REFLEXÕES SOBRE O CONSUMO SUSTENTÁVEL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Janielly Carvalho
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Velho, Luiz Felipe Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2868
Resumo: Ao longo dos últimos séculos, as populações humanas modificaram profundamente seu padrão de consumo, usufruindo dos recursos naturais de forma irracional, predatória e perdulária. Essa mudança nos conduziu à atual crise ambiental que enfrentamos hoje. Como resposta, surgiram as propostas de mudança das práticas de consumo pautadas no uso racional dos recursos, no respeito ao semelhante das presentes e das futuras gerações, na mudança tecnológica e na transformação do cenário político. O presente estudo discute o desenvolvimento das pesquisas mundiais sobre o consumo sustentável, identifica as principais práticas propostas pelo Brasil e ainda debate o papel da Educação Ambiental frente essa nova temática ambiental. Os resultados mostraram que após três décadas de pesquisa existem poucos estudos a respeito, especialmente no Brasil. Observamos muitas iniciativas de consumo sustentável, porém, todas pontuais, desconexas e desenvolvidas sem a efetiva participação popular. Frente a esse cenário desafiador, a Educação Ambiental tem importante papel na criação de espaços de discussão entre Estado e sociedade, bem como despertar nos indivíduos, a consciência crítica e reflexiva sobre a necessidade inadiável de mudança individual e coletiva.
id FURG-9_1182a62f6961b0ced12c1819bbdaaa10
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/2868
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling REFLEXÕES SOBRE O CONSUMO SUSTENTÁVELConsumo SustentávelCienciometriaEducação AmbientalPolítica PúblicaAo longo dos últimos séculos, as populações humanas modificaram profundamente seu padrão de consumo, usufruindo dos recursos naturais de forma irracional, predatória e perdulária. Essa mudança nos conduziu à atual crise ambiental que enfrentamos hoje. Como resposta, surgiram as propostas de mudança das práticas de consumo pautadas no uso racional dos recursos, no respeito ao semelhante das presentes e das futuras gerações, na mudança tecnológica e na transformação do cenário político. O presente estudo discute o desenvolvimento das pesquisas mundiais sobre o consumo sustentável, identifica as principais práticas propostas pelo Brasil e ainda debate o papel da Educação Ambiental frente essa nova temática ambiental. Os resultados mostraram que após três décadas de pesquisa existem poucos estudos a respeito, especialmente no Brasil. Observamos muitas iniciativas de consumo sustentável, porém, todas pontuais, desconexas e desenvolvidas sem a efetiva participação popular. Frente a esse cenário desafiador, a Educação Ambiental tem importante papel na criação de espaços de discussão entre Estado e sociedade, bem como despertar nos indivíduos, a consciência crítica e reflexiva sobre a necessidade inadiável de mudança individual e coletiva.Lepidus2012-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/286810.14295/remea.v29i0.2868REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 29 (2012): Volume 29: julho a dezembro de 20121517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/2868/1894https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2868/7994Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCamargo, Janielly CarvalhoVelho, Luiz Felipe Machado2020-08-14T19:58:07Zoai:periodicos.furg.br:article/2868Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:07Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv REFLEXÕES SOBRE O CONSUMO SUSTENTÁVEL
title REFLEXÕES SOBRE O CONSUMO SUSTENTÁVEL
spellingShingle REFLEXÕES SOBRE O CONSUMO SUSTENTÁVEL
Camargo, Janielly Carvalho
Consumo Sustentável
Cienciometria
Educação Ambiental
Política Pública
title_short REFLEXÕES SOBRE O CONSUMO SUSTENTÁVEL
title_full REFLEXÕES SOBRE O CONSUMO SUSTENTÁVEL
title_fullStr REFLEXÕES SOBRE O CONSUMO SUSTENTÁVEL
title_full_unstemmed REFLEXÕES SOBRE O CONSUMO SUSTENTÁVEL
title_sort REFLEXÕES SOBRE O CONSUMO SUSTENTÁVEL
author Camargo, Janielly Carvalho
author_facet Camargo, Janielly Carvalho
Velho, Luiz Felipe Machado
author_role author
author2 Velho, Luiz Felipe Machado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Janielly Carvalho
Velho, Luiz Felipe Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo Sustentável
Cienciometria
Educação Ambiental
Política Pública
topic Consumo Sustentável
Cienciometria
Educação Ambiental
Política Pública
description Ao longo dos últimos séculos, as populações humanas modificaram profundamente seu padrão de consumo, usufruindo dos recursos naturais de forma irracional, predatória e perdulária. Essa mudança nos conduziu à atual crise ambiental que enfrentamos hoje. Como resposta, surgiram as propostas de mudança das práticas de consumo pautadas no uso racional dos recursos, no respeito ao semelhante das presentes e das futuras gerações, na mudança tecnológica e na transformação do cenário político. O presente estudo discute o desenvolvimento das pesquisas mundiais sobre o consumo sustentável, identifica as principais práticas propostas pelo Brasil e ainda debate o papel da Educação Ambiental frente essa nova temática ambiental. Os resultados mostraram que após três décadas de pesquisa existem poucos estudos a respeito, especialmente no Brasil. Observamos muitas iniciativas de consumo sustentável, porém, todas pontuais, desconexas e desenvolvidas sem a efetiva participação popular. Frente a esse cenário desafiador, a Educação Ambiental tem importante papel na criação de espaços de discussão entre Estado e sociedade, bem como despertar nos indivíduos, a consciência crítica e reflexiva sobre a necessidade inadiável de mudança individual e coletiva.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2868
10.14295/remea.v29i0.2868
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2868
identifier_str_mv 10.14295/remea.v29i0.2868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2868/1894
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2868/7994
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 29 (2012): Volume 29: julho a dezembro de 2012
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041781905293312