COMPLEXIDADE E A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS NO ENSINO E PESQUISA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Arion de Castro Kurtz dos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2853
Resumo: O artigo, tendo como ênfase as visões de Checkland (1981) e Gell-Mann (1996), contextualiza o que se entende por complexidade dentro da Ciência. Mostra como a complexidade pode ser tratada com a utilização de ferramentas computacionais, enfatizando o uso da ferramenta STELLA (Wallis, J., Chichakly, K., Peters S., & Richmond B., 1985, 1987, 1988, 1990-98, 2000, 2001) e em particular a possibilidade de uso dos simuladores no ensino e pesquisa em Educação. Discute a complexidade de comportamentos dinâmicos, obtida a partir de estruturas dinâmicas simples, onde são tratados os casos do caos na equação logística e do atrator de Lorenz. Finalmente, discute a complexidade estrutural do modelo MUNDO3 (Meadows, 1974) e a possibilidade de obtenção de comportamentos dinâmicos simples e complexos tendo como base uma estrutura dinâmica considerada complexa.
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