Educação Ambiental extra-fronteiriça: fenomenologia da festa do Brasil e Japão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kawahara, Lucia Shiguemi Izawa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Sato, Michèle
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7144
Resumo: Em tempos de crise socioambiental global impondo os padrões de vida e valores pela lógica do mercado e também pela ciência desenvolvimentista, além da crise política que assola o nosso país e o mundo, nós educadores ambientais enfrentamos o grande desafio de refletir e buscar conhecer as diferentes formas de ser e estar neste mundo. No presente artigo, buscamos compartilhar e refletir sobre as possibilidades para a construção de um mundo mais justo. Reconhecemos que a dinâmica global se imbrica nas emaranhadas reflexões locais, e, assim, repousamos nossos olhares nos contextos das festas tradicionais das comunidades banhadas pelas águas do Pantanal mato-grossense do Brasil e das festas da colheita de arroz celebradas no outono na Ilha de Noto no Japão. Entre o EU individual e o NÓS coletivo fenomenológico, buscamos seguir os nexos da beleza da vida instaurada pela complexidade. Sem o esgotamento pela sua categorização ou análise, mas na aproximação de um determinado espaço e tempo para enamorarmos juntos, compreendendo o contexto e, coletivamente, construir saberes e pensar nas possibilidades de currículos pós-críticos para um futuro mais justo. In times of global socio-environmental crisis imposing standards of life and values under the logic of the market, also by a science which gives privileges to the economical development, in addition to the political crisis that plagues our country and the world, we environmental educators face the great challenge of reflecting and seeking to know the different ways of being and being in this world. In this article, we seek to share and reflect on the possibilities for building a more just world. We recognize that the global dynamics are rooted in the tangled local culture, and thus we rest our eyes in the contexts of the traditional feasts of the communities bathed by the waters of the Mato Grosso´s Pantanal of Brazil, besides the rice harvest´s celebrations in the autumn in the Island of Noto In Japan. Between the individual I and the phenomenological collective WE, we seek to follow the connection of the beauty of life established by the complexity. Without exhaustion by categorization or analysis, but in the approximation of a certain space and time to enchant together, understanding the context and, collectively, build knowledge and think about the possibilities of post-critical curricula for a more just future.
id FURG-9_29b6e3757ba449ab3966d3375c48f8d5
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7144
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Educação Ambiental extra-fronteiriça: fenomenologia da festa do Brasil e JapãoComunidades tradicionaisFenomenologiaCurrículo Pós-CríticoEm tempos de crise socioambiental global impondo os padrões de vida e valores pela lógica do mercado e também pela ciência desenvolvimentista, além da crise política que assola o nosso país e o mundo, nós educadores ambientais enfrentamos o grande desafio de refletir e buscar conhecer as diferentes formas de ser e estar neste mundo. No presente artigo, buscamos compartilhar e refletir sobre as possibilidades para a construção de um mundo mais justo. Reconhecemos que a dinâmica global se imbrica nas emaranhadas reflexões locais, e, assim, repousamos nossos olhares nos contextos das festas tradicionais das comunidades banhadas pelas águas do Pantanal mato-grossense do Brasil e das festas da colheita de arroz celebradas no outono na Ilha de Noto no Japão. Entre o EU individual e o NÓS coletivo fenomenológico, buscamos seguir os nexos da beleza da vida instaurada pela complexidade. Sem o esgotamento pela sua categorização ou análise, mas na aproximação de um determinado espaço e tempo para enamorarmos juntos, compreendendo o contexto e, coletivamente, construir saberes e pensar nas possibilidades de currículos pós-críticos para um futuro mais justo. In times of global socio-environmental crisis imposing standards of life and values under the logic of the market, also by a science which gives privileges to the economical development, in addition to the political crisis that plagues our country and the world, we environmental educators face the great challenge of reflecting and seeking to know the different ways of being and being in this world. In this article, we seek to share and reflect on the possibilities for building a more just world. We recognize that the global dynamics are rooted in the tangled local culture, and thus we rest our eyes in the contexts of the traditional feasts of the communities bathed by the waters of the Mato Grosso´s Pantanal of Brazil, besides the rice harvest´s celebrations in the autumn in the Island of Noto In Japan. Between the individual I and the phenomenological collective