PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MULTIPLICADORAS DE SABERES SOBRE O AMBIENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Leandro Belinaso
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Zimmermann, Narjara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3187
Resumo: Na disciplina de “Estágio Supervisionado” de um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, organizou-se cursos desenvolvidos por estudantes da universidade e ministrados nos espaços de um Parque de proteção ambiental para alunos do ensino médio de uma escola pública. O desejo principal, ao propor os estágios com essa configuração, foi proporcionar aos estudantes-professores em formação a criação de um currículo que não fosse marcado, apenas, como escolar. Nesta direção, o artigo discute e analisa, a partir desse processo formativo, como articulou-se, às práticas pedagógicas desenvolvidas nos cursos, saberes advindos da mídia, das experiências cotidianas, das artes, da escola e da universidade. Indaga-se também os muitos modos de ver, de narrar e de se relacionar com o ambiente, que surgiram nas pedagogias praticadas através dos cursos. Conclui-se o artigo argumentando, a partir dos estudos culturais e dos estudos de currículo, que os saberes em jogo multiplicaram-se, ampliaram-se e potencializaram outros encontros entre os alunos e o Parque.
id FURG-9_1ff45322e12746ac94368cafbf2a458e
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3187
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MULTIPLICADORAS DE SABERES SOBRE O AMBIENTEFormação de ProfessoresEducação AmbientalEnsino de Biologia.Na disciplina de “Estágio Supervisionado” de um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, organizou-se cursos desenvolvidos por estudantes da universidade e ministrados nos espaços de um Parque de proteção ambiental para alunos do ensino médio de uma escola pública. O desejo principal, ao propor os estágios com essa configuração, foi proporcionar aos estudantes-professores em formação a criação de um currículo que não fosse marcado, apenas, como escolar. Nesta direção, o artigo discute e analisa, a partir desse processo formativo, como articulou-se, às práticas pedagógicas desenvolvidas nos cursos, saberes advindos da mídia, das experiências cotidianas, das artes, da escola e da universidade. Indaga-se também os muitos modos de ver, de narrar e de se relacionar com o ambiente, que surgiram nas pedagogias praticadas através dos cursos. Conclui-se o artigo argumentando, a partir dos estudos culturais e dos estudos de currículo, que os saberes em jogo multiplicaram-se, ampliaram-se e potencializaram outros encontros entre os alunos e o Parque.Lepidus2012-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/318710.14295/remea.v28i0.3187REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 28 (2012): Volume 28 : janeiro a junho de 20121517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3187/1851Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, Leandro BelinasoZimmermann, Narjara2020-08-14T19:58:17Zoai:periodicos.furg.br:article/3187Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:17Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MULTIPLICADORAS DE SABERES SOBRE O AMBIENTE
title PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MULTIPLICADORAS DE SABERES SOBRE O AMBIENTE
spellingShingle PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MULTIPLICADORAS DE SABERES SOBRE O AMBIENTE
Guimarães, Leandro Belinaso
Formação de Professores
Educação Ambiental
Ensino de Biologia.
title_short PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MULTIPLICADORAS DE SABERES SOBRE O AMBIENTE
title_full PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MULTIPLICADORAS DE SABERES SOBRE O AMBIENTE
title_fullStr PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MULTIPLICADORAS DE SABERES SOBRE O AMBIENTE
title_full_unstemmed PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MULTIPLICADORAS DE SABERES SOBRE O AMBIENTE
title_sort PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MULTIPLICADORAS DE SABERES SOBRE O AMBIENTE
author Guimarães, Leandro Belinaso
author_facet Guimarães, Leandro Belinaso
Zimmermann, Narjara
author_role author
author2 Zimmermann, Narjara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Leandro Belinaso
Zimmermann, Narjara
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Educação Ambiental
Ensino de Biologia.
topic Formação de Professores
Educação Ambiental
Ensino de Biologia.
description Na disciplina de “Estágio Supervisionado” de um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, organizou-se cursos desenvolvidos por estudantes da universidade e ministrados nos espaços de um Parque de proteção ambiental para alunos do ensino médio de uma escola pública. O desejo principal, ao propor os estágios com essa configuração, foi proporcionar aos estudantes-professores em formação a criação de um currículo que não fosse marcado, apenas, como escolar. Nesta direção, o artigo discute e analisa, a partir desse processo formativo, como articulou-se, às práticas pedagógicas desenvolvidas nos cursos, saberes advindos da mídia, das experiências cotidianas, das artes, da escola e da universidade. Indaga-se também os muitos modos de ver, de narrar e de se relacionar com o ambiente, que surgiram nas pedagogias praticadas através dos cursos. Conclui-se o artigo argumentando, a partir dos estudos culturais e dos estudos de currículo, que os saberes em jogo multiplicaram-se, ampliaram-se e potencializaram outros encontros entre os alunos e o Parque.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3187
10.14295/remea.v28i0.3187
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3187
identifier_str_mv 10.14295/remea.v28i0.3187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3187/1851
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 28 (2012): Volume 28 : janeiro a junho de 2012
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041782501933056