A PEDAGOGIA DA COMPLEXIDADE E O ENSINO DE CONTEÚDOS ATITUDINAIS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2927 |
Resumo: | Nos PCNs/Temas Transversais para o ensino médio os conteúdos conceituais são considerados tão importantes quanto os conteúdos atitudinais e procedimentais. As atitudes na educação podem ser consideradas como causa e como efeito. Como causa da aprendizagem, as atitudes positivas e/ou negativas favorecem e/ou dificultam a aprendizagem e considerada como efeito, as atitudes podem ser educadas e aprendidas na escola. Há um consenso entre os pesquisadores que o ensino tradicional, centrado no professor e em fatos a serem memorizados, não é adequado para o ensino de atitudes que promovam a formação de um cidadão crítico e responsável. No caso do tema transversal Meio Ambiente, a educação tem o objetivo de formar alunos com uma visão múltipla, complexa e dinâmica do espaço, interrelacionando as partes com o todo, identificando e discutindo aspectos éticos e estéticos presentes nos objetos, paisagens e formas de expressão cultural. Diante desses objetivos tão amplos, interessou-nos a questão: Conteúdos atitudinais podem ser ensinados em educação ambiental? Neste trabalho, não temos a pretensão de responder a essa pergunta, mas de expor algumas idéias que possam ser úteis aos professores, nos apoiando na pedagogia da complexidade que emerge como um caminho possível. |
id |
FURG-9_208e3adf3acd60306e942f00f2b0da7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/2927 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A PEDAGOGIA DA COMPLEXIDADE E O ENSINO DE CONTEÚDOS ATITUDINAIS NA EDUCAÇÃO AMBIENTALPedagogia da ComplexidadeConteúdos AtitudinaisEducação AmbientalParâmetros Curriculares Nacionais.Nos PCNs/Temas Transversais para o ensino médio os conteúdos conceituais são considerados tão importantes quanto os conteúdos atitudinais e procedimentais. As atitudes na educação podem ser consideradas como causa e como efeito. Como causa da aprendizagem, as atitudes positivas e/ou negativas favorecem e/ou dificultam a aprendizagem e considerada como efeito, as atitudes podem ser educadas e aprendidas na escola. Há um consenso entre os pesquisadores que o ensino tradicional, centrado no professor e em fatos a serem memorizados, não é adequado para o ensino de atitudes que promovam a formação de um cidadão crítico e responsável. No caso do tema transversal Meio Ambiente, a educação tem o objetivo de formar alunos com uma visão múltipla, complexa e dinâmica do espaço, interrelacionando as partes com o todo, identificando e discutindo aspectos éticos e estéticos presentes nos objetos, paisagens e formas de expressão cultural. Diante desses objetivos tão amplos, interessou-nos a questão: Conteúdos atitudinais podem ser ensinados em educação ambiental? Neste trabalho, não temos a pretensão de responder a essa pergunta, mas de expor algumas idéias que possam ser úteis aos professores, nos apoiando na pedagogia da complexidade que emerge como um caminho possível.Lepidus2012-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/292710.14295/remea.v15i0.2927REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 15 (2005): Volume 15 : julho a dezembro de 20051517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/2927/1652Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessDiniz, Edna MariaTomazello, Maria Guiomar Carneiro2020-08-14T20:01:07Zoai:periodicos.furg.br:article/2927Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T20:01:07Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PEDAGOGIA DA COMPLEXIDADE E O ENSINO DE CONTEÚDOS ATITUDINAIS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title |
A PEDAGOGIA DA COMPLEXIDADE E O ENSINO DE CONTEÚDOS ATITUDINAIS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
spellingShingle |
A PEDAGOGIA DA COMPLEXIDADE E O ENSINO DE CONTEÚDOS ATITUDINAIS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Diniz, Edna Maria Pedagogia da Complexidade Conteúdos Atitudinais Educação Ambiental Parâmetros Curriculares Nacionais. |
title_short |
A PEDAGOGIA DA COMPLEXIDADE E O ENSINO DE CONTEÚDOS ATITUDINAIS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_full |
A PEDAGOGIA DA COMPLEXIDADE E O ENSINO DE CONTEÚDOS ATITUDINAIS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_fullStr |
A PEDAGOGIA DA COMPLEXIDADE E O ENSINO DE CONTEÚDOS ATITUDINAIS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_full_unstemmed |
A PEDAGOGIA DA COMPLEXIDADE E O ENSINO DE CONTEÚDOS ATITUDINAIS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_sort |
A PEDAGOGIA DA COMPLEXIDADE E O ENSINO DE CONTEÚDOS ATITUDINAIS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
author |
Diniz, Edna Maria |
author_facet |
Diniz, Edna Maria Tomazello, Maria Guiomar Carneiro |
author_role |
author |
author2 |
Tomazello, Maria Guiomar Carneiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diniz, Edna Maria Tomazello, Maria Guiomar Carneiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia da Complexidade Conteúdos Atitudinais Educação Ambiental Parâmetros Curriculares Nacionais. |
topic |
Pedagogia da Complexidade Conteúdos Atitudinais Educação Ambiental Parâmetros Curriculares Nacionais. |
description |
Nos PCNs/Temas Transversais para o ensino médio os conteúdos conceituais são considerados tão importantes quanto os conteúdos atitudinais e procedimentais. As atitudes na educação podem ser consideradas como causa e como efeito. Como causa da aprendizagem, as atitudes positivas e/ou negativas favorecem e/ou dificultam a aprendizagem e considerada como efeito, as atitudes podem ser educadas e aprendidas na escola. Há um consenso entre os pesquisadores que o ensino tradicional, centrado no professor e em fatos a serem memorizados, não é adequado para o ensino de atitudes que promovam a formação de um cidadão crítico e responsável. No caso do tema transversal Meio Ambiente, a educação tem o objetivo de formar alunos com uma visão múltipla, complexa e dinâmica do espaço, interrelacionando as partes com o todo, identificando e discutindo aspectos éticos e estéticos presentes nos objetos, paisagens e formas de expressão cultural. Diante desses objetivos tão amplos, interessou-nos a questão: Conteúdos atitudinais podem ser ensinados em educação ambiental? Neste trabalho, não temos a pretensão de responder a essa pergunta, mas de expor algumas idéias que possam ser úteis aos professores, nos apoiando na pedagogia da complexidade que emerge como um caminho possível. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2927 10.14295/remea.v15i0.2927 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2927 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v15i0.2927 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2927/1652 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 15 (2005): Volume 15 : julho a dezembro de 2005 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041781941993472 |