WE, we seek to follow the connection of the beauty of life established by the complexity. Without exhaustion by categorization or analysis, but in the approximation of a certain space and time to enchant together, understanding the context and, collectively, build knowledge and think about the possibilities of post-critical curricula for a more just future.Lepidus2017-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/714410.14295/remea.v0i0.7144REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2017: Edição especial: XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental (EPEA); 86-1021517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/7144/4773Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessKawahara, Lucia Shiguemi IzawaSato, Michèle2018-03-21T00:34:26Zoai:periodicos.furg.br:article/7144Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-03-21T00:34:26Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Ambiental extra-fronteiriça: fenomenologia da festa do Brasil e Japão
title Educação Ambiental extra-fronteiriça: fenomenologia da festa do Brasil e Japão
spellingShingle Educação Ambiental extra-fronteiriça: fenomenologia da festa do Brasil e Japão
Kawahara, Lucia Shiguemi Izawa
Comunidades tradicionais
Fenomenologia
Currículo Pós-Crítico
title_short Educação Ambiental extra-fronteiriça: fenomenologia da festa do Brasil e Japão
title_full Educação Ambiental extra-fronteiriça: fenomenologia da festa do Brasil e Japão
title_fullStr Educação Ambiental extra-fronteiriça: fenomenologia da festa do Brasil e Japão
title_full_unstemmed Educação Ambiental extra-fronteiriça: fenomenologia da festa do Brasil e Japão
title_sort Educação Ambiental extra-fronteiriça: fenomenologia da festa do Brasil e Japão
author Kawahara, Lucia Shiguemi Izawa
author_facet Kawahara, Lucia Shiguemi Izawa
Sato, Michèle
author_role author
author2 Sato, Michèle
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kawahara, Lucia Shiguemi Izawa
Sato, Michèle
dc.subject.por.fl_str_mv Comunidades tradicionais
Fenomenologia
Currículo Pós-Crítico
topic Comunidades tradicionais
Fenomenologia
Currículo Pós-Crítico
description Em tempos de crise socioambiental global impondo os padrões de vida e valores pela lógica do mercado e também pela ciência desenvolvimentista, além da crise política que assola o nosso país e o mundo, nós educadores ambientais enfrentamos o grande desafio de refletir e buscar conhecer as diferentes formas de ser e estar neste mundo. No presente artigo, buscamos compartilhar e refletir sobre as possibilidades para a construção de um mundo mais justo. Reconhecemos que a dinâmica global se imbrica nas emaranhadas reflexões locais, e, assim, repousamos nossos olhares nos contextos das festas tradicionais das comunidades banhadas pelas águas do Pantanal mato-grossense do Brasil e das festas da colheita de arroz celebradas no outono na Ilha de Noto no Japão. Entre o EU individual e o NÓS coletivo fenomenológico, buscamos seguir os nexos da beleza da vida instaurada pela complexidade. Sem o esgotamento pela sua categorização ou análise, mas na aproximação de um determinado espaço e tempo para enamorarmos juntos, compreendendo o contexto e, coletivamente, construir saberes e pensar nas possibilidades de currículos pós-críticos para um futuro mais justo. In times of global socio-environmental crisis imposing standards of life and values under the logic of the market, also by a science which gives privileges to the economical development, in addition to the political crisis that plagues our country and the world, we environmental educators face the great challenge of reflecting and seeking to know the different ways of being and being in this world. In this article, we seek to share and reflect on the possibilities for building a more just world. We recognize that the global dynamics are rooted in the tangled local culture, and thus we rest our eyes in the contexts of the traditional feasts of the communities bathed by the waters of the Mato Grosso´s Pantanal of Brazil, besides the rice harvest´s celebrations in the autumn in the Island of Noto In Japan. Between the individual I and the phenomenological collective WE, we seek to follow the connection of the beauty of life established by the complexity. Without exhaustion by categorization or analysis, but in the approximation of a certain space and time to enchant together, understanding the context and, collectively, build knowledge and think about the possibilities of post-critical curricula for a more just future.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7144
10.14295/remea.v0i0.7144
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7144
identifier_str_mv 10.14295/remea.v0i0.7144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7144/4773
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2017: Edição especial: XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental (EPEA); 86-102
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786031439872