HISTÓRIA, CIÊNCIA E DUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA PROPOSTA EDUCACIONAL PARA SENSIBILIDADE ECOLÓGICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3374 |
Resumo: | História, ciência e educação ambiental é o tema de um trabalho em construção e que tem o propósito de contribuir com o desenvolvimento de ações pedagógicas para sensibilidade ecológica. O texto está organizado na forma de uma caminhada histórica que começa pela observação do contexto em que surgiu a ciência moderna e o método científico. Neste campo de observação procura-se compreender as condições que propiciaram o nascimento da concepção de mundo do Universo-máquina e localizar as raízes da crise ambiental. Observa-se também a estética do Renascimento e o pragmatismo do espírito científico, potencializados pela racionalidade iluminista e pela ideologia de progresso da sociedade industrial. Na caminhada pelo século XX, pretende-se entender a emergência da consciência ambiental em nível global e o surgimento de uma nova visão de mundo, expressa na idéia da hipótese Gaia. Com olhar voltado para o mundo de Gaia, finaliza-se a caminhada no século XXI com uma proposta de coordenadas conceituais e ações pedagógicas por uma educação para a sensibilidade ambiental. |
id |
FURG-9_302f87f0ca787c6f4a1a023f86fc3a81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3374 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
HISTÓRIA, CIÊNCIA E DUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA PROPOSTA EDUCACIONAL PARA SENSIBILIDADE ECOLÓGICAuniverso-máquinacultura científicaGaiasensibilidade ambiental.História, ciência e educação ambiental é o tema de um trabalho em construção e que tem o propósito de contribuir com o desenvolvimento de ações pedagógicas para sensibilidade ecológica. O texto está organizado na forma de uma caminhada histórica que começa pela observação do contexto em que surgiu a ciência moderna e o método científico. Neste campo de observação procura-se compreender as condições que propiciaram o nascimento da concepção de mundo do Universo-máquina e localizar as raízes da crise ambiental. Observa-se também a estética do Renascimento e o pragmatismo do espírito científico, potencializados pela racionalidade iluminista e pela ideologia de progresso da sociedade industrial. Na caminhada pelo século XX, pretende-se entender a emergência da consciência ambiental em nível global e o surgimento de uma nova visão de mundo, expressa na idéia da hipótese Gaia. Com olhar voltado para o mundo de Gaia, finaliza-se a caminhada no século XXI com uma proposta de coordenadas conceituais e ações pedagógicas por uma educação para a sensibilidade ambiental.Lepidus2013-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/337410.14295/remea.v25i0.3374REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 25 (2010): Volume 25 : julho a dezembro de 20101517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3374/2021Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarola, Carlos Renato2020-08-14T19:58:50Zoai:periodicos.furg.br:article/3374Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:50Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
HISTÓRIA, CIÊNCIA E DUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA PROPOSTA EDUCACIONAL PARA SENSIBILIDADE ECOLÓGICA |
title |
HISTÓRIA, CIÊNCIA E DUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA PROPOSTA EDUCACIONAL PARA SENSIBILIDADE ECOLÓGICA |
spellingShingle |
HISTÓRIA, CIÊNCIA E DUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA PROPOSTA EDUCACIONAL PARA SENSIBILIDADE ECOLÓGICA Carola, Carlos Renato universo-máquina cultura científica Gaia sensibilidade ambiental. |
title_short |
HISTÓRIA, CIÊNCIA E DUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA PROPOSTA EDUCACIONAL PARA SENSIBILIDADE ECOLÓGICA |
title_full |
HISTÓRIA, CIÊNCIA E DUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA PROPOSTA EDUCACIONAL PARA SENSIBILIDADE ECOLÓGICA |
title_fullStr |
HISTÓRIA, CIÊNCIA E DUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA PROPOSTA EDUCACIONAL PARA SENSIBILIDADE ECOLÓGICA |
title_full_unstemmed |
HISTÓRIA, CIÊNCIA E DUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA PROPOSTA EDUCACIONAL PARA SENSIBILIDADE ECOLÓGICA |
title_sort |
HISTÓRIA, CIÊNCIA E DUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA PROPOSTA EDUCACIONAL PARA SENSIBILIDADE ECOLÓGICA |
author |
Carola, Carlos Renato |
author_facet |
Carola, Carlos Renato |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carola, Carlos Renato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
universo-máquina cultura científica Gaia sensibilidade ambiental. |
topic |
universo-máquina cultura científica Gaia sensibilidade ambiental. |
description |
História, ciência e educação ambiental é o tema de um trabalho em construção e que tem o propósito de contribuir com o desenvolvimento de ações pedagógicas para sensibilidade ecológica. O texto está organizado na forma de uma caminhada histórica que começa pela observação do contexto em que surgiu a ciência moderna e o método científico. Neste campo de observação procura-se compreender as condições que propiciaram o nascimento da concepção de mundo do Universo-máquina e localizar as raízes da crise ambiental. Observa-se também a estética do Renascimento e o pragmatismo do espírito científico, potencializados pela racionalidade iluminista e pela ideologia de progresso da sociedade industrial. Na caminhada pelo século XX, pretende-se entender a emergência da consciência ambiental em nível global e o surgimento de uma nova visão de mundo, expressa na idéia da hipótese Gaia. Com olhar voltado para o mundo de Gaia, finaliza-se a caminhada no século XXI com uma proposta de coordenadas conceituais e ações pedagógicas por uma educação para a sensibilidade ambiental. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-03-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3374 10.14295/remea.v25i0.3374 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3374 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v25i0.3374 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3374/2021 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 25 (2010): Volume 25 : julho a dezembro de 2010 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041783015735296 |