Desenvolvimento, educação e sustentabilidade: questões emergentes e desafiadorasDevelopment, education and sustainability: emerging and challenging issuesDesarrollo, educación y sostenibilidad: cuestiones emergentes y desafiantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Freitas Reis, Marlene Barbosa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Britto Pereira Lima, Daniela da Costa, Desiderio, Mônica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7855
Resumo: O texto apresenta reflexões teóricas sobre a relação entre desenvolvimento, educação, sustentabilidade e o redimensionamento dos conceitos decorrentes das transformações ocorridas após a segunda guerra mundial, das quais modificaram o modo de pensamento em relação ao desenvolvimento e, por conseguinte, o modelo de crescimento econômico. Estes novos paradigmas incitaram mudanças em todos os campos da sociedade: econômico, político, social, ambiental e, principalmente, educacional. Finaliza-se as reflexões concluindo que é necessária a articulação entre meio ambiente, relações sociais, educação e desenvolvimento, reconhecendo a interdependência entre os seres e da complexa teia de relações entre eles. Requer pensar uma educação ancorada “na” e “para” a sustentabilidade. This paper presents theoretical reflections on the relationship between development, education, sustainability and resizing the concepts arising from transformations that occurred after World War II, which changed, substantially the mode of development and the economic growth model. These new paradigms urged changes in all fields of society: economic, political, social, environmental, and especially education. Ends up the reflections concluding that it is necessary the articulation between the environment, social relations, education and development, recognizing the interdependence between human beings and complex web of relationships between them. Requires thinking a docked education "in" and "to" sustainability. Este artículo presenta reflexiones teóricas sobre la relación entre el desarrollo, la educación, la sostenibilidad y el cambio de tamaño de los conceptos derivados de los cambios que se produjeron después de la Segunda Guerra Mundial, que cambió sustancialmente la forma de pensar en relación con el desarrollo. Estos nuevos paradigmas instaron a los cambios en todos los ámbitos de la sociedad: económicos, políticos, sociales, ambientales y de educación especial. Termina las reflexiones que concluyen que es necesario la articulación entre el medio ambiente, las relaciones sociales, la educación y el desarrollo, reconociendo la interdependencia entre los seres humanos y la compleja red de relaciones entre ellos. Requiere pensar una educación atracado "en" y "para" la sostenibilidad.
id FURG-9_0ba40252c6f00c2a77c6e6398dab7448
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7855
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento, educação e sustentabilidade: questões emergentes e desafiadorasDevelopment, education and sustainability: emerging and challenging issuesDesarrollo, educación y sostenibilidad: cuestiones emergentes y desafiantesDesenvolvimento. Sustentabilidade. Educação.O texto apresenta reflexões teóricas sobre a relação entre desenvolvimento, educação, sustentabilidade e o redimensionamento dos conceitos decorrentes das transformações ocorridas após a segunda guerra mundial, das quais modificaram o modo de pensamento em relação ao desenvolvimento e, por conseguinte, o modelo de crescimento econômico. Estes novos paradigmas incitaram mudanças em todos os campos da sociedade: econômico, político, social, ambiental e, principalmente, educacional. Finaliza-se as reflexões concluindo que é necessária a articulação entre meio ambiente, relações sociais, educação e desenvolvimento, reconhecendo a interdependência entre os seres e da complexa teia de relações entre eles. Requer pensar uma educação ancorada “na” e “para” a sustentabilidade. This paper presents theoretical reflections on the relationship between development, education, sustainability and resizing the concepts arising from transformations that occurred after World War II, which changed, substantially the mode of development and the economic growth model. These new paradigms urged changes in all fields of society: economic, political, social, environmental, and especially education. Ends up the reflections concluding that it is necessary the articulation between the environment, social relations, education and development, recognizing the interdependence between human beings and complex web of relationships between them. Requires thinking a docked education "in" and "to" sustainability. Este artículo presenta reflexiones teóricas sobre la relación entre el desarrollo, la educación, la sostenibilidad y el cambio de tamaño de los conceptos derivados de los cambios que se produjeron después de la Segunda Guerra Mundial, que cambió sustancialmente la forma de pensar en relación con el desarrollo. Estos nuevos paradigmas instaron a los cambios en todos los ámbitos de la sociedad: económicos, políticos, sociales, ambientales y de educación especial. Termina las reflexiones que concluyen que es necesario la articulación entre el medio ambiente, las relaciones sociales, la educación y el desarrollo, reconociendo la interdependencia entre los seres humanos y la compleja red de relaciones entre ellos. Requiere pensar una educación atracado "en" y "para" la sostenibilidad.Lepidus2018-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/785510.14295/remea.v35i3.7855REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 3 (2018); 4-221517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/7855/5537Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Freitas Reis, Marlene BarbosaBritto Pereira Lima, Daniela da CostaDesiderio, Mônica2018-12-20T17:28:08Zoai:periodicos.furg.br:article/7855Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-12-20T17:28:08Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento, educação e sustentabilidade: questões emergentes e desafiadorasDevelopment, education and sustainability: emerging and challenging issuesDesarrollo, educación y sostenibilidad: cuestiones emergentes y desafiantes
title Desenvolvimento, educação e sustentabilidade: questões emergentes e desafiadorasDevelopment, education and sustainability: emerging and challenging issuesDesarrollo, educación y sostenibilidad: cuestiones emergentes y desafiantes
spellingShingle Desenvolvimento, educação e sustentabilidade: questões emergentes e desafiadorasDevelopment, education and sustainability: emerging and challenging issuesDesarrollo, educación y sostenibilidad: cuestiones emergentes y desafiantes
de Freitas Reis, Marlene Barbosa
Desenvolvimento. Sustentabilidade. Educação.
