Limites e potencialidades de um núcleo de agroecologia no ambiente educacional de um campus de ciências agrárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leme, Luciana Maria de Lima
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lucas, Ademir de, Sorrentino, Marcos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7305
Resumo: Este estudo visa contribuir com a análise e compreensão dos limites e potencialidades de um núcleo de agroecologia inserido no ambiente educacional da ESALQ/USP. É fruto de uma dissertação sobre como as relações humanas neste ambiente podem ser influenciadas por elementos culturais relacionados a poder, dominação, hierarquias e dicotomias. O presente trabalho constitui diálogos sobre: a formação cidadã, a construção de uma cultura de procedimentos democráticos para esta universidade e os jogos relacionais que geram conflitos e, simultaneamente, mudanças institucionais por meio da atuação deste núcleo. Um processo metodológico idiossincrático, fundamentado por Becker (1999), articulou as perspectivas teóricas da etnografia, da Análise Crítica do Discurso e mais um processo de triangulação de dados e fontes. This study aims to contribute to the analysis and understanding of the limits and potentialities of a core of agroecology inserted in the educational environment of ESALQ/USP. It is the result of a dissertation about how human relations in this environment can be influenced by cultural elements related to power, domination, hierarchies and dichotomies. The present work constitutes dialogues on: the citizen formation, the construction of a culture of democratic procedures for this university and the relational games that generate conflicts and, at the same time, institutional changes "through the performance of this nucleus. An idiosyncratic methodological process, based on Becker (1999), articulated the theoretical perspectives of ethnography, Critical Discourse Analysis and another process of triangulation of data and sources.
id FURG-9_292857385c62c48e4ced957a5dd980b5
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7305
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Limites e potencialidades de um núcleo de agroecologia no ambiente educacional de um campus de ciências agráriasAgroecologiaDiscursoPoder.Este estudo visa contribuir com a análise e compreensão dos limites e potencialidades de um núcleo de agroecologia inserido no ambiente educacional da ESALQ/USP. É fruto de uma dissertação sobre como as relações humanas neste ambiente podem ser influenciadas por elementos culturais relacionados a poder, dominação, hierarquias e dicotomias. O presente trabalho constitui diálogos sobre: a formação cidadã, a construção de uma cultura de procedimentos democráticos para esta universidade e os jogos relacionais que geram conflitos e, simultaneamente, mudanças institucionais por meio da atuação deste núcleo. Um processo metodológico idiossincrático, fundamentado por Becker (1999), articulou as perspectivas teóricas da etnografia, da Análise Crítica do Discurso e mais um processo de triangulação de dados e fontes. This study aims to contribute to the analysis and understanding of the limits and potentialities of a core of agroecology inserted in the educational environment of ESALQ/USP. It is the result of a dissertation about how human relations in this environment can be influenced by cultural elements related to power, domination, hierarchies and dichotomies. The present work constitutes dialogues on: the citizen formation, the construction of a culture of democratic procedures for this university and the relational games that generate conflicts and, at the same time, institutional changes "through the performance of this nucleus. An idiosyncratic methodological process, based on Becker (1999), articulated the theoretical perspectives of ethnography, Critical Discourse Analysis and another process of triangulation of data and sources.Lepidus2017-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/730510.14295/remea.v0i0.7305REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2017: Edição especial: XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental (EPEA); 243-2601517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/7305/4781Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeme, Luciana Maria de LimaLucas, Ademir deSorrentino, Marcos2018-03-21T00:48:14Zoai:periodicos.furg.br:article/7305Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-03-21T00:48:14Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Limites e potencialidades de um núcleo de agroecologia no ambiente educacional de um campus de ciências agrárias
title Limites e potencialidades de um núcleo de agroecologia no ambiente educacional de um campus de ciências agrárias
spellingShingle Limites e potencialidades de um núcleo de agroecologia no ambiente educacional de um campus de ciências agrárias
Leme, Luciana Maria de Lima
Agroecologia
Discurso
Poder.
title_short Limites e potencialidades de um núcleo de agroecologia no ambiente educacional de um campus de ciências agrárias
title_full Limites e potencialidades de um núcleo de agroecologia no ambiente educacional de um campus de ciências agrárias
title_fullStr Limites e potencialidades de um núcleo de agroecologia no ambiente educacional de um campus de ciências agrárias
title_full_unstemmed Limites e potencialidades de um núcleo de agroecologia no ambiente educacional de um campus de ciências agrárias
title_sort Limites e potencialidades de um núcleo de agroecologia no ambiente educacional de um campus de ciências agrárias
author Leme, Luciana Maria de Lima
author_facet Leme, Luciana Maria de Lima
Lucas, Ademir de
Sorrentino, Marcos
author_role author
author2 Lucas, Ademir de
Sorrentino, Marcos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leme, Luciana Maria de Lima
Lucas, Ademir de
Sorrentino, Marcos
dc.subject.por.fl_str_mv Agroecologia
Discurso
Poder.
topic Agroecologia
Discurso
Poder.
description Este estudo visa contribuir com a análise e compreensão dos limites e potencialidades de um núcleo de agroecologia inserido no ambiente educacional da ESALQ/USP. É fruto de uma dissertação sobre como as relações humanas neste ambiente podem ser influenciadas por elementos culturais relacionados a poder, dominação, hierarquias e dicotomias. O presente trabalho constitui diálogos sobre: a formação cidadã, a construção de uma cultura de procedimentos democráticos para esta universidade e os jogos relacionais que geram conflitos e, simultaneamente, mudanças institucionais por meio da atuação deste núcleo. Um processo metodológico idiossincrático, fundamentado por Becker (1999), articulou as perspectivas teóricas da etnografia, da Análise Crítica do Discurso e mais um processo de triangulação de dados e fontes. This study aims to contribute to the analysis and understanding of the limits and potentialities of a core of agroecology inserted in the educational environment of ESALQ/USP. It is the result of a dissertation about how human relations in this environment can be influenced by cultural elements related to power, domination, hierarchies and dichotomies. The present work constitutes dialogues on: the citizen formation, the construction of a culture of democratic procedures for this university and the relational games that generate conflicts and, at the same time, institutional changes "through the performance of this nucleus. An idiosyncratic methodological process, based on Becker (1999), articulated the theoretical perspectives of ethnography, Critical Discourse Analysis and another process of triangulation of data and sources.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7305
10.14295/remea.v0i0.7305
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7305
identifier_str_mv 10.14295/remea.v0i0.7305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7305/4781
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2017: Edição especial: XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental (EPEA); 243-260
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786074431488