Educação para o desenvolvimento sustentável ou sociedades sustentáveis?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novicki, Victor
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3535
Resumo: O alcance do desenvolvimento sustentável ou de sociedades sustentáveis exige adotar diferentes concepções de educação visando conquistar legitimidade junto à sociedade sobre o que produzir, para quem e como. Este trabalho objetiva analisar as concepções de educação defendidas em eventos internacionais, enfatizando as categorias ‘consciência’ e ‘participação’ como dimensões da práxis e indicadoras de uma Educação Ambiental emancipadora. Entendemos que três conferências (Estocolmo, Rio-92, Johannesburgo) objetivam obter consenso sobre a viabilidade do “capitalismo sustentável”, preconizando soluções de mercado e uma educação conservacionista e conservadora da sociedade de classes. De modo distinto, Tbilisi e o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis identificam nas relações sociais capitalistas o cerne das questões social e ambiental e defendem uma educação emancipadora que contribua para o Homem perceber-se e agir como produto e produtor do meio ambiente e da sociedade, o que pressupõe um “capitalismo democrático” como etapa para a construção de sociedades sustentáveis.
id UNB-32_fd1e10d0c88551871019ec7347d680d7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3535
network_acronym_str UNB-32
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Educação para o desenvolvimento sustentável ou sociedades sustentáveis?Educação ambiental;Desenvolvimento sustentável;Sociedades sustentáveis;Consciência ambiental;Participação socialO alcance do desenvolvimento sustentável ou de sociedades sustentáveis exige adotar diferentes concepções de educação visando conquistar legitimidade junto à sociedade sobre o que produzir, para quem e como. Este trabalho objetiva analisar as concepções de educação defendidas em eventos internacionais, enfatizando as categorias ‘consciência’ e ‘participação’ como dimensões da práxis e indicadoras de uma Educação Ambiental emancipadora. Entendemos que três conferências (Estocolmo, Rio-92, Johannesburgo) objetivam obter consenso sobre a viabilidade do “capitalismo sustentável”, preconizando soluções de mercado e uma educação conservacionista e conservadora da sociedade de classes. De modo distinto, Tbilisi e o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis identificam nas relações sociais capitalistas o cerne das questões social e ambiental e defendem uma educação emancipadora que contribua para o Homem perceber-se e agir como produto e produtor do meio ambiente e da sociedade, o que pressupõe um “capitalismo democrático” como etapa para a construção de sociedades sustentáveis.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2009-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/353510.26512/lc.v15i29.3535Linhas Críticas; Vol. 15 No. 29 (2009): Formação de Professores; Educação Ambiental; Novas Tecnologias; 215-232Linhas Críticas; Vol. 15 Núm. 29 (2009): Formação de Professores; Educação Ambiental; Novas Tecnologias; 215-232Linhas Crí­ticas; v. 15 n. 29 (2009): Formação de Professores; Educação Ambiental; Novas Tecnologias; 215-2321981-04311516-489610.26512/lc.v15i29reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3535/3223Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNovicki, Victor2022-09-09T16:26:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3535Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T16:26:37Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação para o desenvolvimento sustentável ou sociedades sustentáveis?
title Educação para o desenvolvimento sustentável ou sociedades sustentáveis?
spellingShingle Educação para o desenvolvimento sustentável ou sociedades sustentáveis?
Novicki, Victor
Educação ambiental;
Desenvolvimento sustentável;
Sociedades sustentáveis;
Consciência ambiental;
Participação social
title_short Educação para o desenvolvimento sustentável ou sociedades sustentáveis?
title_full Educação para o desenvolvimento sustentável ou sociedades sustentáveis?
title_fullStr Educação para o desenvolvimento sustentável ou sociedades sustentáveis?
title_full_unstemmed Educação para o desenvolvimento sustentável ou sociedades sustentáveis?
title_sort Educação para o desenvolvimento sustentável ou sociedades sustentáveis?
author Novicki, Victor
author_facet Novicki, Victor
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Novicki, Victor
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental;
Desenvolvimento sustentável;
Sociedades sustentáveis;
Consciência ambiental;
Participação social
topic Educação ambiental;
Desenvolvimento sustentável;
Sociedades sustentáveis;
Consciência ambiental;
Participação social
description O alcance do desenvolvimento sustentável ou de sociedades sustentáveis exige adotar diferentes concepções de educação visando conquistar legitimidade junto à sociedade sobre o que produzir, para quem e como. Este trabalho objetiva analisar as concepções de educação defendidas em eventos internacionais, enfatizando as categorias ‘consciência’ e ‘participação’ como dimensões da práxis e indicadoras de uma Educação Ambiental emancipadora. Entendemos que três conferências (Estocolmo, Rio-92, Johannesburgo) objetivam obter consenso sobre a viabilidade do “capitalismo sustentável”, preconizando soluções de mercado e uma educação conservacionista e conservadora da sociedade de classes. De modo distinto, Tbilisi e o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis identificam nas relações sociais capitalistas o cerne das questões social e ambiental e defendem uma educação emancipadora que contribua para o Homem perceber-se e agir como produto e produtor do meio ambiente e da sociedade, o que pressupõe um “capitalismo democrático” como etapa para a construção de sociedades sustentáveis.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3535
10.26512/lc.v15i29.3535
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3535
identifier_str_mv 10.26512/lc.v15i29.3535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3535/3223
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 15 No. 29 (2009): Formação de Professores; Educação Ambiental; Novas Tecnologias; 215-232
Linhas Críticas; Vol. 15 Núm. 29 (2009): Formação de Professores; Educação Ambiental; Novas Tecnologias; 215-232
Linhas Crí­ticas; v. 15 n. 29 (2009): Formação de Professores; Educação Ambiental; Novas Tecnologias; 215-232
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v15i29
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br
_version_ 1805309285409751040