Ensino de ecologia e animais sinantrópicos: relacionando conteúdos conceituais e atitudinais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa,Maisie Mitchele
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Oliveira,João Leonardo Freitas, Mendonça,Valdir Alves de, Rodrigues,Manoel Fábio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000200315
Resumo: Este trabalho visou analisar os conteúdos conceituais e atitudinais de estudantes do 3º ano de uma escola pública do município de Mossoró, RN, diante de animais sinantrópicos e do estudo de ecologia, em relação à aprendizagem e a correlação desses conhecimentos obtidos nas respostas dos mesmos. A pesquisa foi realizada com aplicação de dois questionários subsequentes às temáticas consideradas, onde, no primeiro, as questões baseavam-se na escala de Likert e, no segundo, com perguntas abertas e fechadas. Por meio dos resultados obtidos, observou-se que os estudantes têm um posicionamento atitudinal negativo em relação aos animais sinantrópicos e, no que se refere à análise conceitual, não possuem uma aprendizagem significativa no conteúdo de ecologia, esperada para o seu nível de escolaridade. Estes conhecimentos influenciam no comportamento dos alunos em não considerarem que os animais sinantrópicos são importantes para o equilíbrio do ambiente.
id UNESP-22_9d33108c278ee3167bc3bd66d1ed5575
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132014000200315
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Ensino de ecologia e animais sinantrópicos: relacionando conteúdos conceituais e atitudinaisConteúdos conceituaisConteúdos atitudinaisAnimais sinantrópicosEcologiaEscala de LikertEste trabalho visou analisar os conteúdos conceituais e atitudinais de estudantes do 3º ano de uma escola pública do município de Mossoró, RN, diante de animais sinantrópicos e do estudo de ecologia, em relação à aprendizagem e a correlação desses conhecimentos obtidos nas respostas dos mesmos. A pesquisa foi realizada com aplicação de dois questionários subsequentes às temáticas consideradas, onde, no primeiro, as questões baseavam-se na escala de Likert e, no segundo, com perguntas abertas e fechadas. Por meio dos resultados obtidos, observou-se que os estudantes têm um posicionamento atitudinal negativo em relação aos animais sinantrópicos e, no que se refere à análise conceitual, não possuem uma aprendizagem significativa no conteúdo de ecologia, esperada para o seu nível de escolaridade. Estes conhecimentos influenciam no comportamento dos alunos em não considerarem que os animais sinantrópicos são importantes para o equilíbrio do ambiente.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2014-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000200315Ciência & Educação (Bauru) v.20 n.2 2014reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-73132014000200004info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa,Maisie MitcheleOliveira,João Leonardo FreitasMendonça,Valdir Alves deRodrigues,Manoel Fábiopor2014-07-31T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132014000200315Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:51.344474Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de ecologia e animais sinantrópicos: relacionando conteúdos conceituais e atitudinais
title Ensino de ecologia e animais sinantrópicos: relacionando conteúdos conceituais e atitudinais
spellingShingle Ensino de ecologia e animais sinantrópicos: relacionando conteúdos conceituais e atitudinais
Barbosa,Maisie Mitchele
Conteúdos conceituais
Conteúdos atitudinais
Animais sinantrópicos
Ecologia
Escala de Likert
title_short Ensino de ecologia e animais sinantrópicos: relacionando conteúdos conceituais e atitudinais
title_full Ensino de ecologia e animais sinantrópicos: relacionando conteúdos conceituais e atitudinais
title_fullStr Ensino de ecologia e animais sinantrópicos: relacionando conteúdos conceituais e atitudinais
title_full_unstemmed Ensino de ecologia e animais sinantrópicos: relacionando conteúdos conceituais e atitudinais
title_sort Ensino de ecologia e animais sinantrópicos: relacionando conteúdos conceituais e atitudinais
author Barbosa,Maisie Mitchele
author_facet Barbosa,Maisie Mitchele
Oliveira,João Leonardo Freitas
Mendonça,Valdir Alves de
Rodrigues,Manoel Fábio
author_role author
author2 Oliveira,João Leonardo Freitas
Mendonça,Valdir Alves de
Rodrigues,Manoel Fábio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa,Maisie Mitchele
Oliveira,João Leonardo Freitas
Mendonça,Valdir Alves de
Rodrigues,Manoel Fábio
dc.subject.por.fl_str_mv Conteúdos conceituais
Conteúdos atitudinais
Animais sinantrópicos
Ecologia
Escala de Likert
topic Conteúdos conceituais
Conteúdos atitudinais
Animais sinantrópicos
Ecologia
Escala de Likert
description Este trabalho visou analisar os conteúdos conceituais e atitudinais de estudantes do 3º ano de uma escola pública do município de Mossoró, RN, diante de animais sinantrópicos e do estudo de ecologia, em relação à aprendizagem e a correlação desses conhecimentos obtidos nas respostas dos mesmos. A pesquisa foi realizada com aplicação de dois questionários subsequentes às temáticas consideradas, onde, no primeiro, as questões baseavam-se na escala de Likert e, no segundo, com perguntas abertas e fechadas. Por meio dos resultados obtidos, observou-se que os estudantes têm um posicionamento atitudinal negativo em relação aos animais sinantrópicos e, no que se refere à análise conceitual, não possuem uma aprendizagem significativa no conteúdo de ecologia, esperada para o seu nível de escolaridade. Estes conhecimentos influenciam no comportamento dos alunos em não considerarem que os animais sinantrópicos são importantes para o equilíbrio do ambiente.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000200315
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000200315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-73132014000200004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.20 n.2 2014
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170957157826560