O entorno da VALE S.A. na perspectiva do direito à cidade: da miopia verde à catarse do pó preto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frois, Israel David Oliveira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Della Fonte, Sandra Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9336
Resumo: Tem-se como objeto de estudo o entorno da empresa Vale S.A., com destaque ao extremo norte da praia de Camburi em Vitória (ES). Buscou-se problematizar e criticar as dinâmicas ambientais da Vale S.A., em especial no que tange à emissão do “pó preto”. Essa problematização serviu de subsídio para a formação de professores, orientada pelos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica, e promovida pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) via o curso de extensão: “Educação na cidade: estudos sobre o processo de modernização de Vitória. A metodologia da nossa pesquisa apresenta um caráter um teórico-empírico e contou com dois momentos. No primeiro, tratou de analisar o entorno da empresa sob a luz do referencial teórico, vinculado às concepções marxistas de direito à cidade, de educação na cidade e de ecologia. No segundo, o foco voltou-se para o curso de extensão caracterizando uma pesquisa intervenção com ações colaborativas por meio de curso de formação continuada de professores. Nesse momento, os docentes participantes validaram e contribuíram com a reformulação do produto educativo elaborado. A avaliação dos cursistas revelou o elevado grau de satisfação quanto a metodologia, os conteúdos desenvolvidos e a criticidade do curso e, também, expressaram suas inspirações e possibilidades catárticas provocadas pela formação.
id FURG-9_0b29057a0233de98ae19b6191e96fd93
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/9336
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling O entorno da VALE S.A. na perspectiva do direito à cidade: da miopia verde à catarse do pó pretoEducação Ambiental CríticaPó PretoFormação de Professores.Tem-se como objeto de estudo o entorno da empresa Vale S.A., com destaque ao extremo norte da praia de Camburi em Vitória (ES). Buscou-se problematizar e criticar as dinâmicas ambientais da Vale S.A., em especial no que tange à emissão do “pó preto”. Essa problematização serviu de subsídio para a formação de professores, orientada pelos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica, e promovida pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) via o curso de extensão: “Educação na cidade: estudos sobre o processo de modernização de Vitória. A metodologia da nossa pesquisa apresenta um caráter um teórico-empírico e contou com dois momentos. No primeiro, tratou de analisar o entorno da empresa sob a luz do referencial teórico, vinculado às concepções marxistas de direito à cidade, de educação na cidade e de ecologia. No segundo, o foco voltou-se para o curso de extensão caracterizando uma pesquisa intervenção com ações colaborativas por meio de curso de formação continuada de professores. Nesse momento, os docentes participantes validaram e contribuíram com a reformulação do produto educativo elaborado. A avaliação dos cursistas revelou o elevado grau de satisfação quanto a metodologia, os conteúdos desenvolvidos e a criticidade do curso e, também, expressaram suas inspirações e possibilidades catárticas provocadas pela formação.Lepidus2019-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/933610.14295/remea.v36i3.9336REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 3 (2019); 119-1401517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/9336/6291Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrois, Israel David OliveiraDella Fonte, Sandra Soares2019-12-17T15:42:55Zoai:periodicos.furg.br:article/9336Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2019-12-17T15:42:55Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O entorno da VALE S.A. na perspectiva do direito à cidade: da miopia verde à catarse do pó preto
title O entorno da VALE S.A. na perspectiva do direito à cidade: da miopia verde à catarse do pó preto
spellingShingle O entorno da VALE S.A. na perspectiva do direito à cidade: da miopia verde à catarse do pó preto
Frois, Israel David Oliveira
Educação Ambiental Crítica
Pó Preto
Formação de Professores.
title_short O entorno da VALE S.A. na perspectiva do direito à cidade: da miopia verde à catarse do pó preto
title_full O entorno da VALE S.A. na perspectiva do direito à cidade: da miopia verde à catarse do pó preto
title_fullStr O entorno da VALE S.A. na perspectiva do direito à cidade: da miopia verde à catarse do pó preto
title_full_unstemmed O entorno da VALE S.A. na perspectiva do direito à cidade: da miopia verde à catarse do pó preto
title_sort O entorno da VALE S.A. na perspectiva do direito à cidade: da miopia verde à catarse do pó preto
author Frois, Israel David Oliveira
author_facet Frois, Israel David Oliveira
Della Fonte, Sandra Soares
author_role author
author2 Della Fonte, Sandra Soares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frois, Israel David Oliveira
Della Fonte, Sandra Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental Crítica
Pó Preto
Formação de Professores.
topic Educação Ambiental Crítica
Pó Preto
Formação de Professores.
description Tem-se como objeto de estudo o entorno da empresa Vale S.A., com destaque ao extremo norte da praia de Camburi em Vitória (ES). Buscou-se problematizar e criticar as dinâmicas ambientais da Vale S.A., em especial no que tange à emissão do “pó preto”. Essa problematização serviu de subsídio para a formação de professores, orientada pelos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica, e promovida pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) via o curso de extensão: “Educação na cidade: estudos sobre o processo de modernização de Vitória. A metodologia da nossa pesquisa apresenta um caráter um teórico-empírico e contou com dois momentos. No primeiro, tratou de analisar o entorno da empresa sob a luz do referencial teórico, vinculado às concepções marxistas de direito à cidade, de educação na cidade e de ecologia. No segundo, o foco voltou-se para o curso de extensão caracterizando uma pesquisa intervenção com ações colaborativas por meio de curso de formação continuada de professores. Nesse momento, os docentes participantes validaram e contribuíram com a reformulação do produto educativo elaborado. A avaliação dos cursistas revelou o elevado grau de satisfação quanto a metodologia, os conteúdos desenvolvidos e a criticidade do curso e, também, expressaram suas inspirações e possibilidades catárticas provocadas pela formação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9336
10.14295/remea.v36i3.9336
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9336
identifier_str_mv 10.14295/remea.v36i3.9336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9336/6291
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 3 (2019); 119-140
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786839891968