanielSantos, Rosemar Ayres dos2019-04-17T12:15:20Zoai:periodicos.furg.br:article/8885Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2019-04-17T12:15:20Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas educativas CTS e Educação Ambiental na problematização dos valores presentes no direcionamento dado ao desenvolvimento científico-tecnológicoEducational practices STS and Environmental Education in the problematization of the values present in the direction given to the scientific and technological developmentPrácticas educativas CTS y Educación Ambiental en la problematización de los valores presentes en el direccionamiento dado al desarrollo científico-tecnológico
title Práticas educativas CTS e Educação Ambiental na problematização dos valores presentes no direcionamento dado ao desenvolvimento científico-tecnológicoEducational practices STS and Environmental Education in the problematization of the values present in the direction given to the scientific and technological developmentPrácticas educativas CTS y Educación Ambiental en la problematización de los valores presentes en el direccionamiento dado al desarrollo científico-tecnológico
spellingShingle Práticas educativas CTS e Educação Ambiental na problematização dos valores presentes no direcionamento dado ao desenvolvimento científico-tecnológicoEducational practices STS and Environmental Education in the problematization of the values present in the direction given to the scientific and technological developmentPrácticas educativas CTS y Educación Ambiental en la problematización de los valores presentes en el direccionamiento dado al desarrollo científico-tecnológico
Hansen, Taís Regina
CTS. Educação Ambiental. Não Neutralidade da CT.
title_short Práticas educativas CTS e Educação Ambiental na problematização dos valores presentes no direcionamento dado ao desenvolvimento científico-tecnológicoEducational practices STS and Environmental Education in the problematization of the values present in the direction given to the scientific and technological developmentPrácticas educativas CTS y Educación Ambiental en la problematización de los valores presentes en el direccionamiento dado al desarrollo científico-tecnológico
title_full Práticas educativas CTS e Educação Ambiental na problematização dos valores presentes no direcionamento dado ao desenvolvimento científico-tecnológicoEducational practices STS and Environmental Education in the problematization of the values present in the direction given to the scientific and technological developmentPrácticas educativas CTS y Educación Ambiental en la problematización de los valores presentes en el direccionamiento dado al desarrollo científico-tecnológico
title_fullStr Práticas educativas CTS e Educação Ambiental na problematização dos valores presentes no direcionamento dado ao desenvolvimento científico-tecnológicoEducational practices STS and Environmental Education in the problematization of the values present in the direction given to the scientific and technological developmentPrácticas educativas CTS y Educación Ambiental en la problematización de los valores presentes en el direccionamiento dado al desarrollo científico-tecnológico
title_full_unstemmed Práticas educativas CTS e Educação Ambiental na problematização dos valores presentes no direcionamento dado ao desenvolvimento científico-tecnológicoEducational practices STS and Environmental Education in the problematization of the values present in the direction given to the scientific and technological developmentPrácticas educativas CTS y Educación Ambiental en la problematización de los valores presentes en el direccionamiento dado al desarrollo científico-tecnológico
title_sort Práticas educativas CTS e Educação Ambiental na problematização dos valores presentes no direcionamento dado ao desenvolvimento científico-tecnológicoEducational practices STS and Environmental Education in the problematization of the values present in the direction given to the scientific and technological developmentPrácticas educativas CTS y Educación Ambiental en la problematización de los valores presentes en el direccionamiento dado al desarrollo científico-tecnológico
author Hansen, Taís Regina
author_facet Hansen, Taís Regina
Marsango, Daniel
Santos, Rosemar Ayres dos
author_role author
author2 Marsango, Daniel
Santos, Rosemar Ayres dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hansen, Taís Regina
Marsango, Daniel
Santos, Rosemar Ayres dos
dc.subject.por.fl_str_mv CTS. Educação Ambiental. Não Neutralidade da CT.
topic CTS. Educação Ambiental. Não Neutralidade da CT.
description O desenvolvimento da Ciência-Tecnologia é responsável por diversas mudanças na Sociedade/Ambiente. Portanto, os avanços destas áreas necessitam de um controle social, o que se torna possível através da Educação. Tendo em vista, tal aspecto, buscamos analisar como a não-neutralidade da Ciência-Tecnologia e a presença de valores no direcionamento dado ao desenvolvimento científico-tecnológico tem sido discutido nas práticas educativas CTS desenvolvidas na Educação Básica. O corpus de análise foi composto por artigos de periódicos da Educação em Ciências. Como metodologia de análise utilizamos a Análise Textual Discursiva e chegamos a duas categorias: 1) Superação do aspecto da neutralidade CT, a participação social e os valores não cognitivos; e 2) Valores cognitivos, abordagens CTS e Educação Ambiental na Educação Básica. As quais sintetizam os resultados dessa investigação. The development of Science-Technology is responsible for several changes in Society / Environment. Therefore, advances in these areas require social control, which is made possible through education. In this regard, we seek to analyze how the non-neutrality of Science-Technology and the presence of values in the direction given to the scientific-technological development has been discussed in the STS educational practices developed in Basic Education. The corpus of analysis was composed by articles of periodicals of Education in Sciences. As a methodology of analysis we use Discursive Textual Analysis and we come to two categories: 1) Overcoming the aspect of ST neutrality, social participation and non-cognitive values; and 2) Cognitive values, STS approaches and Environmental Education in Basic Education. These summarize the results of this investigation. El desarrollo de la Ciencia-Tecnología es responsable de diversos cambios en la Sociedad / Ambiente. Por lo tanto, los avances de estas áreas necesitan un control social, lo que se hace posible a través de la Educación. En este sentido, buscamos analizar cómo la no neutralidad de la Ciencia-Tecnología y la presencia de valores en el direccionamiento dado al desarrollo científico-tecnológico ha sido discutido en las prácticas educativas CTS desarrolladas en la Educación Básica. El corpus de análisis fue compuesto por artículos de periódicos de la Educación en Ciencias. Como metodología de análisis utilizamos el análisis textual discursivo y llegamos a dos categorías: 1) Superación del aspecto de la neutralidad CT, la participación social y los valores no cognitivos; y 2) Valores cognitivos, enfoques CTS y Educación Ambiental en la Educación Básica. Que sintetizan los resultados de esta investigación.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8885
10.14295/remea.v0i2.8885
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8885
identifier_str_mv 10.14295/remea.v0i2.8885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8885/5708
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2019: Edição Especial EDEA, n. 2; 118-129
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786751811584