Práticas educativas CTS e Educação Ambiental na problematização dos valores presentes no direcionamento dado ao desenvolvimento científico-tecnológicoEducational practices STS and Environmental Education in the problematization of the values present in the direction given to the scientific and technological developmentPrácticas educativas CTS y Educación Ambiental en la problematización de los valores presentes en el direccionamiento dado al desarrollo científico-tecnológico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8885 |
Resumo: | O desenvolvimento da Ciência-Tecnologia é responsável por diversas mudanças na Sociedade/Ambiente. Portanto, os avanços destas áreas necessitam de um controle social, o que se torna possível através da Educação. Tendo em vista, tal aspecto, buscamos analisar como a não-neutralidade da Ciência-Tecnologia e a presença de valores no direcionamento dado ao desenvolvimento científico-tecnológico tem sido discutido nas práticas educativas CTS desenvolvidas na Educação Básica. O corpus de análise foi composto por artigos de periódicos da Educação em Ciências. Como metodologia de análise utilizamos a Análise Textual Discursiva e chegamos a duas categorias: 1) Superação do aspecto da neutralidade CT, a participação social e os valores não cognitivos; e 2) Valores cognitivos, abordagens CTS e Educação Ambiental na Educação Básica. As quais sintetizam os resultados dessa investigação. The development of Science-Technology is responsible for several changes in Society / Environment. Therefore, advances in these areas require social control, which is made possible through education. In this regard, we seek to analyze how the non-neutrality of Science-Technology and the presence of values in the direction given to the scientific-technological development has been discussed in the STS educational practices developed in Basic Education. The corpus of analysis was composed by articles of periodicals of Education in Sciences. As a methodology of analysis we use Discursive Textual Analysis and we come to two categories: 1) Overcoming the aspect of ST neutrality, social participation and non-cognitive values; and 2) Cognitive values, STS approaches and Environmental Education in Basic Education. These summarize the results of this investigation. El desarrollo de la Ciencia-Tecnología es responsable de diversos cambios en la Sociedad / Ambiente. Por lo tanto, los avances de estas áreas necesitan un control social, lo que se hace posible a través de la Educación. En este sentido, buscamos analizar cómo la no neutralidad de la Ciencia-Tecnología y la presencia de valores en el direccionamiento dado al desarrollo científico-tecnológico ha sido discutido en las prácticas educativas CTS desarrolladas en la Educación Básica. El corpus de análisis fue compuesto por artículos de periódicos de la Educación en Ciencias. Como metodología de análisis utilizamos el análisis textual discursivo y llegamos a dos categorías: 1) Superación del aspecto de la neutralidad CT, la participación social y los valores no cognitivos; y 2) Valores cognitivos, enfoques CTS y Educación Ambiental en la Educación Básica. Que sintetizan los resultados de esta investigación. |
id |
FURG-9_0952d8a24dab23fc0d125dc83286e35b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/8885 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas educativas CTS e Educação Ambiental na problematização dos valores presentes no direcionamento dado ao desenvolvimento científico-tecnológicoEducational practices STS and Environmental Education in the problematization of the values present in the direction given to the scientific and technological developmentPrácticas educativas CTS y Educación Ambiental en la problematización de los valores presentes en el direccionamiento dado al desarrollo científico-tecnológicoCTS. Educação Ambiental. Não Neutralidade da CT.O desenvolvimento da Ciência-Tecnologia é responsável por diversas mudanças na Sociedade/Ambiente. Portanto, os avanços destas áreas necessitam de um controle social, o que se torna possível através da Educação. Tendo em vista, tal aspecto, buscamos analisar como a não-neutralidade da Ciência-Tecnologia e a presença de valores no direcionamento dado ao desenvolvimento científico-tecnológico tem sido discutido nas práticas educativas CTS desenvolvidas na Educação Básica. O corpus de análise foi composto por artigos de periódicos da Educação em Ciências. Como metodologia de análise utilizamos a Análise Textual Discursiva e chegamos a duas categorias: 1) Superação do aspecto da neutralidade CT, a participação social e os valores não cognitivos; e 2) Valores cognitivos, abordagens CTS e Educação Ambiental na Educação Básica. As quais sintetizam os resultados dessa investigação. The development of Science-Technology is responsible for several changes in Society / Environment. Therefore, advances in