A PEDAGOGIA DA COMPLEXIDADE E O ENSINO DE CONTEÚDOS ATITUDINAIS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Edna Maria
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Tomazello, Maria Guiomar Carneiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
DOI: 10.14295/remea.v15i0.2927
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2927
Resumo: Nos PCNs/Temas Transversais para o ensino médio os conteúdos conceituais são considerados tão importantes quanto os conteúdos atitudinais e procedimentais. As atitudes na educação podem ser consideradas como causa e como efeito. Como causa da aprendizagem, as atitudes positivas e/ou negativas favorecem e/ou dificultam a aprendizagem e considerada como efeito, as atitudes podem ser educadas e aprendidas na escola. Há um consenso entre os pesquisadores que o ensino tradicional, centrado no professor e em fatos a serem memorizados, não é adequado para o ensino de atitudes que promovam a formação de um cidadão crítico e responsável. No caso do tema transversal Meio Ambiente, a educação tem o objetivo de formar alunos com uma visão múltipla, complexa e dinâmica do espaço, interrelacionando as partes com o todo, identificando e discutindo aspectos éticos e estéticos presentes nos objetos, paisagens e formas de expressão cultural. Diante desses objetivos tão amplos, interessou-nos a questão: Conteúdos atitudinais podem ser ensinados em educação ambiental? Neste trabalho, não temos a pretensão de responder a essa pergunta, mas de expor algumas idéias que possam ser úteis aos professores, nos apoiando na pedagogia da complexidade que emerge como um caminho possível.
id FURG-9_208e3adf3acd60306e942f00f2b0da7d
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/2927
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
spelling A PEDAGOGIA DA COMPLEXIDADE E O ENSINO DE CONTEÚDOS ATITUDINAIS NA EDUCAÇÃO AMBIENTALPedagogia da ComplexidadeConteúdos AtitudinaisEducação AmbientalParâmetros Curriculares Nacionais.Nos PCNs/Temas Transversais para o ensino médio os conteúdos conceituais são considerados tão importantes quanto os conteúdos atitudinais e procedimentais. As atitudes na educação podem ser consideradas como causa e como efeito. Como causa da aprendizagem, as atitudes positivas e/ou negativas favorecem e/ou dificultam a aprendizagem e considerada como efeito, as atitudes podem ser educadas e aprendidas na escola. Há um consenso entre os pesquisadores que o ensino tradicional, centrado no professor e em fatos a serem memorizados, não é adequado para o ensino de atitudes que promovam a formação de um cidadão crítico e responsável. No caso do tema transversal Meio Ambiente, a educação tem o objetivo de formar alunos com uma visão múltipla, complexa e dinâmica do espaço, interrelacionando as partes com o todo, identificando e discutindo aspectos éticos e estéticos presentes nos objetos, paisagens e formas de expressão cultural. Diante desses objetivos tão amplos, interessou-nos a questão: Conteúdos atitudinais podem ser ensinados em educação ambiental? Neste trabalho, não temos a pretensão de responder a essa pergunta, mas de expor algumas idéias que possam ser úteis aos professores, nos apoiando na pedagogia da complexidade que emerge como um caminho possível.Lepidus2012-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/292710.14295/remea.v15i0.2927REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 15 (2005): Volume 15 : julho a dezembro de 20051517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/2927/1652Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessDiniz, Edna MariaTomazello, Maria Guiomar Carneiro2020-08-14T20:01:07Zoai:periodicos.furg.br:article/2927Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T20:01:07Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A PEDAGOGIA DA COMPLEXIDADE E O ENSINO DE CONTEÚDOS ATITUDINAIS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title A PEDAGOGIA DA COMPLEXIDADE E O ENSINO DE CONTEÚDOS ATITUDINAIS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
spellingShingle A PEDAGOGIA DA COMPLEXIDADE E O ENSINO DE CONTEÚDOS ATITUDINAIS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A PEDAGOGIA DA COMPLEXIDADE E O ENSINO DE CONTEÚDOS ATITUDINAIS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Diniz, Edna Maria
Pedagogia da Complexidade
Conteúdos Atitudinais
Educação Ambiental
Parâmetros Curriculares Nacionais.
Diniz, Edna Maria
Pedagogia da Complexidade
Conteúdos Atitudinais
Educação Ambiental
Parâmetros Curriculares Nacionais.
title_short A PEDAGOGIA DA COMPLEXIDADE E O ENSINO DE CONTEÚDOS ATITUDINAIS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_full A PEDAGOGIA DA COMPLEXIDADE E O ENSINO DE CONTEÚDOS ATITUDINAIS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_fullStr A PEDAGOGIA DA COMPLEXIDADE E O ENSINO DE CONTEÚDOS ATITUDINAIS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A PEDAGOGIA DA COMPLEXIDADE E O ENSINO DE CONTEÚDOS ATITUDINAIS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_full_unstemmed A PEDAGOGIA DA COMPLEXIDADE E O ENSINO DE CONTEÚDOS ATITUDINAIS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A PEDAGOGIA DA COMPLEXIDADE E O ENSINO DE CONTEÚDOS ATITUDINAIS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_sort A PEDAGOGIA DA COMPLEXIDADE E O ENSINO DE CONTEÚDOS ATITUDINAIS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
author Diniz, Edna Maria
author_facet Diniz, Edna Maria
Diniz, Edna Maria
Tomazello, Maria Guiomar Carneiro
Tomazello, Maria Guiomar Carneiro
author_role author
author2 Tomazello, Maria Guiomar Carneiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Edna Maria
Tomazello, Maria Guiomar Carneiro
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia da Complexidade
Conteúdos Atitudinais
Educação Ambiental
Parâmetros Curriculares Nacionais.
topic Pedagogia da Complexidade
Conteúdos Atitudinais
Educação Ambiental
Parâmetros Curriculares Nacionais.
description Nos PCNs/Temas Transversais para o ensino médio os conteúdos conceituais são considerados tão importantes quanto os conteúdos atitudinais e procedimentais. As atitudes na educação podem ser consideradas como causa e como efeito. Como causa da aprendizagem, as atitudes positivas e/ou negativas favorecem e/ou dificultam a aprendizagem e considerada como efeito, as atitudes podem ser educadas e aprendidas na escola. Há um consenso entre os pesquisadores que o ensino tradicional, centrado no professor e em fatos a serem memorizados, não é adequado para o ensino de atitudes que promovam a formação de um cidadão crítico e responsável. No caso do tema transversal Meio Ambiente, a educação tem o objetivo de formar alunos com uma visão múltipla, complexa e dinâmica do espaço, interrelacionando as partes com o todo, identificando e discutindo aspectos éticos e estéticos presentes nos objetos, paisagens e formas de expressão cultural. Diante desses objetivos tão amplos, interessou-nos a questão: Conteúdos atitudinais podem ser ensinados em educação ambiental? Neste trabalho, não temos a pretensão de responder a essa pergunta, mas de expor algumas idéias que possam ser úteis aos professores, nos apoiando na pedagogia da complexidade que emerge como um caminho possível.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2927
10.14295/remea.v15i0.2927
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2927
identifier_str_mv 10.14295/remea.v15i0.2927
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2927/1652
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 15 (2005): Volume 15 : julho a dezembro de 2005
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1822182026436935680
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.14295/remea.v15i0.2927