PROBLEMATIZANDO A PRODUÇÃO DE ALGUNS DISCURSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA MÍDIA IMPRESSA: ANÁLISES FOUCAULTIANAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garré, Bárbara Hees
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Henning, Paula Corrêa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3240
Resumo: Neste trabalho analisam-se alguns discursos que tratam da Educação Ambiental na mídia impressa. O recorte situa-se num estudo das reportagens das Revistas Veja e Superinteressante a partir da década de 90. Aqui, entende-se a mídia como um importante campo de produção de subjetividades, que interpela os sujeitos e vai constituindo suas formas de ser e viver no mundo contemporâneo. Nas revistas selecionadas evidencia-se um grande número de edições com reportagens voltadas para a problemática ambiental, vinculando esta a ideia de crise do planeta. Em relação à metodologia, opera-se com a análise do discurso a partir de Michel Foucault. O filósofo francês não delimita um método específico de fazer análise do discurso, o que ele possibilita ao pesquisador são algumas pistas, colocando à disposição, caixas de ferramentas para que se opere analiticamente. As análises realizadas até o momento provocam a pensar a Educação Ambiental para além da impregnação naturalista e romântica do “contato com a natureza” e dos discursos de periculosidade tão veiculados acerca da questão ambiental. Entende-se que tais discursos referem-se a estratégias de segurança e controle da sociedade, já que os enunciados em análise colocam fortemente em questão o “futuro do planeta”. O trabalho é um convite para olhar de outra forma o campo da Educação Ambiental.
id FURG-9_0aacb6da01b04df352943ff9cdecd288
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3240
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling PROBLEMATIZANDO A PRODUÇÃO DE ALGUNS DISCURSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA MÍDIA IMPRESSA: ANÁLISES FOUCAULTIANASEducação AmbientalMídia ImpressaDiscurso e Michel Foucault.Neste trabalho analisam-se alguns discursos que tratam da Educação Ambiental na mídia impressa. O recorte situa-se num estudo das reportagens das Revistas Veja e Superinteressante a partir da década de 90. Aqui, entende-se a mídia como um importante campo de produção de subjetividades, que interpela os sujeitos e vai constituindo suas formas de ser e viver no mundo contemporâneo. Nas revistas selecionadas evidencia-se um grande número de edições com reportagens voltadas para a problemática ambiental, vinculando esta a ideia de crise do planeta. Em relação à metodologia, opera-se com a análise do discurso a partir de Michel Foucault. O filósofo francês não delimita um método específico de fazer análise do discurso, o que ele possibilita ao pesquisador são algumas pistas, colocando à disposição, caixas de ferramentas para que se opere analiticamente. As análises realizadas até o momento provocam a pensar a Educação Ambiental para além da impregnação naturalista e romântica do “contato com a natureza” e dos discursos de periculosidade tão veiculados acerca da questão ambiental. Entende-se que tais discursos referem-se a estratégias de segurança e controle da sociedade, já que os enunciados em análise colocam fortemente em questão o “futuro do planeta”. O trabalho é um convite para olhar de outra forma o campo da Educação Ambiental.Lepidus2013-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/324010.14295/remea.v27i0.3240REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 27 (2011): Volume 27 : julho a dezembro de 20111517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3240/1927Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGarré, Bárbara HeesHenning, Paula Corrêa2020-08-14T19:58:28Zoai:periodicos.furg.br:article/3240Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:28Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv PROBLEMATIZANDO A PRODUÇÃO DE ALGUNS DISCURSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA MÍDIA IMPRESSA: ANÁLISES FOUCAULTIANAS
title PROBLEMATIZANDO A PRODUÇÃO DE ALGUNS DISCURSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA MÍDIA IMPRESSA: ANÁLISES FOUCAULTIANAS
spellingShingle PROBLEMATIZANDO A PRODUÇÃO DE ALGUNS DISCURSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA MÍDIA IMPRESSA: ANÁLISES FOUCAULTIANAS
Garré, Bárbara Hees
Educação Ambiental
Mídia Impressa
Discurso e Michel Foucault.
title_short PROBLEMATIZANDO A PRODUÇÃO DE ALGUNS DISCURSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA MÍDIA IMPRESSA: ANÁLISES FOUCAULTIANAS
title_full PROBLEMATIZANDO A PRODUÇÃO DE ALGUNS DISCURSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA MÍDIA IMPRESSA: ANÁLISES FOUCAULTIANAS
title_fullStr PROBLEMATIZANDO A PRODUÇÃO DE ALGUNS DISCURSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA MÍDIA IMPRESSA: ANÁLISES FOUCAULTIANAS
title_full_unstemmed PROBLEMATIZANDO A PRODUÇÃO DE ALGUNS DISCURSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA MÍDIA IMPRESSA: ANÁLISES FOUCAULTIANAS
title_sort PROBLEMATIZANDO A PRODUÇÃO DE ALGUNS DISCURSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA MÍDIA IMPRESSA: ANÁLISES FOUCAULTIANAS
author Garré, Bárbara Hees
author_facet Garré, Bárbara Hees
Henning, Paula Corrêa
author_role author
author2 Henning, Paula Corrêa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garré, Bárbara Hees
Henning, Paula Corrêa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Mídia Impressa
Discurso e Michel Foucault.
topic Educação Ambiental
Mídia Impressa
Discurso e Michel Foucault.
description Neste trabalho analisam-se alguns discursos que tratam da Educação Ambiental na mídia impressa. O recorte situa-se num estudo das reportagens das Revistas Veja e Superinteressante a partir da década de 90. Aqui, entende-se a mídia como um importante campo de produção de subjetividades, que interpela os sujeitos e vai constituindo suas formas de ser e viver no mundo contemporâneo. Nas revistas selecionadas evidencia-se um grande número de edições com reportagens voltadas para a problemática ambiental, vinculando esta a ideia de crise do planeta. Em relação à metodologia, opera-se com a análise do discurso a partir de Michel Foucault. O filósofo francês não delimita um método específico de fazer análise do discurso, o que ele possibilita ao pesquisador são algumas pistas, colocando à disposição, caixas de ferramentas para que se opere analiticamente. As análises realizadas até o momento provocam a pensar a Educação Ambiental para além da impregnação naturalista e romântica do “contato com a natureza” e dos discursos de periculosidade tão veiculados acerca da questão ambiental. Entende-se que tais discursos referem-se a estratégias de segurança e controle da sociedade, já que os enunciados em análise colocam fortemente em questão o “futuro do planeta”. O trabalho é um convite para olhar de outra forma o campo da Educação Ambiental.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3240
10.14295/remea.v27i0.3240
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3240
identifier_str_mv 10.14295/remea.v27i0.3240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3240/1927
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 27 (2011): Volume 27 : julho a dezembro de 2011
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041782904586240