title_short Desenvolvimento, educação e sustentabilidade: questões emergentes e desafiadorasDevelopment, education and sustainability: emerging and challenging issuesDesarrollo, educación y sostenibilidad: cuestiones emergentes y desafiantes
title_full Desenvolvimento, educação e sustentabilidade: questões emergentes e desafiadorasDevelopment, education and sustainability: emerging and challenging issuesDesarrollo, educación y sostenibilidad: cuestiones emergentes y desafiantes
title_fullStr Desenvolvimento, educação e sustentabilidade: questões emergentes e desafiadorasDevelopment, education and sustainability: emerging and challenging issuesDesarrollo, educación y sostenibilidad: cuestiones emergentes y desafiantes
title_full_unstemmed Desenvolvimento, educação e sustentabilidade: questões emergentes e desafiadorasDevelopment, education and sustainability: emerging and challenging issuesDesarrollo, educación y sostenibilidad: cuestiones emergentes y desafiantes
title_sort Desenvolvimento, educação e sustentabilidade: questões emergentes e desafiadorasDevelopment, education and sustainability: emerging and challenging issuesDesarrollo, educación y sostenibilidad: cuestiones emergentes y desafiantes
author de Freitas Reis, Marlene Barbosa
author_facet de Freitas Reis, Marlene Barbosa
Britto Pereira Lima, Daniela da Costa
Desiderio, Mônica
author_role author
author2 Britto Pereira Lima, Daniela da Costa
Desiderio, Mônica
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Freitas Reis, Marlene Barbosa
Britto Pereira Lima, Daniela da Costa
Desiderio, Mônica
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento. Sustentabilidade. Educação.
topic Desenvolvimento. Sustentabilidade. Educação.
description O texto apresenta reflexões teóricas sobre a relação entre desenvolvimento, educação, sustentabilidade e o redimensionamento dos conceitos decorrentes das transformações ocorridas após a segunda guerra mundial, das quais modificaram o modo de pensamento em relação ao desenvolvimento e, por conseguinte, o modelo de crescimento econômico. Estes novos paradigmas incitaram mudanças em todos os campos da sociedade: econômico, político, social, ambiental e, principalmente, educacional. Finaliza-se as reflexões concluindo que é necessária a articulação entre meio ambiente, relações sociais, educação e desenvolvimento, reconhecendo a interdependência entre os seres e da complexa teia de relações entre eles. Requer pensar uma educação ancorada “na” e “para” a sustentabilidade. This paper presents theoretical reflections on the relationship between development, education, sustainability and resizing the concepts arising from transformations that occurred after World War II, which changed, substantially the mode of development and the economic growth model. These new paradigms urged changes in all fields of society: economic, political, social, environmental, and especially education. Ends up the reflections concluding that it is necessary the articulation between the environment, social relations, education and development, recognizing the interdependence between human beings and complex web of relationships between them. Requires thinking a docked education "in" and "to" sustainability. Este artículo presenta reflexiones teóricas sobre la relación entre el desarrollo, la educación, la sostenibilidad y el cambio de tamaño de los conceptos derivados de los cambios que se produjeron después de la Segunda Guerra Mundial, que cambió sustancialmente la forma de pensar en relación con el desarrollo. Estos nuevos paradigmas instaron a los cambios en todos los ámbitos de la sociedad: económicos, políticos, sociales, ambientales y de educación especial. Termina las reflexiones que concluyen que es necesario la articulación entre el medio ambiente, las relaciones sociales, la educación y el desarrollo, reconociendo la interdependencia entre los seres humanos y la compleja red de relaciones entre ellos. Requiere pensar una educación atracado "en" y "para" la sostenibilidad.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7855
10.14295/remea.v35i3.7855
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7855
identifier_str_mv 10.14295/remea.v35i3.7855
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7855/5537
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 3 (2018); 4-22
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786178240512