Formação de professores: concepções e práticas pedagógicas em educação ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
Texto Completo: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1049 |
Resumo: | A Educação Ambiental tem sido bastante enfatizada nos últimos tempos, devido aos acontecimentos desastrosos ocorrido pelo mundo, sendo o aquecimento global um dos temas mais discutido atualmente. O grande número de desastres ecológicos ocorridos por ações antrópicas, como por exemplo, poluiçõesde ruas e rios na cidade de Manaus-AM, resultado da má educação do homem, contribuiu para elaboração deste trabalho, com o intuito de descobrir, aonde está a falha que resulta nesta problemática.Com isso, o presente trabalho tem como objetivo investigar as concepções e práticas pedagógicas a respeito da Educação Ambiental dos professores formados em Licenciatura em Física, Matemática, Ciências Biológicas e Química, vinculados ao IFAM-CMC ministrando aulas para as licenciaturas da mesma instituição, assim como os referidos alunos das mesmas licenciaturas, desta referida Instituição. Foram utilizados para esta pesquisa, questionários semi-estruturados para obtenção dos dados acerca do perfil e das concepções sobre a Educação Ambiental, dos professores. Os questionários foram aplicados aos docentes ao acaso, e para os discentes foram escolhidos os que estavam regularmente matriculados da disciplina de Educação na Região Amazônica. O resultado demonstrou que a prática da Educação Ambiental de forma interdisciplinar, caracteriza-se muitas vezes como um grande desafio para muitos docentes, sendo as inúmeras justificativas para ausência da Educação ambiental nas salas de aula, como por exemplo: falta de tempo, pouco domínio sobre tema e / ou pouca relação entre a temática da Educação ambiental e as disciplinas específicas, com isso, comprovou-se que a Educação Ambiental não faz parte do cotidiano escolar de muitos professores, sendo que alguns docentes e discentes possuem uma visão simplificada e frágil do cerne da Educação Ambiental. Concluiu-se então que tanto dos docentes formados, e os que estão cursando a licenciatura precisam de uma maior aproximação com a Educação Ambiental, para que possam trabalhar esta temática em suas aulas, independentemente da disciplina. |
id |
IFAM-1_43a5314d4fba78579887a25da2e30a05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:4321/1049 |
network_acronym_str |
IFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de professores: concepções e práticas pedagógicas em educação ambientalBiologia - ensinoFormação de professoresEducação ambientalCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALA Educação Ambiental tem sido bastante enfatizada nos últimos tempos, devido aos acontecimentos desastrosos ocorrido pelo mundo, sendo o aquecimento global um dos temas mais discutido atualmente. O grande número de desastres ecológicos ocorridos por ações antrópicas, como por exemplo, poluiçõesde ruas e rios na cidade de Manaus-AM, resultado da má educação do homem, contribuiu para elaboração deste trabalho, com o intuito de descobrir, aonde está a falha que resulta nesta problemática.Com isso, o presente trabalho tem como objetivo investigar as concepções e práticas pedagógicas a respeito da Educação Ambiental dos professores formados em Licenciatura em Física, Matemática, Ciências Biológicas e Química, vinculados ao IFAM-CMC ministrando aulas para as licenciaturas da mesma instituição, assim como os referidos alunos das mesmas licenciaturas, desta referida Instituição. Foram utilizados para esta pesquisa, questionários semi-estruturados para obtenção dos dados acerca do perfil e das concepções sobre a Educação Ambiental, dos professores. Os questionários foram aplicados aos docentes ao acaso, e para os discentes foram escolhidos os que estavam regularmente matriculados da disciplina de Educação na Região Amazônica. O resultado demonstrou que a prática da Educação Ambiental de forma interdisciplinar, caracteriza-se muitas vezes como um grande desafio para muitos docentes, sendo as inúmeras justificativas para ausência da Educação ambiental nas salas de aula, como por exemplo: falta de tempo, pouco domínio sobre tema e / ou pouca relação entre a temática da Educação ambiental e as disciplinas específicas, com isso, comprovou-se que a Educação Ambiental não faz parte do cotidiano escolar de muitos professores, sendo que alguns docentes e discentes possuem uma visão simplificada e frágil do cerne da Educação Ambiental. Concluiu-se então que tanto dos docentes formados, e os que estão cursando a licenciatura precisam de uma maior aproximação com a Educação Ambiental, para que possam trabalhar esta temática em suas aulas, independentemente da disciplina.BrasilCampus Manaus CentroInstituto Federal do AmazonasIFAMLicenciatura em Ciências BiológicasInstituto Federal do AmazonasIFAMLicenciatura em Ciências BiológicasInstituto Federal do AmazonasIFAMLicenciatura em Ciências BiológicasSilva, Janari Rui Negreiros dahttp://lattes.cnpq.br/2785071645616428Silva, Janari Rui Negreiros dahttp://lattes.cnpq.br/2785071645616428Aguiar, Madalena Otavianohttp://lattes.cnpq.br/8123789811990668Ferreira, Danielle Cristina Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/3971794341049346Silva, Ingride Jarline Santos da2022-10-26T18:48:14Z2022-10-262022-10-26T18:48:14Z2017-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSILVA, Ingride Jarline Santos da. Formação de professores: concepções e práticas pedagógicas em educação ambiental. 2017. 51 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017.http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1049porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)instacron:IFAM2022-11-23T20:55:31Zoai:localhost:4321/1049Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifam.edu.br/oai/requestcgeb@ifam.edu.bropendoar:2022-11-23T20:55:31Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores: concepções e práticas pedagógicas em educação ambiental |
