Abordagem temática na Educação Ambiental: um mapeamento sistemático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/15143 |
Resumo: | We undertook an extensive bibliographical review for freiriana thematic approach in Environmental Education from 2011 to 2021, using a systematic mapping method. We found many publications that made a non-theoretical-methodological Paulo Freire presupposes for the terms “thematic approach” and “generating theme” even their interventions cited one of them as starting point. Majority studies are participatory kind, mainly through action research, with interventions mostly in formal spaces, but also non-formals ones. Beyond, there are curricular (re)structuration discussions and proposals. The studies present the CTS/CTSA approach, teacher training and the use of technologies as possibilities for thematic approach within the Environmental Education context. |
id |
FURG-9_27044686112f6421c87fc2cf5156dbf3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/15143 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Abordagem temática na Educação Ambiental: um mapeamento sistemáticoBibliographic reviewThematic investigationGenerating themeRevisión bibliográficaInvestigación temáticaTema del generadorRevisão bibliográficaInvestigação temáticaTema geradorWe undertook an extensive bibliographical review for freiriana thematic approach in Environmental Education from 2011 to 2021, using a systematic mapping method. We found many publications that made a non-theoretical-methodological Paulo Freire presupposes for the terms “thematic approach” and “generating theme” even their interventions cited one of them as starting point. Majority studies are participatory kind, mainly through action research, with interventions mostly in formal spaces, but also non-formals ones. Beyond, there are curricular (re)structuration discussions and proposals. The studies present the CTS/CTSA approach, teacher training and the use of technologies as possibilities for thematic approach within the Environmental Education context.Realizamos una revisión bibliográfica, a través de un mapeo sistemático, para analizar las tendencias nacionales e internacionales expresadas en artículos, disertaciones y tesis sobre el enfoque temático freireano en Educación Ambiental de 2011 a 2021. Encontramos que muchos trabajos utilizan los términos “enfoque temático” o “tema del generador” como punto de partida para sus intervenciones, pero sin considerar los presupuestos teórico-metodológicos de Paulo Freire, por lo que fueron excluidos del corpus. La investigación tiende a ser participativa, principalmente a través de la investigación acción, con intervenciones realizadas en espacios formales, en su mayoría, y no formales, además de discusiones y propuestas de (re)estructuración curricular. El abordaje CTS/CTSA, la formación de docentes y el uso de tecnologías aparecen como posibilidades para trabajar el abordaje temático en el contexto de la Educación Ambiental.Realizamos uma revisão de literatura, por meio de um mapeamento sistemático, para analisar as tendências nacionais e internacionais expressas em artigos, dissertações e teses sobre a abordagem temática freiriana na Educação Ambiental de 2011 a 2021. Constatamos que muitos trabalhos usam os termos “abordagem temática” ou “tema gerador” como ponto de partida para suas intervenções, porém sem considerar os pressupostos teórico-metodológicos de Paulo Freire, assim, estes foram excluídos do corpus. As pesquisas têm tendências a serem participativas, principalmente por pesquisa-ação, com intervenções realizadas em espaços formais, majoritariamente, e não formais, além de discussões e proposições de (re)estruturações curriculares. A abordagem CTS/CTSA, formação de professores e uso de tecnologias aparecem como possibilidades de se trabalhar a abordagem temática dentro do contexto da Educação Ambiental.Lepidus2024-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1514310.14295/remea.v41i1.15143REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 41 n. 1 (2024): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo Contínuo; 214-2361517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/15143/10841http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLemos Bergamaschi, ChristyanDe Conte Carvalho de Alencar, IsabelFerreira Lobino, Maria das Graças2024-04-15T18:29:59Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/15143Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2024-04-15T18:29:59Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagem temática na Educação Ambiental: um mapeamento sistemático |
title |
Abordagem temática na Educação Ambiental: um mapeamento sistemático |
spellingShingle |
Abordagem temática na Educação Ambiental: um mapeamento sistemático Lemos Bergamaschi, Christyan Bibliographic review Thematic investigation Generating theme Revisión bibliográfica Investigación temática Tema del generador Revisão bibliográfica Investigação temática Tema gerador |
title_short |
Abordagem temática na Educação Ambiental: um mapeamento sistemático |
title_full |
Abordagem temática na Educação Ambiental: um mapeamento sistemático |
title_fullStr |
Abordagem temática na Educação Ambiental: um mapeamento sistemático |
title_full_unstemmed |
Abordagem temática na Educação Ambiental: um mapeamento sistemático |
title_sort |
Abordagem temática na Educação Ambiental: um mapeamento sistemático |
author |
Lemos Bergamaschi, Christyan |
author_facet |
Lemos Bergamaschi, Christyan De Conte Carvalho de Alencar, Isabel Ferreira Lobino, Maria das Graças |
author_role |
author |
author2 |
De Conte Carvalho de Alencar, Isabel Ferreira Lobino, Maria das Graças |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemos Bergamaschi, Christyan De Conte Carvalho de Alencar, Isabel Ferreira Lobino, Maria das Graças |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bibliographic review Thematic investigation Generating theme Revisión bibliográfica Investigación temática Tema del generador Revisão bibliográfica Investigação temática Tema gerador |
topic |
Bibliographic review Thematic investigation Generating theme Revisión bibliográfica Investigación temática Tema del generador Revisão bibliográfica Investigação temática Tema gerador |
description |
We undertook an extensive bibliographical review for freiriana thematic approach in Environmental Education from 2011 to 2021, using a systematic mapping method. We found many publications that made a non-theoretical-methodological Paulo Freire presupposes for the terms “thematic approach” and “generating theme” even their interventions cited one of them as starting point. Majority studies are participatory kind, mainly through action research, with interventions mostly in formal spaces, but also non-formals ones. Beyond, there are curricular (re)structuration discussions and proposals. The studies present the CTS/CTSA approach, teacher training and the use of technologies as possibilities for thematic approach within the Environmental Education context. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/15143 10.14295/remea.v41i1.15143 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/15143 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v41i1.15143 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/15143/10841 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 41 n. 1 (2024): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo Contínuo; 214-236 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041781356888064 |