HISTÓRIA, CIÊNCIA E DUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA PROPOSTA EDUCACIONAL PARA SENSIBILIDADE ECOLÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carola, Carlos Renato
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3374
Resumo: História, ciência e educação ambiental é o tema de um trabalho em construção e que tem o propósito de contribuir com o desenvolvimento de ações pedagógicas para sensibilidade ecológica. O texto está organizado na forma de uma caminhada histórica que começa pela observação do contexto em que surgiu a ciência moderna e o método científico. Neste campo de observação procura-se compreender as condições que propiciaram o nascimento da concepção de mundo do Universo-máquina e localizar as raízes da crise ambiental. Observa-se também a estética do Renascimento e o pragmatismo do espírito científico, potencializados pela racionalidade iluminista e pela ideologia de progresso da sociedade industrial. Na caminhada pelo século XX, pretende-se entender a emergência da consciência ambiental em nível global e o surgimento de uma nova visão de mundo, expressa na idéia da hipótese Gaia. Com olhar voltado para o mundo de Gaia, finaliza-se a caminhada no século XXI com uma proposta de coordenadas conceituais e ações pedagógicas por uma educação para a sensibilidade ambiental.
id FURG-9_302f87f0ca787c6f4a1a023f86fc3a81
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3374
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling HISTÓRIA, CIÊNCIA E DUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA PROPOSTA EDUCACIONAL PARA SENSIBILIDADE ECOLÓGICAuniverso-máquinacultura científicaGaiasensibilidade ambiental.História, ciência e educação ambiental é o tema de um trabalho em construção e que tem o propósito de contribuir com o desenvolvimento de ações pedagógicas para sensibilidade ecológica. O texto está organizado na forma de uma caminhada histórica que começa pela observação do contexto em que surgiu a ciência moderna e o método científico. Neste campo de observação procura-se compreender as condições que propiciaram o nascimento da concepção de mundo do Universo-máquina e localizar as raízes da crise ambiental. Observa-se também a estética do Renascimento e o pragmatismo do espírito científico, potencializados pela racionalidade iluminista e pela ideologia de progresso da sociedade industrial. Na caminhada pelo século XX, pretende-se entender a emergência da consciência ambiental em nível global e o surgimento de uma nova visão de mundo, expressa na idéia da hipótese Gaia. Com olhar voltado para o mundo de Gaia, finaliza-se a caminhada no século XXI com uma proposta de coordenadas conceituais e ações pedagógicas por uma educação para a sensibilidade ambiental.Lepidus2013-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/337410.14295/remea.v25i0.3374REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 25 (2010): Volume 25 : julho a dezembro de 20101517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3374/2021Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarola, Carlos Renato2020-08-14T19:58:50Zoai:periodicos.furg.br:article/3374Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:50Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv HISTÓRIA, CIÊNCIA E DUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA PROPOSTA EDUCACIONAL PARA SENSIBILIDADE ECOLÓGICA
title HISTÓRIA, CIÊNCIA E DUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA PROPOSTA EDUCACIONAL PARA SENSIBILIDADE ECOLÓGICA
spellingShingle HISTÓRIA, CIÊNCIA E DUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA PROPOSTA EDUCACIONAL PARA SENSIBILIDADE ECOLÓGICA
Carola, Carlos Renato
universo-máquina
cultura científica
Gaia
sensibilidade ambiental.
title_short HISTÓRIA, CIÊNCIA E DUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA PROPOSTA EDUCACIONAL PARA SENSIBILIDADE ECOLÓGICA
title_full HISTÓRIA, CIÊNCIA E DUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA PROPOSTA EDUCACIONAL PARA SENSIBILIDADE ECOLÓGICA
title_fullStr HISTÓRIA, CIÊNCIA E DUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA PROPOSTA EDUCACIONAL PARA SENSIBILIDADE ECOLÓGICA
title_full_unstemmed HISTÓRIA, CIÊNCIA E DUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA PROPOSTA EDUCACIONAL PARA SENSIBILIDADE ECOLÓGICA
title_sort HISTÓRIA, CIÊNCIA E DUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA PROPOSTA EDUCACIONAL PARA SENSIBILIDADE ECOLÓGICA
author Carola, Carlos Renato
author_facet Carola, Carlos Renato
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carola, Carlos Renato
dc.subject.por.fl_str_mv universo-máquina
cultura científica
Gaia
sensibilidade ambiental.
topic universo-máquina
cultura científica
Gaia
sensibilidade ambiental.
description História, ciência e educação ambiental é o tema de um trabalho em construção e que tem o propósito de contribuir com o desenvolvimento de ações pedagógicas para sensibilidade ecológica. O texto está organizado na forma de uma caminhada histórica que começa pela observação do contexto em que surgiu a ciência moderna e o método científico. Neste campo de observação procura-se compreender as condições que propiciaram o nascimento da concepção de mundo do Universo-máquina e localizar as raízes da crise ambiental. Observa-se também a estética do Renascimento e o pragmatismo do espírito científico, potencializados pela racionalidade iluminista e pela ideologia de progresso da sociedade industrial. Na caminhada pelo século XX, pretende-se entender a emergência da consciência ambiental em nível global e o surgimento de uma nova visão de mundo, expressa na idéia da hipótese Gaia. Com olhar voltado para o mundo de Gaia, finaliza-se a caminhada no século XXI com uma proposta de coordenadas conceituais e ações pedagógicas por uma educação para a sensibilidade ambiental.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3374
10.14295/remea.v25i0.3374
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3374
identifier_str_mv 10.14295/remea.v25i0.3374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3374/2021
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 25 (2010): Volume 25 : julho a dezembro de 2010
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041783015735296