Abordagem temática na Educação Ambiental: um mapeamento sistemático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos Bergamaschi, Christyan
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: De Conte Carvalho de Alencar, Isabel, Ferreira Lobino, Maria das Graças
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/15143
Resumo: We undertook an extensive bibliographical review for freiriana thematic approach in Environmental Education from 2011 to 2021, using a systematic mapping method. We found many publications that made a non-theoretical-methodological Paulo Freire presupposes for the terms “thematic approach” and “generating theme” even their interventions cited one of them as starting point. Majority studies are participatory kind, mainly through action research, with interventions mostly in formal spaces, but also non-formals ones. Beyond, there are curricular (re)structuration discussions and proposals. The studies present the CTS/CTSA approach, teacher training and the use of technologies as possibilities for thematic approach within the Environmental Education context.
id FURG-9_27044686112f6421c87fc2cf5156dbf3
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/15143
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Abordagem temática na Educação Ambiental: um mapeamento sistemáticoBibliographic reviewThematic investigationGenerating themeRevisión bibliográficaInvestigación temáticaTema del generadorRevisão bibliográficaInvestigação temáticaTema geradorWe undertook an extensive bibliographical review for freiriana thematic approach in Environmental Education from 2011 to 2021, using a systematic mapping method. We found many publications that made a non-theoretical-methodological Paulo Freire presupposes for the terms “thematic approach” and “generating theme” even their interventions cited one of them as starting point. Majority studies are participatory kind, mainly through action research, with interventions mostly in formal spaces, but also non-formals ones. Beyond, there are curricular (re)structuration discussions and proposals. The studies present the CTS/CTSA approach, teacher training and the use of technologies as possibilities for thematic approach within the Environmental Education context.Realizamos una revisión bibliográfica, a través de un mapeo sistemático, para analizar las tendencias nacionales e internacionales expresadas en artículos, disertaciones y tesis sobre el enfoque temático freireano en Educación Ambiental de 2011 a 2021. Encontramos que muchos trabajos utilizan los términos “enfoque temático” o “tema del generador” como punto de partida para sus intervenciones, pero sin considerar los presupuestos teórico-metodológicos de Paulo Freire, por lo que fueron excluidos del corpus. La investigación tiende a ser participativa, principalmente a través de la investigación acción, con intervenciones realizadas en espacios formales, en su mayoría, y no formales, además de discusiones y propuestas de (re)estructuración curricular. El abordaje CTS/CTSA, la formación de docentes y el uso de tecnologías aparecen como posibilidades para trabajar el abordaje temático en el contexto de la Educación Ambiental.Realizamos uma revisão de literatura, por meio de um mapeamento sistemático, para analisar as tendências nacionais e internacionais expressas em artigos, dissertações e teses sobre a abordagem temática freiriana na Educação Ambiental de 2011 a 2021. Constatamos que muitos trabalhos usam os termos “abordagem temática” ou “tema gerador” como ponto de partida para suas intervenções, porém sem considerar os pressupostos teórico-metodológicos de Paulo Freire, assim, estes foram excluídos do corpus. As pesquisas têm tendências a serem participativas, principalmente por pesquisa-ação, com intervenções realizadas em espaços formais, majoritariamente, e não formais, além de discussões e proposições de (re)estruturações curriculares. A abordagem CTS/CTSA, formação de professores e uso de tecnologias aparecem como possibilidades de se trabalhar a abordagem temática dentro do contexto da Educação Ambiental.Lepidus2024-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1514310.14295/remea.v41i1.15143REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 41 n. 1 (2024): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo Contínuo; 214-2361517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/15143/10841http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLemos Bergamaschi, ChristyanDe Conte Carvalho de Alencar, IsabelFerreira Lobino, Maria das Graças2024-04-15T18:29:59Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/15143Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2024-04-15T18:29:59Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem temática na Educação Ambiental: um mapeamento sistemático
title Abordagem temática na Educação Ambiental: um mapeamento sistemático
spellingShingle Abordagem temática na Educação Ambiental: um mapeamento sistemático
Lemos Bergamaschi, Christyan
Bibliographic review
Thematic investigation
Generating theme
Revisión bibliográfica
Investigación temática
Tema del generador
Revisão bibliográfica
Investigação temática
Tema gerador
title_short Abordagem temática na Educação Ambiental: um mapeamento sistemático
title_full Abordagem temática na Educação Ambiental: um mapeamento sistemático
title_fullStr Abordagem temática na Educação Ambiental: um mapeamento sistemático
title_full_unstemmed Abordagem temática na Educação Ambiental: um mapeamento sistemático
title_sort Abordagem temática na Educação Ambiental: um mapeamento sistemático
author Lemos Bergamaschi, Christyan
author_facet Lemos Bergamaschi, Christyan
De Conte Carvalho de Alencar, Isabel
Ferreira Lobino, Maria das Graças
author_role author
author2 De Conte Carvalho de Alencar, Isabel
Ferreira Lobino, Maria das Graças
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos Bergamaschi, Christyan
De Conte Carvalho de Alencar, Isabel
Ferreira Lobino, Maria das Graças
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliographic review
Thematic investigation
Generating theme
Revisión bibliográfica
Investigación temática
Tema del generador
Revisão bibliográfica
Investigação temática
Tema gerador
topic Bibliographic review
Thematic investigation
Generating theme
Revisión bibliográfica
Investigación temática
Tema del generador
Revisão bibliográfica
Investigação temática
Tema gerador
description We undertook an extensive bibliographical review for freiriana thematic approach in Environmental Education from 2011 to 2021, using a systematic mapping method. We found many publications that made a non-theoretical-methodological Paulo Freire presupposes for the terms “thematic approach” and “generating theme” even their interventions cited one of them as starting point. Majority studies are participatory kind, mainly through action research, with interventions mostly in formal spaces, but also non-formals ones. Beyond, there are curricular (re)structuration discussions and proposals. The studies present the CTS/CTSA approach, teacher training and the use of technologies as possibilities for thematic approach within the Environmental Education context.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/15143
10.14295/remea.v41i1.15143
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/15143
identifier_str_mv 10.14295/remea.v41i1.15143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/15143/10841
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 41 n. 1 (2024): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo Contínuo; 214-236
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041781356888064