“Alerta global, fim do mundo, a vingança da natureza”: enunciações da revista veja em análise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garré, Bárbara Hees
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Vieira, Virginia Tavares, Henning, Paula Corrêa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4859
Resumo: O presente artigo trata de uma pesquisa que visa articular o campo da Educação Ambiental e os estudos da mídia. Diante da grande circulação de ditos referentes às questões ambientais nos veículos de comunicação de massa, o estudo ora apresentado tem como objetivo analisar algumas enunciações da revista Veja que tratam da temática ambiental, especialmente as que nos colocam a pensar quanto ao constante risco e perigo pela perda de nosso planeta. Apoiada em autores como Michel Foucault e Zygmunt Bauman o estudo tem como pretensão provocar discussões no campo da Educação Ambiental, entendendo-a como um instrumento de ação política na sociedade atual. Aqui, tomamos a mídia como uma Pedagogia Cultural, que nos ensina a agir frente à crise ambiental que se instala na atualidade líquida moderna e vai constituindo nossos modos de vida. Sendo assim, este estudo tem como intenção problematizar tais ditos, colocando-os em suspenso e nos provocando a pensar sobre os efeitos produzidos em nossas vidas diárias.
id FURG-9_3df1a5c2cf833308c4f20d39d09169b9
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/4859
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling “Alerta global, fim do mundo, a vingança da natureza”: enunciações da revista veja em análiseEducação AmbientalMídiaMichel FoucaultMedo.O presente artigo trata de uma pesquisa que visa articular o campo da Educação Ambiental e os estudos da mídia. Diante da grande circulação de ditos referentes às questões ambientais nos veículos de comunicação de massa, o estudo ora apresentado tem como objetivo analisar algumas enunciações da revista Veja que tratam da temática ambiental, especialmente as que nos colocam a pensar quanto ao constante risco e perigo pela perda de nosso planeta. Apoiada em autores como Michel Foucault e Zygmunt Bauman o estudo tem como pretensão provocar discussões no campo da Educação Ambiental, entendendo-a como um instrumento de ação política na sociedade atual. Aqui, tomamos a mídia como uma Pedagogia Cultural, que nos ensina a agir frente à crise ambiental que se instala na atualidade líquida moderna e vai constituindo nossos modos de vida. Sendo assim, este estudo tem como intenção problematizar tais ditos, colocando-os em suspenso e nos provocando a pensar sobre os efeitos produzidos em nossas vidas diárias.Lepidus2014-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/485910.14295/remea.v0i0.4859REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2015: Volume especial: Educação Ambiental: travessias pelo contemporâneo - jan/jun de 2015.; 193-2071517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/4859/3044Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGarré, Bárbara HeesVieira, Virginia TavaresHenning, Paula Corrêa2020-08-14T19:56:35Zoai:periodicos.furg.br:article/4859Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:56:35Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv “Alerta global, fim do mundo, a vingança da natureza”: enunciações da revista veja em análise
title “Alerta global, fim do mundo, a vingança da natureza”: enunciações da revista veja em análise
spellingShingle “Alerta global, fim do mundo, a vingança da natureza”: enunciações da revista veja em análise
Garré, Bárbara Hees
Educação Ambiental
Mídia
Michel Foucault
Medo.
title_short “Alerta global, fim do mundo, a vingança da natureza”: enunciações da revista veja em análise
title_full “Alerta global, fim do mundo, a vingança da natureza”: enunciações da revista veja em análise
title_fullStr “Alerta global, fim do mundo, a vingança da natureza”: enunciações da revista veja em análise
title_full_unstemmed “Alerta global, fim do mundo, a vingança da natureza”: enunciações da revista veja em análise
title_sort “Alerta global, fim do mundo, a vingança da natureza”: enunciações da revista veja em análise
author Garré, Bárbara Hees
author_facet Garré, Bárbara Hees
Vieira, Virginia Tavares
Henning, Paula Corrêa
author_role author
author2 Vieira, Virginia Tavares
Henning, Paula Corrêa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garré, Bárbara Hees
Vieira, Virginia Tavares
Henning, Paula Corrêa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Mídia
Michel Foucault
Medo.
topic Educação Ambiental
Mídia
Michel Foucault
Medo.
description O presente artigo trata de uma pesquisa que visa articular o campo da Educação Ambiental e os estudos da mídia. Diante da grande circulação de ditos referentes às questões ambientais nos veículos de comunicação de massa, o estudo ora apresentado tem como objetivo analisar algumas enunciações da revista Veja que tratam da temática ambiental, especialmente as que nos colocam a pensar quanto ao constante risco e perigo pela perda de nosso planeta. Apoiada em autores como Michel Foucault e Zygmunt Bauman o estudo tem como pretensão provocar discussões no campo da Educação Ambiental, entendendo-a como um instrumento de ação política na sociedade atual. Aqui, tomamos a mídia como uma Pedagogia Cultural, que nos ensina a agir frente à crise ambiental que se instala na atualidade líquida moderna e vai constituindo nossos modos de vida. Sendo assim, este estudo tem como intenção problematizar tais ditos, colocando-os em suspenso e nos provocando a pensar sobre os efeitos produzidos em nossas vidas diárias.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4859
10.14295/remea.v0i0.4859
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4859
identifier_str_mv 10.14295/remea.v0i0.4859
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4859/3044
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2015: Volume especial: Educação Ambiental: travessias pelo contemporâneo - jan/jun de 2015.; 193-207
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041784902123520