Importância da realização de trilhas participativas para o conhecimento e conservação da diversidade biológica: uma análise da percepção ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Élida do Nascimento, Maria Vitória
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Araújo-de-Almeida, Elineí
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4565
Resumo: A necessidade humana de chegar às áreas urbanas gerou distorções sobre a forma de se compreender a natureza, e influenciou na maneira com que o homem percebe o meio ambiente. Este afastamento diminuiu o grau de sensibilização sobre a necessidade de conservar a biodiversidade, justificando as crises ambientais hoje existentes. Uma das tentativas de manutenção desta biodiversidade é a criação de Unidades de Conservação, que unidas a atividades de educação no meio ambiente, podem promover a conservação da diversidade biológica. Neste contexto afirma-se que a educação e a percepção ambiental podem ser importantes ferramentas na defesa do meio ambiente, ajudando a reaproximar o homem da natureza. Este trabalho objetivou contribuir para conservação da biodiversidade e paisagens naturais da APA Jenipabu, através da análise das percepções ambientais. Para isso foi realizada uma trilha participativa com alunos do curso de Ciências Biológicas da UFRN. A análise de percepção foi feita através da aplicação de questionários. Este trabalho serviu para enfatizar o caráter individual que envolve a percepção ambiental, além de demonstrar que o contato direto através das trilhas pode agir proporcionando mudanças de comportamento, frente as questões ambientais.
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