these areas require social control, which is made possible through education. In this regard, we seek to analyze how the non-neutrality of Science-Technology and the presence of values in the direction given to the scientific-technological development has been discussed in the STS educational practices developed in Basic Education. The corpus of analysis was composed by articles of periodicals of Education in Sciences. As a methodology of analysis we use Discursive Textual Analysis and we come to two categories: 1) Overcoming the aspect of ST neutrality, social participation and non-cognitive values; and 2) Cognitive values, STS approaches and Environmental Education in Basic Education. These summarize the results of this investigation. El desarrollo de la Ciencia-Tecnología es responsable de diversos cambios en la Sociedad / Ambiente. Por lo tanto, los avances de estas áreas necesitan un control social, lo que se hace posible a través de la Educación. En este sentido, buscamos analizar cómo la no neutralidad de la Ciencia-Tecnología y la presencia de valores en el direccionamiento dado al desarrollo científico-tecnológico ha sido discutido en las prácticas educativas CTS desarrolladas en la Educación Básica. El corpus de análisis fue compuesto por artículos de periódicos de la Educación en Ciencias. Como metodología de análisis utilizamos el análisis textual discursivo y llegamos a dos categorías: 1) Superación del aspecto de la neutralidad CT, la participación social y los valores no cognitivos; y 2) Valores cognitivos, enfoques CTS y Educación Ambiental en la Educación Básica. Que sintetizan los resultados de esta investigación.Lepidus2019-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/888510.14295/remea.v0i2.8885REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2019: Edição Especial EDEA, n. 2; 118-1291517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/8885/5708Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessHansen, Taís ReginaMarsango, DanielSantos, Rosemar Ayres dos2019-04-17T12:15:20Zoai:periodicos.furg.br:article/8885Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2019-04-17T12:15:20Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas educativas CTS e Educação Ambiental na problematização dos valores presentes no direcionamento dado ao desenvolvimento científico-tecnológicoEducational practices STS and Environmental Education in the problematization of the values present in the direction given to the scientific and technological developmentPrácticas educativas CTS y Educación Ambiental en la problematización de los valores presentes en el direccionamiento dado al desarrollo científico-tecnológico |
title |
Práticas educativas CTS e Educação Ambiental na problematização dos valores presentes no direcionamento dado ao desenvolvimento científico-tecnológicoEducational practices STS and Environmental Education in the problematization of the values present in the direction given to the scientific and technological developmentPrácticas educativas CTS y Educación Ambiental en la problematización de los valores presentes en el direccionamiento dado al desarrollo científico-tecnológico |
spellingShingle |
Práticas educativas CTS e Educação Ambiental na problematização dos valores presentes no direcionamento dado ao desenvolvimento científico-tecnológicoEducational practices STS and Environmental Education in the problematization of the values present in the direction given to the scientific and technological developmentPrácticas educativas CTS y Educación Ambiental en la problematización de los valores presentes en el direccionamiento dado al desarrollo científico-tecnológico Hansen, Taís Regina CTS. Educação Ambiental. Não Neutralidade da CT. |
title_short |
Práticas educativas CTS e Educação Ambiental na problematização dos valores presentes no direcionamento dado ao desenvolvimento científico-tecnológicoEducational practices STS and Environmental Education in the problematization of the values present in the direction given to the scientific and technological developmentPrácticas educativas CTS y Educación Ambiental en la problematización de los valores presentes en el direccionamiento dado al desarrollo científico-tecnológico |
title_full |
Práticas educativas CTS e Educação Ambiental na problematização dos valores presentes no direcionamento dado ao desenvolvimento científico-tecnológicoEducational practices STS and Environmental Education in the problematization of the values present in the direction given to the scientific and technological developmentPrácticas educativas CTS y Educación Ambiental en la problematización de los valores presentes en el direccionamiento dado al desarrollo científico-tecnológico |
title_fullStr |
