PROBLEMATIZANDO A PRODUÇÃO DE ALGUNS DISCURSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA MÍDIA IMPRESSA: ANÁLISES FOUCAULTIANAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3240 |
Resumo: | Neste trabalho analisam-se alguns discursos que tratam da Educação Ambiental na mídia impressa. O recorte situa-se num estudo das reportagens das Revistas Veja e Superinteressante a partir da década de 90. Aqui, entende-se a mídia como um importante campo de produção de subjetividades, que interpela os sujeitos e vai constituindo suas formas de ser e viver no mundo contemporâneo. Nas revistas selecionadas evidencia-se um grande número de edições com reportagens voltadas para a problemática ambiental, vinculando esta a ideia de crise do planeta. Em relação à metodologia, opera-se com a análise do discurso a partir de Michel Foucault. O filósofo francês não delimita um método específico de fazer análise do discurso, o que ele possibilita ao pesquisador são algumas pistas, colocando à disposição, caixas de ferramentas para que se opere analiticamente. As análises realizadas até o momento provocam a pensar a Educação Ambiental para além da impregnação naturalista e romântica do “contato com a natureza” e dos discursos de periculosidade tão veiculados acerca da questão ambiental. Entende-se que tais discursos referem-se a estratégias de segurança e controle da sociedade, já que os enunciados em análise colocam fortemente em questão o “futuro do planeta”. O trabalho é um convite para olhar de outra forma o campo da Educação Ambiental. |
id |
FURG-9_0aacb6da01b04df352943ff9cdecd288 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3240 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PROBLEMATIZANDO A PRODUÇÃO DE ALGUNS DISCURSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA MÍDIA IMPRESSA: ANÁLISES FOUCAULTIANASEducação AmbientalMídia ImpressaDiscurso e Michel Foucault.Neste trabalho analisam-se alguns discursos que tratam da Educação Ambiental na mídia impressa. O recorte situa-se num estudo das reportagens das Revistas Veja e Superinteressante a partir da década de 90. Aqui, entende-se a mídia como um importante campo de produção de subjetividades, que interpela os sujeitos e vai constituindo suas formas de ser e viver no mundo contemporâneo. Nas revistas selecionadas evidencia-se um grande número de edições com reportagens voltadas para a problemática ambiental, vinculando esta a ideia de crise do planeta. Em relação à metodologia, opera-se com a análise do discurso a partir de Michel Foucault. O filósofo francês não delimita um método específico de fazer análise do discurso, o que ele possibilita ao pesquisador são algumas pistas, colocando à disposição, caixas de ferramentas para que se opere analiticamente. As análises realizadas até o momento provocam a pensar a Educação Ambiental para além da impregnação naturalista e romântica do “contato com a natureza” e dos discursos de periculosidade tão veiculados acerca da questão ambiental. Entende-se que tais discursos referem-se a estratégias de segurança e controle da sociedade, já que os enunciados em análise colocam fortemente em questão o “futuro do planeta”. O trabalho é um convite para olhar de outra forma o campo da Educação Ambiental.Lepidus2013-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/324010.14295/remea.v27i0.3240REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 27 (2011): Volume 27 : julho a dezembro de 20111517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3240/1927Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGarré, Bárbara HeesHenning, Paula Corrêa2020-08-14T19:58:28Zoai:periodicos.furg.br:article/3240Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:28Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROBLEMATIZANDO A PRODUÇÃO DE ALGUNS DISCURSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA MÍDIA IMPRESSA: ANÁLISES FOUCAULTIANAS |
title |
PROBLEMATIZANDO A PRODUÇÃO DE ALGUNS DISCURSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA MÍDIA IMPRESSA: ANÁLISES FOUCAULTIANAS |
spellingShingle |
PROBLEMATIZANDO A PRODUÇÃO DE ALGUNS DISCURSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA MÍDIA IMPRESSA: ANÁLISES FOUCAULTIANAS Garré, Bárbara Hees Educação Ambiental Mídia Impressa Discurso e Michel Foucault. |
title_short |
PROBLEMATIZANDO A PRODUÇÃO DE ALGUNS DISCURSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA MÍDIA IMPRESSA: ANÁLISES FOUCAULTIANAS |
title_full |
PROBLEMATIZANDO A PRODUÇÃO DE ALGUNS DISCURSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA MÍDIA IMPRESSA: ANÁLISES FOUCAULTIANAS |
title_fullStr |
PROBLEMATIZANDO A PRODUÇÃO DE ALGUNS DISCURSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA MÍDIA IMPRESSA: ANÁLISES FOUCAULTIANAS |
title_full_unstemmed |
PROBLEMATIZANDO A PRODUÇÃO DE ALGUNS DISCURSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA MÍDIA IMPRESSA: ANÁLISES FOUCAULTIANAS |
title_sort |
PROBLEMATIZANDO A PRODUÇÃO DE ALGUNS DISCURSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA MÍDIA IMPRESSA: ANÁLISES FOUCAULTIANAS |
author |
Garré, Bárbara Hees |
author_facet |
Garré, Bárbara Hees Henning, Paula Corrêa |
author_role |
author |
author2 |
Henning, Paula Corrêa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garré, Bárbara Hees Henning, Paula Corrêa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Mídia Impressa Discurso e Michel Foucault. |
topic |
Educação Ambiental Mídia Impressa Discurso e Michel Foucault. |
description |
Neste trabalho analisam-se alguns discursos que tratam da Educação Ambiental na mídia impressa. O recorte situa-se num estudo das reportagens das Revistas Veja e Superinteressante a partir da década de 90. Aqui, entende-se a mídia como um importante campo de produção de subjetividades, que interpela os sujeitos e vai constituindo suas formas de ser e viver no mundo contemporâneo. Nas revistas selecionadas evidencia-se um grande número de edições com reportagens voltadas para a problemática ambiental, vinculando esta a ideia de crise do planeta. Em relação à metodologia, opera-se com a análise do discurso a partir de Michel Foucault. O filósofo francês não delimita um método específico de fazer análise do discurso, o que ele possibilita ao pesquisador são algumas pistas, colocando à disposição, caixas de ferramentas para que se opere analiticamente. As análises realizadas até o momento provocam a pensar a Educação Ambiental para além da impregnação naturalista e romântica do “contato com a natureza” e dos discursos de periculosidade tão veiculados acerca da questão ambiental. Entende-se que tais discursos referem-se a estratégias de segurança e controle da sociedade, já que os enunciados em análise colocam fortemente em questão o “futuro do planeta”. O trabalho é um convite para olhar de outra forma o campo da Educação Ambiental. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3240 10.14295/remea.v27i0.3240 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3240 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v27i0.3240 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3240/1927 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 27 (2011): Volume 27 : julho a dezembro de 2011 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041782904586240 |