A experiência pedagógica ambiental do CAPA: o saber compartilhado no campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vanderlinde, Tarcísio
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Vanderlinde, Juliane, Metzner, Cristiano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4455
Resumo: Este artigo contempla uma análise da pedagogia ambiental preconizada pelo Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA). O CAPA, considerado uma organização que surgiu no Rio Grande do Sul como um serviço eclesial da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) ao final dos anos de 1970, auge da crise agrícola desencadeada pelos processos de modernização no campo. A entidade visa assessorar o pequeno agricultor no sentido de minimizar os efeitos da crise agrícola, buscando caminhos alternativos à partir da prática da agroecologia e do resgate compartilhado de saberes ancestrais − saberes esses desqualificados pela modernização movida por interesses utilitaristas de mercado. O objetivo deste estudo foi refletir a pedagogia ambiental proposta pelo CAPA que sugere uma nova racionalidade no trato com o meio ambiente. Pautado em fontes específicas e sondagens de campo, metodologicamente, o estudo demonstra que a experiência pedagógica do CAPA é construída de forma solidária na medida que opta por um relacionamento não agressivo com a natureza. Com a aplicação dos princípios da agroecologia e de outras metodologias solidárias, ocorreu um ambiente favorável que possibilitou auxílio estratégico a grupos sociais precarizados. A luta contra os transgênicos e agrotóxicos perpassam as ações práticas desenvolvidas pelo CAPA.
id FURG-9_3022dabd342e6fdad421cdd0c3831f3c
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/4455
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling A experiência pedagógica ambiental do CAPA: o saber compartilhado no campoAgricultura FamiliarAgroecologia. Racionalidade ambiental.Este artigo contempla uma análise da pedagogia ambiental preconizada pelo Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA). O CAPA, considerado uma organização que surgiu no Rio Grande do Sul como um serviço eclesial da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) ao final dos anos de 1970, auge da crise agrícola desencadeada pelos processos de modernização no campo. A entidade visa assessorar o pequeno agricultor no sentido de minimizar os efeitos da crise agrícola, buscando caminhos alternativos à partir da prática da agroecologia e do resgate compartilhado de saberes ancestrais − saberes esses desqualificados pela modernização movida por interesses utilitaristas de mercado. O objetivo deste estudo foi refletir a pedagogia ambiental proposta pelo CAPA que sugere uma nova racionalidade no trato com o meio ambiente. Pautado em fontes específicas e sondagens de campo, metodologicamente, o estudo demonstra que a experiência pedagógica do CAPA é construída de forma solidária na medida que opta por um relacionamento não agressivo com a natureza. Com a aplicação dos princípios da agroecologia e de outras metodologias solidárias, ocorreu um ambiente favorável que possibilitou auxílio estratégico a grupos sociais precarizados. A luta contra os transgênicos e agrotóxicos perpassam as ações práticas desenvolvidas pelo CAPA.Lepidus2014-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/445510.14295/remea.v0i0.4455REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; Volume Especial: Maio de 2014; 346-3621517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/4455/2807Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessVanderlinde, TarcísioVanderlinde, JulianeMetzner, Cristiano2020-08-14T19:57:22Zoai:periodicos.furg.br:article/4455Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:57:22Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A experiência pedagógica ambiental do CAPA: o saber compartilhado no campo
title A experiência pedagógica ambiental do CAPA: o saber compartilhado no campo
spellingShingle A experiência pedagógica ambiental do CAPA: o saber compartilhado no campo
Vanderlinde, Tarcísio
Agricultura Familiar
Agroecologia. Racionalidade ambiental.
title_short A experiência pedagógica ambiental do CAPA: o saber compartilhado no campo
title_full A experiência pedagógica ambiental do CAPA: o saber compartilhado no campo
title_fullStr A experiência pedagógica ambiental do CAPA: o saber compartilhado no campo
title_full_unstemmed A experiência pedagógica ambiental do CAPA: o saber compartilhado no campo
title_sort A experiência pedagógica ambiental do CAPA: o saber compartilhado no campo
author Vanderlinde, Tarcísio
author_facet Vanderlinde, Tarcísio
Vanderlinde, Juliane
Metzner, Cristiano
author_role author
author2 Vanderlinde, Juliane
Metzner, Cristiano
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vanderlinde, Tarcísio
Vanderlinde, Juliane
Metzner, Cristiano
dc.subject.por.fl_str_mv Agricultura Familiar
Agroecologia. Racionalidade ambiental.
topic Agricultura Familiar
Agroecologia. Racionalidade ambiental.
description Este artigo contempla uma análise da pedagogia ambiental preconizada pelo Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA). O CAPA, considerado uma organização que surgiu no Rio Grande do Sul como um serviço eclesial da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) ao final dos anos de 1970, auge da crise agrícola desencadeada pelos processos de modernização no campo. A entidade visa assessorar o pequeno agricultor no sentido de minimizar os efeitos da crise agrícola, buscando caminhos alternativos à partir da prática da agroecologia e do resgate compartilhado de saberes ancestrais − saberes esses desqualificados pela modernização movida por interesses utilitaristas de mercado. O objetivo deste estudo foi refletir a pedagogia ambiental proposta pelo CAPA que sugere uma nova racionalidade no trato com o meio ambiente. Pautado em fontes específicas e sondagens de campo, metodologicamente, o estudo demonstra que a experiência pedagógica do CAPA é construída de forma solidária na medida que opta por um relacionamento não agressivo com a natureza. Com a aplicação dos princípios da agroecologia e de outras metodologias solidárias, ocorreu um ambiente favorável que possibilitou auxílio estratégico a grupos sociais precarizados. A luta contra os transgênicos e agrotóxicos perpassam as ações práticas desenvolvidas pelo CAPA.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4455
10.14295/remea.v0i0.4455
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4455
identifier_str_mv 10.14295/remea.v0i0.4455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4455/2807
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; Volume Especial: Maio de 2014; 346-362
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041784434458624