A sociopoética como método para pesquisa qualitativa em Educação Ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Treptow Marques, Maria Cristina
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Martin Gentini, Alfredo Guillermo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4566
Resumo: Este artigo, através de uma revisão bibliográfica, busca o conhecimento e a compreensão de algumas características essenciais do método sociopoético em pesquisas qualitativas, o que consiste em um excelente dispositivo para ser utilizado em Educação Ambiental. Como um campo epistemológico e político em construção, a Educação Ambiental na contemporaneidade dialoga com diversos sentidos e significados, configurando um espaço para outros métodos científicos. A sociopoética possui um devir revolucionário, pois traz uma outra linguagem na multiplicidade de metodologias de pesquisa. Provoca reflexões sobre o papel do pesquisador e a relação com os sujeitos envolvidos, além de re-pensar a busca de ferramentas que expressem outras maneiras de comunicação e produção de dados. Intenta traçar uma linha de fuga por seu caráter ousado e inseguro, em que o pesquisador foge de seu ímpeto enquanto “proprietário” dos discursos, das análises e da divulgação para formar uma pesquisa com o coletivo, o que resulta na elaboração de confetos – conceito e afeto - emergidos e criados pelo grupo-pesquisador.
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