title |
Formação de professores: concepções e práticas pedagógicas em educação ambiental |
spellingShingle |
Formação de professores: concepções e práticas pedagógicas em educação ambiental Silva, Ingride Jarline Santos da Biologia - ensino Formação de professores Educação ambiental CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
title_short |
Formação de professores: concepções e práticas pedagógicas em educação ambiental |
title_full |
Formação de professores: concepções e práticas pedagógicas em educação ambiental |
title_fullStr |
Formação de professores: concepções e práticas pedagógicas em educação ambiental |
title_full_unstemmed |
Formação de professores: concepções e práticas pedagógicas em educação ambiental |
title_sort |
Formação de professores: concepções e práticas pedagógicas em educação ambiental |
author |
Silva, Ingride Jarline Santos da |
author_facet |
Silva, Ingride Jarline Santos da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Janari Rui Negreiros da http://lattes.cnpq.br/2785071645616428 Silva, Janari Rui Negreiros da http://lattes.cnpq.br/2785071645616428 Aguiar, Madalena Otaviano http://lattes.cnpq.br/8123789811990668 Ferreira, Danielle Cristina Oliveira http://lattes.cnpq.br/3971794341049346 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ingride Jarline Santos da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biologia - ensino Formação de professores Educação ambiental CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
topic |
Biologia - ensino Formação de professores Educação ambiental CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
description |
A Educação Ambiental tem sido bastante enfatizada nos últimos tempos, devido aos acontecimentos desastrosos ocorrido pelo mundo, sendo o aquecimento global um dos temas mais discutido atualmente. O grande número de desastres ecológicos ocorridos por ações antrópicas, como por exemplo, poluiçõesde ruas e rios na cidade de Manaus-AM, resultado da má educação do homem, contribuiu para elaboração deste trabalho, com o intuito de descobrir, aonde está a falha que resulta nesta problemática.Com isso, o presente trabalho tem como objetivo investigar as concepções e práticas pedagógicas a respeito da Educação Ambiental dos professores formados em Licenciatura em Física, Matemática, Ciências Biológicas e Química, vinculados ao IFAM-CMC ministrando aulas para as licenciaturas da mesma instituição, assim como os referidos alunos das mesmas licenciaturas, desta referida Instituição. Foram utilizados para esta pesquisa, questionários semi-estruturados para obtenção dos dados acerca do perfil e das concepções sobre a Educação Ambiental, dos professores. Os questionários foram aplicados aos docentes ao acaso, e para os discentes foram escolhidos os que estavam regularmente matriculados da disciplina de Educação na Região Amazônica. O resultado demonstrou que a prática da Educação Ambiental de forma interdisciplinar, caracteriza-se muitas vezes como um grande desafio para muitos docentes, sendo as inúmeras justificativas para ausência da Educação ambiental nas salas de aula, como por exemplo: falta de tempo, pouco domínio sobre tema e / ou pouca relação entre a temática da Educação ambiental e as disciplinas específicas, com isso, comprovou-se que a Educação Ambiental não faz parte do cotidiano escolar de muitos professores, sendo que alguns docentes e discentes possuem uma visão simplificada e frágil do cerne da Educação Ambiental. Concluiu-se então que tanto dos docentes formados, e os que estão cursando a licenciatura precisam de uma maior aproximação com a Educação Ambiental, para que possam trabalhar esta temática em suas aulas, independentemente da disciplina. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-14 2022-10-26T18:48:14Z 2022-10-26 2022-10-26T18:48:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Ingride Jarline Santos da. Formação de professores: concepções e práticas pedagógicas em educação ambiental. 2017. 51 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1049 |
identifier_str_mv |
SILVA, Ingride Jarline Santos da. Formação de professores: concepções e práticas pedagógicas em educação ambiental. 2017. 51 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017. |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1049 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Campus Manaus Centro Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Campus Manaus Centro Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM) instacron:IFAM |
instname_str |
Instituto Federal do Amazonas (IFAM) |
instacron_str |
IFAM |
institution |
IFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
collection |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
cgeb@ifam.edu.br |
_version_ |
1810022879337644032 |