Práticas educativas CTS e Educação Ambiental na problematização dos valores presentes no direcionamento dado ao desenvolvimento científico-tecnológicoEducational practices STS and Environmental Education in the problematization of the values present in the direction given to the scientific and technological developmentPrácticas educativas CTS y Educación Ambiental en la problematización de los valores presentes en el direccionamiento dado al desarrollo científico-tecnológico |
title_full_unstemmed |
Práticas educativas CTS e Educação Ambiental na problematização dos valores presentes no direcionamento dado ao desenvolvimento científico-tecnológicoEducational practices STS and Environmental Education in the problematization of the values present in the direction given to the scientific and technological developmentPrácticas educativas CTS y Educación Ambiental en la problematización de los valores presentes en el direccionamiento dado al desarrollo científico-tecnológico |
title_sort |
Práticas educativas CTS e Educação Ambiental na problematização dos valores presentes no direcionamento dado ao desenvolvimento científico-tecnológicoEducational practices STS and Environmental Education in the problematization of the values present in the direction given to the scientific and technological developmentPrácticas educativas CTS y Educación Ambiental en la problematización de los valores presentes en el direccionamiento dado al desarrollo científico-tecnológico |
author |
Hansen, Taís Regina |
author_facet |
Hansen, Taís Regina Marsango, Daniel Santos, Rosemar Ayres dos |
author_role |
author |
author2 |
Marsango, Daniel Santos, Rosemar Ayres dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hansen, Taís Regina Marsango, Daniel Santos, Rosemar Ayres dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CTS. Educação Ambiental. Não Neutralidade da CT. |
topic |
CTS. Educação Ambiental. Não Neutralidade da CT. |
description |
O desenvolvimento da Ciência-Tecnologia é responsável por diversas mudanças na Sociedade/Ambiente. Portanto, os avanços destas áreas necessitam de um controle social, o que se torna possível através da Educação. Tendo em vista, tal aspecto, buscamos analisar como a não-neutralidade da Ciência-Tecnologia e a presença de valores no direcionamento dado ao desenvolvimento científico-tecnológico tem sido discutido nas práticas educativas CTS desenvolvidas na Educação Básica. O corpus de análise foi composto por artigos de periódicos da Educação em Ciências. Como metodologia de análise utilizamos a Análise Textual Discursiva e chegamos a duas categorias: 1) Superação do aspecto da neutralidade CT, a participação social e os valores não cognitivos; e 2) Valores cognitivos, abordagens CTS e Educação Ambiental na Educação Básica. As quais sintetizam os resultados dessa investigação. The development of Science-Technology is responsible for several changes in Society / Environment. Therefore, advances in these areas require social control, which is made possible through education. In this regard, we seek to analyze how the non-neutrality of Science-Technology and the presence of values in the direction given to the scientific-technological development has been discussed in the STS educational practices developed in Basic Education. The corpus of analysis was composed by articles of periodicals of Education in Sciences. As a methodology of analysis we use Discursive Textual Analysis and we come to two categories: 1) Overcoming the aspect of ST neutrality, social participation and non-cognitive values; and 2) Cognitive values, STS approaches and Environmental Education in Basic Education. These summarize the results of this investigation. El desarrollo de la Ciencia-Tecnología es responsable de diversos cambios en la Sociedad / Ambiente. Por lo tanto, los avances de estas áreas necesitan un control social, lo que se hace posible a través de la Educación. En este sentido, buscamos analizar cómo la no neutralidad de la Ciencia-Tecnología y la presencia de valores en el direccionamiento dado al desarrollo científico-tecnológico ha sido discutido en las prácticas educativas CTS desarrolladas en la Educación Básica. El corpus de análisis fue compuesto por artículos de periódicos de la Educación en Ciencias. Como metodología de análisis utilizamos el análisis textual discursivo y llegamos a dos categorías: 1) Superación del aspecto de la neutralidad CT, la participación social y los valores no cognitivos; y 2) Valores cognitivos, enfoques CTS y Educación Ambiental en la Educación Básica. Que sintetizan los resultados de esta investigación. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8885 10.14295/remea.v0i2.8885 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8885 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v0i2.8885 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8885/5708 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2019: Edição Especial EDEA, n. 2; 118-129 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041786751811584 |