Educação Ambiental e ensino de Biologia: relações possíveis com a Ética Biocêntrica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4428 |
Resumo: | O presente texto discute a articulação entre o ensino de Biologia a Educação ambiental e a ética biocêntrica. A partir da problemática que questiona se a abordagem relacional dos conteúdos de ecologia embasados na ética biocêntrica podem contribuir para a formação ambiental de alunos e alunas, estabelecemos como objetivos identificar e registrar a visão dos alunos e alunas sobre situações de maus tratos aos animais na comunidade de entorno; analisar as percepções de alunos e alunos acerca da experiência vivenciada na produção de materiais sobre seu ambiente próximo no que diz respeito às relações com os animais. Os dados foram obtidos a partir do desenvolvimento de uma intervenção didática junto a um grupo de sessenta e sete alunos de terceiro ano do Ensino Médio, que visava sensibilizar e discutir com os mesmos as formas de relação dos seres humanos com os animais a partir de uma abordagem relacional dos conteúdos de Biologia com uma educação ambiental pautada na ética biocêntrica, para instrumentaliza-los a olhar para seu ambiente próximo e verificar como se dão essas relações. A maioria dos alunos e alunas ampliou sua visão quanto a essas formas de relação, olhando criticamente para seu entorno e registrando de diferentes formas as suas percepções. Consideramos que a abordagem relacional proposta na intervenção didática favorece a formação de uma visão mais complexa pelos alunos e alunas. |
id |
FURG-9_27ec6d7d38e9d0bee36674d2d6c9dcfc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/4428 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Ambiental e ensino de Biologia: relações possíveis com a Ética Biocêntricaensino de biologiaeducação ambientalética biocêntrica.O presente texto discute a articulação entre o ensino de Biologia a Educação ambiental e a ética biocêntrica. A partir da problemática que questiona se a abordagem relacional dos conteúdos de ecologia embasados na ética biocêntrica podem contribuir para a formação ambiental de alunos e alunas, estabelecemos como objetivos identificar e registrar a visão dos alunos e alunas sobre situações de maus tratos aos animais na comunidade de entorno; analisar as percepções de alunos e alunos acerca da experiência vivenciada na produção de materiais sobre seu ambiente próximo no que diz respeito às relações com os animais. Os dados foram obtidos a partir do desenvolvimento de uma intervenção didática junto a um grupo de sessenta e sete alunos de terceiro ano do Ensino Médio, que visava sensibilizar e discutir com os mesmos as formas de relação dos seres humanos com os animais a partir de uma abordagem relacional dos conteúdos de Biologia com uma educação ambiental pautada na ética biocêntrica, para instrumentaliza-los a olhar para seu ambiente próximo e verificar como se dão essas relações. A maioria dos alunos e alunas ampliou sua visão quanto a essas formas de relação, olhando criticamente para seu entorno e registrando de diferentes formas as suas percepções. Consideramos que a abordagem relacional proposta na intervenção didática favorece a formação de uma visão mais complexa pelos alunos e alunas.Lepidus2014-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/442810.14295/remea.v0i0.4428REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; Volume Especial: Maio de 2014; 16-281517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/4428/2781Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Adriana Ribeiro FerreiraGodoy, Marcela TeixeiraLaburu, Carlos Eduardo2020-08-14T19:57:22Zoai:periodicos.furg.br:article/4428Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:57:22Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Ambiental e ensino de Biologia: relações possíveis com a Ética Biocêntrica |
title |
Educação Ambiental e ensino de Biologia: relações possíveis com a Ética Biocêntrica |
spellingShingle |
Educação Ambiental e ensino de Biologia: relações possíveis com a Ética Biocêntrica Rodrigues, Adriana Ribeiro Ferreira ensino de biologia educação ambiental ética biocêntrica. |
title_short |
Educação Ambiental e ensino de Biologia: relações possíveis com a Ética Biocêntrica |
title_full |
Educação Ambiental e ensino de Biologia: relações possíveis com a Ética Biocêntrica |
title_fullStr |
Educação Ambiental e ensino de Biologia: relações possíveis com a Ética Biocêntrica |
title_full_unstemmed |
Educação Ambiental e ensino de Biologia: relações possíveis com a Ética Biocêntrica |
title_sort |
Educação Ambiental e ensino de Biologia: relações possíveis com a Ética Biocêntrica |
author |
Rodrigues, Adriana Ribeiro Ferreira |
author_facet |
Rodrigues, Adriana Ribeiro Ferreira Godoy, Marcela Teixeira Laburu, Carlos Eduardo |
author_role |
author |
author2 |
Godoy, Marcela Teixeira Laburu, Carlos Eduardo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Adriana Ribeiro Ferreira Godoy, Marcela Teixeira Laburu, Carlos Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de biologia educação ambiental ética biocêntrica. |
topic |
ensino de biologia educação ambiental ética biocêntrica. |
description |
O presente texto discute a articulação entre o ensino de Biologia a Educação ambiental e a ética biocêntrica. A partir da problemática que questiona se a abordagem relacional dos conteúdos de ecologia embasados na ética biocêntrica podem contribuir para a formação ambiental de alunos e alunas, estabelecemos como objetivos identificar e registrar a visão dos alunos e alunas sobre situações de maus tratos aos animais na comunidade de entorno; analisar as percepções de alunos e alunos acerca da experiência vivenciada na produção de materiais sobre seu ambiente próximo no que diz respeito às relações com os animais. Os dados foram obtidos a partir do desenvolvimento de uma intervenção didática junto a um grupo de sessenta e sete alunos de terceiro ano do Ensino Médio, que visava sensibilizar e discutir com os mesmos as formas de relação dos seres humanos com os animais a partir de uma abordagem relacional dos conteúdos de Biologia com uma educação ambiental pautada na ética biocêntrica, para instrumentaliza-los a olhar para seu ambiente próximo e verificar como se dão essas relações. A maioria dos alunos e alunas ampliou sua visão quanto a essas formas de relação, olhando criticamente para seu entorno e registrando de diferentes formas as suas percepções. Consideramos que a abordagem relacional proposta na intervenção didática favorece a formação de uma visão mais complexa pelos alunos e alunas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4428 10.14295/remea.v0i0.4428 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4428 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v0i0.4428 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4428/2781 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; Volume Especial: Maio de 2014; 16-28 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041784394612736 |