REFLEXÕES ACERCA DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL: SOB O PRISMA DO SERVIÇO SOCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Luan Gomes dos Santos de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3076
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a política de educação ambiental no Brasil, bem como apontar a importância da atuação do Serviço Social na gestão de políticas públicas ambientais. A luz destas experiências, analisamos teoricamente a educação ambiental e fundamentamos nossas argumentações, na necessidade desta ser concebida como uma Política Social. A discussão sobre as questões ambientais emergiu como tema central deste artigo, que perpassa, sobretudo pelo Serviço Social, profissão que ultimamente (século XX), vem confirmando suas ações na defesa intransigente da democracia, da justiça, da liberdade e dos direitos humanos. A partir desse pressuposto apresentamos a educação ambiental como uma nova demanda ocupacional para o Assistente Social, procurando refletir acerca da intervenção deste profissional no Brasil, no que diz respeito à educação ambiental. Este artigo tem como finalidade última, propiciar argumentos teóricos para avançar no debate da categoria, vislumbrando novas competências teórico-práticas e ético-políticas a respeito da educação ambiental.
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