Educação Ambiental e ensino de Biologia: relações possíveis com a Ética Biocêntrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Adriana Ribeiro Ferreira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Godoy, Marcela Teixeira, Laburu, Carlos Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4428
Resumo: O presente texto discute a articulação entre o ensino de Biologia a Educação ambiental e a ética biocêntrica. A partir da problemática que questiona se a abordagem relacional dos conteúdos de ecologia embasados na ética biocêntrica podem contribuir para a formação ambiental de alunos e alunas, estabelecemos como objetivos identificar e registrar a visão dos alunos e alunas sobre situações de maus tratos aos animais na comunidade de entorno; analisar as percepções de alunos e alunos acerca da experiência vivenciada na produção de materiais sobre seu ambiente próximo no que diz respeito às relações com os animais. Os dados foram obtidos a partir do desenvolvimento de uma intervenção didática junto a um grupo de sessenta e sete alunos de terceiro ano do Ensino Médio, que visava sensibilizar e discutir com os mesmos as formas de relação dos seres humanos com os animais a partir de uma abordagem relacional dos conteúdos de Biologia com uma educação ambiental pautada na ética biocêntrica, para instrumentaliza-los a olhar para seu ambiente próximo e verificar como se dão essas relações. A maioria dos alunos e alunas ampliou sua visão quanto a essas formas de relação, olhando criticamente para seu entorno e registrando de diferentes formas as suas percepções. Consideramos que a abordagem relacional proposta na intervenção didática favorece a formação de uma visão mais complexa pelos alunos e alunas.
id FURG-9_27ec6d7d38e9d0bee36674d2d6c9dcfc
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/4428
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Educação Ambiental e ensino de Biologia: relações possíveis com a Ética Biocêntricaensino de biologiaeducação ambientalética biocêntrica.O presente texto discute a articulação entre o ensino de Biologia a Educação ambiental e a ética biocêntrica. A partir da problemática que questiona se a abordagem relacional dos conteúdos de ecologia embasados na ética biocêntrica podem contribuir para a formação ambiental de alunos e alunas, estabelecemos como objetivos identificar e registrar a visão dos alunos e alunas sobre situações de maus tratos aos animais na comunidade de entorno; analisar as percepções de alunos e alunos acerca da experiência vivenciada na produção de materiais sobre seu ambiente próximo no que diz respeito às relações com os animais. Os dados foram obtidos a partir do desenvolvimento de uma intervenção didática junto a um grupo de sessenta e sete alunos de terceiro ano do Ensino Médio, que visava sensibilizar e discutir com os mesmos as formas de relação dos seres humanos com os animais a partir de uma abordagem relacional dos conteúdos de Biologia com uma educação ambiental pautada na ética biocêntrica, para instrumentaliza-los a olhar para seu ambiente próximo e verificar como se dão essas relações. A maioria dos alunos e alunas ampliou sua visão quanto a essas formas de relação, olhando criticamente para seu entorno e registrando de diferentes formas as suas percepções. Consideramos que a abordagem relacional proposta na intervenção didática favorece a formação de uma visão mais complexa pelos alunos e alunas.Lepidus2014-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/442810.14295/remea.v0i0.4428REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; Volume Especial: Maio de 2014; 16-281517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/4428/2781Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Adriana Ribeiro FerreiraGodoy, Marcela TeixeiraLaburu, Carlos Eduardo2020-08-14T19:57:22Zoai:periodicos.furg.br:article/4428Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:57:22Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Ambiental e ensino de Biologia: relações possíveis com a Ética Biocêntrica
title Educação Ambiental e ensino de Biologia: relações possíveis com a Ética Biocêntrica
spellingShingle Educação Ambiental e ensino de Biologia: relações possíveis com a Ética Biocêntrica
Rodrigues, Adriana Ribeiro Ferreira
ensino de biologia
educação ambiental
ética biocêntrica.
title_short Educação Ambiental e ensino de Biologia: relações possíveis com a Ética Biocêntrica
title_full Educação Ambiental e ensino de Biologia: relações possíveis com a Ética Biocêntrica
title_fullStr Educação Ambiental e ensino de Biologia: relações possíveis com a Ética Biocêntrica
title_full_unstemmed Educação Ambiental e ensino de Biologia: relações possíveis com a Ética Biocêntrica
title_sort Educação Ambiental e ensino de Biologia: relações possíveis com a Ética Biocêntrica
author Rodrigues, Adriana Ribeiro Ferreira
author_facet Rodrigues, Adriana Ribeiro Ferreira
Godoy, Marcela Teixeira
Laburu, Carlos Eduardo
author_role author
author2 Godoy, Marcela Teixeira
Laburu, Carlos Eduardo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Adriana Ribeiro Ferreira
Godoy, Marcela Teixeira
Laburu, Carlos Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de biologia
educação ambiental
ética biocêntrica.
topic ensino de biologia
educação ambiental
ética biocêntrica.
description O presente texto discute a articulação entre o ensino de Biologia a Educação ambiental e a ética biocêntrica. A partir da problemática que questiona se a abordagem relacional dos conteúdos de ecologia embasados na ética biocêntrica podem contribuir para a formação ambiental de alunos e alunas, estabelecemos como objetivos identificar e registrar a visão dos alunos e alunas sobre situações de maus tratos aos animais na comunidade de entorno; analisar as percepções de alunos e alunos acerca da experiência vivenciada na produção de materiais sobre seu ambiente próximo no que diz respeito às relações com os animais. Os dados foram obtidos a partir do desenvolvimento de uma intervenção didática junto a um grupo de sessenta e sete alunos de terceiro ano do Ensino Médio, que visava sensibilizar e discutir com os mesmos as formas de relação dos seres humanos com os animais a partir de uma abordagem relacional dos conteúdos de Biologia com uma educação ambiental pautada na ética biocêntrica, para instrumentaliza-los a olhar para seu ambiente próximo e verificar como se dão essas relações. A maioria dos alunos e alunas ampliou sua visão quanto a essas formas de relação, olhando criticamente para seu entorno e registrando de diferentes formas as suas percepções. Consideramos que a abordagem relacional proposta na intervenção didática favorece a formação de uma visão mais complexa pelos alunos e alunas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4428
10.14295/remea.v0i0.4428
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4428
identifier_str_mv 10.14295/remea.v0i0.4428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4428/2781
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; Volume Especial: Maio de 2014; 16-28
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041784394612736