Limites e potencialidades de um núcleo de agroecologia no ambiente educacional de um campus de ciências agrárias
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7305 |
Resumo: | Este estudo visa contribuir com a análise e compreensão dos limites e potencialidades de um núcleo de agroecologia inserido no ambiente educacional da ESALQ/USP. É fruto de uma dissertação sobre como as relações humanas neste ambiente podem ser influenciadas por elementos culturais relacionados a poder, dominação, hierarquias e dicotomias. O presente trabalho constitui diálogos sobre: a formação cidadã, a construção de uma cultura de procedimentos democráticos para esta universidade e os jogos relacionais que geram conflitos e, simultaneamente, mudanças institucionais por meio da atuação deste núcleo. Um processo metodológico idiossincrático, fundamentado por Becker (1999), articulou as perspectivas teóricas da etnografia, da Análise Crítica do Discurso e mais um processo de triangulação de dados e fontes. This study aims to contribute to the analysis and understanding of the limits and potentialities of a core of agroecology inserted in the educational environment of ESALQ/USP. It is the result of a dissertation about how human relations in this environment can be influenced by cultural elements related to power, domination, hierarchies and dichotomies. The present work constitutes dialogues on: the citizen formation, the construction of a culture of democratic procedures for this university and the relational games that generate conflicts and, at the same time, institutional changes "through the performance of this nucleus. An idiosyncratic methodological process, based on Becker (1999), articulated the theoretical perspectives of ethnography, Critical Discourse Analysis and another process of triangulation of data and sources. |
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