Representações sociais de ambiente de professores, funcionários e alunos numa escola privada de Pitanga – PR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7304 |
Resumo: | A presença da Educação Ambiental (EA) no âmbito formal tem acontecido por meio de intervenções como palestras, oficinas e atividades de sensibilização. Essa pesquisa ocorreu num colégio de Pitanga (Paraná) em 2014 e visou investigar, a concepção de meio ambiente, EA e a percepção dos sujeitos sobre a presença da EA na vida escolar e pessoal. Adotou-se os preceitos da abordagem qualitativa e os sujeitos da pesquisa foram professores, funcionários e alunos do colégio. Os resultados revelaram que a concepção de ambiente naturalista predomina no grupo de professores e alunos. No que se refere à concepção de EA, professores e alunos a associaram a gestão de recurso, necessitando de uma maior criticidade. Por outro lado, os resultados obtidos junto aos funcionários evidenciaram concepções socioambientais da EA. Esses resultados podem servir de base para o planejamento das ações a serem implantadas nos estabelecimentos escolares. The presence of Environmental Education (EA) in the formal environment has been through interventions such as lectures, workshops and awareness activities. This research was carried out at a school in Pitanga (Paraná) in 2014 and aimed to investigate the conception of the environment, EA and the subjects' perception of the presence of EE in school and personal life. The precepts of the qualitative approach were adopted and the subjects of the research were teachers, employees and students of the college. The results revealed that the naturalist conception predominates in the group of teachers and students. With regard to the conception of EE, teachers and students associated it with resource management, requiring a greater criticality. On the other hand, the results obtained from the employees showed socioenvironmental conceptions of EE. These results can serve as a basis for planning the actions to be implemented in schools. La presencia de la Educación Ambiental (EA) en el ámbito formal ha ocurrido por medio de intervenciones como conferencias, talleres y actividades de sensibilización. Esta investigación se produjo en un colegio de Pitanga (Paraná) en 2014 y tuvo como objetivo investigar, la concepción del medio ambiente, la EA y la percepción de los sujetos sobre la presencia de la EA en la vida escolar y personal. Se adoptaron los preceptos del enfoque cualitativo y los sujetos de la investigación fueron profesores, funcionarios y alumnos del colegio. Los resultados revelaron que la concepción del ambiente naturalista predomina en el grupo de profesores y alumnos. En lo que se refiere a la concepción de EA, profesores y alumnos la asociaron a la gestión de recursos, necesitando una mayor criticidad. Por otro lado, los resultados obtenidos en los empleados evidenciaron concepciones socioambientales de la EA. Estos resultados pueden servir de base para la planificación de las acciones a ser implantadas en los establecimientos escolares. |
id |
FURG-9_1ff41e801f941aa10ee9f3da8730ab7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/7304 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Representações sociais de ambiente de professores, funcionários e alunos numa escola privada de Pitanga – PRrepresentações sociaiseducação ambientalmeio ambiente.A presença da Educação Ambiental (EA) no âmbito formal tem acontecido por meio de intervenções como palestras, oficinas e atividades de sensibilização. Essa pesquisa ocorreu num colégio de Pitanga (Paraná) em 2014 e visou investigar, a concepção de meio ambiente, EA e a percepção dos sujeitos sobre a presença da EA na vida escolar e pessoal. Adotou-se os preceitos da abordagem qualitativa e os sujeitos da pesquisa foram professores, funcionários e alunos do colégio. Os resultados revelaram que a concepção de ambiente naturalista predomina no grupo de professores e alunos. No que se refere à concepção de EA, professores e alunos a associaram a gestão de recurso, necessitando de uma maior criticidade. Por outro lado, os resultados obtidos junto aos funcionários evidenciaram concepções socioambientais da EA. Esses resultados podem servir de base para o planejamento das ações a serem implantadas nos estabelecimentos escolares. The presence of Environmental Education (EA) in the formal environment has been through interventions such as lectures, workshops and awareness activities. This research was carried out at a school in Pitanga (Paraná) in 2014 and aimed to investigate the conception of the environment, EA and the subjects' perception of the presence of EE in school and personal life. The precepts of the qualitative approach were adopted and the subjects of the research were teachers, employees and students of the college. The results revealed that the naturalist conception predominates in the group of teachers and students. With regard to the conception of EE, teachers and students associated it with resource management, requiring a greater criticality. On the other hand, the results obtained from the employees showed socioenvironmental conceptions of EE. These results can serve as a basis for planning the actions to be implemented in schools. La presencia de la Educación Ambiental (EA) en el ámbito formal ha ocurrido por medio de intervenciones como conferencias, talleres y actividades de sensibilización. Esta investigación se produjo en un colegio de Pitanga (Paraná) en 2014 y tuvo como objetivo investigar, la concepción del medio ambiente, la EA y la percepción de los sujetos sobre la presencia de la EA en la vida escolar y personal. Se adoptaron los preceptos del enfoque cualitativo y los sujetos de la investigación fueron profesores, funcionarios y alumnos del colegio. Los resultados revelaron que la concepción del ambiente naturalista predomina en el grupo de profesores y alumnos. En lo que se refiere a la