EDUCAÇÃO PARA SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS E AMBIENTALMENTE JUSTAS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3387 |
Resumo: | A noção de sustentabilidade tem sido usada indiscriminadamente produzindo a falsa idéia de que há um consenso sob todos os discursos que acionam este conceito. Neste artigo destacamos os conflitos e as diferenças que tecem os nexos entre desenvolvimento sustentável, sustentabilidade, sociedades sustentáveis, prática sustentáveis entre outros usos do conceito buscando contribuir para aclarar o que seja sustentabilidade desde uma perspectiva socioambiental. Em síntese, vamos contrapor a visão de que o desenvolvimento é o foco da sustentabilidade à idéia de sociedade sustentável, onde o ambiente não é reduzido a um conjunto de recursos naturais escassos ameaçados pela sociedade. Assim se constrói a imagem de uma relação antagônica e excludente onde de um lado estaria a Natureza e do outro a Humanidade, a Cultura, as relações sociais. Em contraposição a essa visão, gostaríamos de trazer alguns elementos que permitem situar a relação entre meio ambiente e sustentabilidade no marco construção do espaço público enquanto palco para a ação cidadã. Neste cenário a sociedade civil e seus atores coletivos jogam um papel importante num modo ambiental e socialmente sustentável, de operar de forma mais simétrica as relações sociedade e natureza. |
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