A crise climática, a onda conservadora e a Educação Ambiental: desafios e alternativas aos novos contextos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7141 |
Resumo: | O presente ensaio objetivou discutir questões globais prevalentes na contemporaneidade, como elas afetam o ambiente e a educação ambiental e que alternativas educadores e ambientalistas dispõem para responder a tais ameaças. Elegeu como questões globais a crise climática, a globalização neoliberal e a aceleração temporal da história. Para cumprir seu objetivo dialoga com a literatura que envolve os problemas considerados, com a Ecologia Política, o Pensamento da Complexidade e a Educação Ambiental Crítica. Conclui que, apesar dos desafios, os educadores ambientais têm recursos político-pedagógicos para resistir que passam pela mobilização da sociedade civil, pela redemocratização do Estado e pela promoção da participação social. Pedagogicamente é possível cultivar uma educação autonomista que se relacione com o mundo extraescolar e com o exercício da pedagogia de projetos. The present essay aimed to discuss global issues raised in contemporaneity, how they affects the environment and environmental education and what alternatives educators and environmentalists have to answer to such threats. As global issues, the study chose the climate crisis, neoliberal globalization and historical time acceleration. To achieve this objective it dialogues with fields of knowledge involved, with Political ecology, Complexity theory and Critical environmental education. It concludes that, despite the challenges, environmental educators have political pedagogical resources to resist such as mobilizing civil society, redemocratization of the State and the promotion of social participation. Pedagogically, it is possible to cultivate an autonomist education that relates to non-school world and with the exercise of project-based learning. |
id |
FURG-9_1bbaaef8305bd0b4e20d2ebd0846cb60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/7141 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A crise climática, a onda conservadora e a Educação Ambiental: desafios e alternativas aos novos contextosQuestões globaisMeio ambienteEducação AmbientalO presente ensaio objetivou discutir questões globais prevalentes na contemporaneidade, como elas afetam o ambiente e a educação ambiental e que alternativas educadores e ambientalistas dispõem para responder a tais ameaças. Elegeu como questões globais a crise climática, a globalização neoliberal e a aceleração temporal da história. Para cumprir seu objetivo dialoga com a literatura que envolve os problemas considerados, com a Ecologia Política, o Pensamento da Complexidade e a Educação Ambiental Crítica. Conclui que, apesar dos desafios, os educadores ambientais têm recursos político-pedagógicos para resistir que passam pela mobilização da sociedade civil, pela redemocratização do Estado e pela promoção da participação social. Pedagogicamente é possível cultivar uma educação autonomista que se relacione com o mundo extraescolar e com o exercício da pedagogia de projetos. The present essay aimed to discuss global issues raised in contemporaneity, how they affects the environment and environmental education and what alternatives educators and environmentalists have to answer to such threats. As global issues, the study chose the climate crisis, neoliberal globalization and historical time acceleration. To achieve this objective it dialogues with fields of knowledge involved, with Political ecology, Complexity theory and Critical environmental education. It concludes that, despite the challenges, environmental educators have political pedagogical resources to resist such as mobilizing civil society, redemocratization of the State and the promotion of social participation. Pedagogically, it is possible to cultivate an autonomist education that relates to non-school world and with the exercise of project-based learning.Lepidus2017-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/714110.14295/remea.v0i0.7141REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2017: Edição especial: XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental (EPEA); 40-541517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/7141/4770Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Gustavo Ferreira da Costa2018-03-21T00:30:16Zoai:periodicos.furg.br:article/7141Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-03-21T00:30:16Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A crise climática, a onda conservadora e a Educação Ambiental: desafios e alternativas aos novos contextos |
title |
A crise climática, a onda conservadora e a Educação Ambiental: desafios e alternativas aos novos contextos |
spellingShingle |
A crise climática, a onda conservadora e a Educação Ambiental: desafios e alternativas aos novos contextos Lima, Gustavo Ferreira da Costa Questões globais Meio ambiente Educação Ambiental |
title_short |
A crise climática, a onda conservadora e a Educação Ambiental: desafios e alternativas aos novos contextos |
title_full |
A crise climática, a onda conservadora e a Educação Ambiental: desafios e alternativas aos novos contextos |
title_fullStr |
A crise climática, a onda conservadora e a Educação Ambiental: desafios e alternativas aos novos contextos |
title_full_unstemmed |
A crise climática, a onda conservadora e a Educação Ambiental: desafios e alternativas aos novos contextos |
title_sort |
A crise climática, a onda conservadora e a Educação Ambiental: desafios e alternativas aos novos contextos |
author |
Lima, Gustavo Ferreira da Costa |
author_facet |
Lima, Gustavo Ferreira da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Gustavo Ferreira da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Questões globais Meio ambiente Educação Ambiental |
topic |
Questões globais Meio ambiente Educação Ambiental |
description |
O presente ensaio objetivou discutir questões globais prevalentes na contemporaneidade, como elas afetam o ambiente e a educação ambiental e que alternativas educadores e ambientalistas dispõem para responder a tais ameaças. Elegeu como questões globais a crise climática, a globalização neoliberal e a aceleração temporal da história. Para cumprir seu objetivo dialoga com a literatura que envolve os problemas considerados, com a Ecologia Política, o Pensamento da Complexidade e a Educação Ambiental Crítica. Conclui que, apesar dos desafios, os educadores ambientais têm recursos político-pedagógicos para resistir que passam pela mobilização da sociedade civil, pela redemocratização do Estado e pela promoção da participação social. Pedagogicamente é possível cultivar uma educação autonomista que se relacione com o mundo extraescolar e com o exercício da pedagogia de projetos. The present essay aimed to discuss global issues raised in contemporaneity, how they affects the environment and environmental education and what alternatives educators and environmentalists have to answer to such threats. As global issues, the study chose the climate crisis, neoliberal globalization and historical time acceleration. To achieve this objective it dialogues with fields of knowledge involved, with Political ecology, Complexity theory and Critical environmental education. It concludes that, despite the challenges, environmental educators have political pedagogical resources to resist such as mobilizing civil society, redemocratization of the State and the promotion of social participation. Pedagogically, it is possible to cultivate an autonomist education that relates to non-school world and with the exercise of project-based learning. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7141 10.14295/remea.v0i0.7141 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7141 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v0i0.7141 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7141/4770 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2017: Edição especial: XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental (EPEA); 40-54 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041785963282432 |