concepción de EA, profesores y alumnos la asociaron a la gestión de recursos, necesitando una mayor criticidad. Por otro lado, los resultados obtenidos en los empleados evidenciaron concepciones socioambientales de la EA. Estos resultados pueden servir de base para la planificación de las acciones a ser implantadas en los establecimientos escolares.Lepidus2017-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/730410.14295/remea.v0i0.7304REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2017: Edição especial: XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental (EPEA); 228-2421517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/7304/4780Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, MarcosMazurek, DanielKataoka, Adriana MassaêSuriani Affonso, Ana Lucia2018-03-21T00:47:01Zoai:periodicos.furg.br:article/7304Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-03-21T00:47:01Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações sociais de ambiente de professores, funcionários e alunos numa escola privada de Pitanga – PR |
title |
Representações sociais de ambiente de professores, funcionários e alunos numa escola privada de Pitanga – PR |
spellingShingle |
Representações sociais de ambiente de professores, funcionários e alunos numa escola privada de Pitanga – PR Freitas, Marcos representações sociais educação ambiental meio ambiente. |
title_short |
Representações sociais de ambiente de professores, funcionários e alunos numa escola privada de Pitanga – PR |
title_full |
Representações sociais de ambiente de professores, funcionários e alunos numa escola privada de Pitanga – PR |
title_fullStr |
Representações sociais de ambiente de professores, funcionários e alunos numa escola privada de Pitanga – PR |
title_full_unstemmed |
Representações sociais de ambiente de professores, funcionários e alunos numa escola privada de Pitanga – PR |
title_sort |
Representações sociais de ambiente de professores, funcionários e alunos numa escola privada de Pitanga – PR |
author |
Freitas, Marcos |
author_facet |
Freitas, Marcos Mazurek, Daniel Kataoka, Adriana Massaê Suriani Affonso, Ana Lucia |
author_role |
author |
author2 |
Mazurek, Daniel Kataoka, Adriana Massaê Suriani Affonso, Ana Lucia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Marcos Mazurek, Daniel Kataoka, Adriana Massaê Suriani Affonso, Ana Lucia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
representações sociais educação ambiental meio ambiente. |
topic |
representações sociais educação ambiental meio ambiente. |
description |
A presença da Educação Ambiental (EA) no âmbito formal tem acontecido por meio de intervenções como palestras, oficinas e atividades de sensibilização. Essa pesquisa ocorreu num colégio de Pitanga (Paraná) em 2014 e visou investigar, a concepção de meio ambiente, EA e a percepção dos sujeitos sobre a presença da EA na vida escolar e pessoal. Adotou-se os preceitos da abordagem qualitativa e os sujeitos da pesquisa foram professores, funcionários e alunos do colégio. Os resultados revelaram que a concepção de ambiente naturalista predomina no grupo de professores e alunos. No que se refere à concepção de EA, professores e alunos a associaram a gestão de recurso, necessitando de uma maior criticidade. Por outro lado, os resultados obtidos junto aos funcionários evidenciaram concepções socioambientais da EA. Esses resultados podem servir de base para o planejamento das ações a serem implantadas nos estabelecimentos escolares. The presence of Environmental Education (EA) in the formal environment has been through interventions such as lectures, workshops and awareness activities. This research was carried out at a school in Pitanga (Paraná) in 2014 and aimed to investigate the conception of the environment, EA and the subjects' perception of the presence of EE in school and personal life. The precepts of the qualitative approach were adopted and the subjects of the research were teachers, employees and students of the college. The results revealed that the naturalist conception predominates in the group of teachers and students. With regard to the conception of EE, teachers and students associated it with resource management, requiring a greater criticality. On the other hand, the results obtained from the employees showed socioenvironmental conceptions of EE. These results can serve as a basis for planning the actions to be implemented in schools. La presencia de la Educación Ambiental (EA) en el ámbito formal ha ocurrido por medio de intervenciones como conferencias, talleres y actividades de sensibilización. Esta investigación se produjo en un colegio de Pitanga (Paraná) en 2014 y tuvo como objetivo investigar, la concepción del medio ambiente, la EA y la percepción de los sujetos sobre la presencia de la EA en la vida escolar y personal. Se adoptaron los preceptos del enfoque cualitativo y los sujetos de la investigación fueron profesores, funcionarios y alumnos del colegio. Los resultados revelaron que la concepción del ambiente naturalista predomina en el grupo de profesores y alumnos. En lo que se refiere a la concepción de EA, profesores y alumnos la asociaron a la gestión de recursos, necesitando una mayor criticidad. Por otro lado, los resultados obtenidos en los empleados evidenciaron concepciones socioambientales de la EA. Estos resultados pueden servir de base para la planificación de las acciones a ser implantadas en los establecimientos escolares. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7304 10.14295/remea.v0i0.7304 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7304 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v0i0.7304 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7304/4780 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2017: Edição especial: XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental (EPEA); 228-242 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041786072334336 |