“Alerta global, fim do mundo, a vingança da natureza”: enunciações da revista veja em análise
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4859 |
Resumo: | O presente artigo trata de uma pesquisa que visa articular o campo da Educação Ambiental e os estudos da mídia. Diante da grande circulação de ditos referentes às questões ambientais nos veículos de comunicação de massa, o estudo ora apresentado tem como objetivo analisar algumas enunciações da revista Veja que tratam da temática ambiental, especialmente as que nos colocam a pensar quanto ao constante risco e perigo pela perda de nosso planeta. Apoiada em autores como Michel Foucault e Zygmunt Bauman o estudo tem como pretensão provocar discussões no campo da Educação Ambiental, entendendo-a como um instrumento de ação política na sociedade atual. Aqui, tomamos a mídia como uma Pedagogia Cultural, que nos ensina a agir frente à crise ambiental que se instala na atualidade líquida moderna e vai constituindo nossos modos de vida. Sendo assim, este estudo tem como intenção problematizar tais ditos, colocando-os em suspenso e nos provocando a pensar sobre os efeitos produzidos em nossas vidas diárias. |
id |
FURG-9_3df1a5c2cf833308c4f20d39d09169b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/4859 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
“Alerta global, fim do mundo, a vingança da natureza”: enunciações da revista veja em análiseEducação AmbientalMídiaMichel FoucaultMedo.O presente artigo trata de uma pesquisa que visa articular o campo da Educação Ambiental e os estudos da mídia. Diante da grande circulação de ditos referentes às questões ambientais nos veículos de comunicação de massa, o estudo ora apresentado tem como objetivo analisar algumas enunciações da revista Veja que tratam da temática ambiental, especialmente as que nos colocam a pensar quanto ao constante risco e perigo pela perda de nosso planeta. Apoiada em autores como Michel Foucault e Zygmunt Bauman o estudo tem como pretensão provocar discussões no campo da Educação Ambiental, entendendo-a como um instrumento de ação política na sociedade atual. Aqui, tomamos a mídia como uma Pedagogia Cultural, que nos ensina a agir frente à crise ambiental que se instala na atualidade líquida moderna e vai constituindo nossos modos de vida. Sendo assim, este estudo tem como intenção problematizar tais ditos, colocando-os em suspenso e nos provocando a pensar sobre os efeitos produzidos em nossas vidas diárias.Lepidus2014-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/485910.14295/remea.v0i0.4859REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2015: Volume especial: Educação Ambiental: travessias pelo contemporâneo - jan/jun de 2015.; 193-2071517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/4859/3044Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGarré, Bárbara HeesVieira, Virginia TavaresHenning, Paula Corrêa2020-08-14T19:56:35Zoai:periodicos.furg.br:article/4859Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:56:35Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Alerta global, fim do mundo, a vingança da natureza”: enunciações da revista veja em análise |
title |
“Alerta global, fim do mundo, a vingança da natureza”: enunciações da revista veja em análise |
spellingShingle |
“Alerta global, fim do mundo, a vingança da natureza”: enunciações da revista veja em análise Garré, Bárbara Hees Educação Ambiental Mídia Michel Foucault Medo. |
title_short |
“Alerta global, fim do mundo, a vingança da natureza”: enunciações da revista veja em análise |
title_full |
“Alerta global, fim do mundo, a vingança da natureza”: enunciações da revista veja em análise |
title_fullStr |
“Alerta global, fim do mundo, a vingança da natureza”: enunciações da revista veja em análise |
title_full_unstemmed |
“Alerta global, fim do mundo, a vingança da natureza”: enunciações da revista veja em análise |
title_sort |
“Alerta global, fim do mundo, a vingança da natureza”: enunciações da revista veja em análise |
author |
Garré, Bárbara Hees |
author_facet |
Garré, Bárbara Hees Vieira, Virginia Tavares Henning, Paula Corrêa |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Virginia Tavares Henning, Paula Corrêa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garré, Bárbara Hees Vieira, Virginia Tavares Henning, Paula Corrêa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Mídia Michel Foucault Medo. |
topic |
Educação Ambiental Mídia Michel Foucault Medo. |
description |
O presente artigo trata de uma pesquisa que visa articular o campo da Educação Ambiental e os estudos da mídia. Diante da grande circulação de ditos referentes às questões ambientais nos veículos de comunicação de massa, o estudo ora apresentado tem como objetivo analisar algumas enunciações da revista Veja que tratam da temática ambiental, especialmente as que nos colocam a pensar quanto ao constante risco e perigo pela perda de nosso planeta. Apoiada em autores como Michel Foucault e Zygmunt Bauman o estudo tem como pretensão provocar discussões no campo da Educação Ambiental, entendendo-a como um instrumento de ação política na sociedade atual. Aqui, tomamos a mídia como uma Pedagogia Cultural, que nos ensina a agir frente à crise ambiental que se instala na atualidade líquida moderna e vai constituindo nossos modos de vida. Sendo assim, este estudo tem como intenção problematizar tais ditos, colocando-os em suspenso e nos provocando a pensar sobre os efeitos produzidos em nossas vidas diárias. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4859 10.14295/remea.v0i0.4859 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4859 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v0i0.4859 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4859/3044 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2015: Volume especial: Educação Ambiental: travessias pelo contemporâneo - jan/jun de 2015.; 193-207 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041784902123520 |