Educação Ambiental, estudo do meio e internalização do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Rodrigo José de Góis
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11616
Resumo: Neste artigo buscamos pensar a educação ambiental como um processo de ensino e aprendizagem voltado para conscientização social perante a crise ambiental. Tendo como pano de fundo uma crítica da modernidade no qual reconhecemos a mesma como momento histórico de aprofundamento do crescimento econômico e transformação da natureza em valor de troca, propomos uma educação ambiental crítica na perspectiva da construção do conhecimento. Apresentamos um levantamento teórico sobre o processo de internalização do conhecimento, culminando na metodologia pedagógica do estudo do meio. Assim, traçamos uma proposta socioconstrutivista que visa contribuir com a apropriação do conhecimento por parte dos estudantes, no caminho da formação humana de sujeitos ecológicos em luta pela cidadania e justiça ambiental.
id FURG-9_35ff80f49f7ae74d8e659a1671d61264
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/11616
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Educação Ambiental, estudo do meio e internalização do conhecimentoEducação ambientalSocioconstrutivismoSujeito ecológicoNeste artigo buscamos pensar a educação ambiental como um processo de ensino e aprendizagem voltado para conscientização social perante a crise ambiental. Tendo como pano de fundo uma crítica da modernidade no qual reconhecemos a mesma como momento histórico de aprofundamento do crescimento econômico e transformação da natureza em valor de troca, propomos uma educação ambiental crítica na perspectiva da construção do conhecimento. Apresentamos um levantamento teórico sobre o processo de internalização do conhecimento, culminando na metodologia pedagógica do estudo do meio. Assim, traçamos uma proposta socioconstrutivista que visa contribuir com a apropriação do conhecimento por parte dos estudantes, no caminho da formação humana de sujeitos ecológicos em luta pela cidadania e justiça ambiental.Lepidus2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1161610.14295/remea.v37i4.11616REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 4 (2020): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, set./dez. - Fluxo Contínuo; 44-601517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/11616/8398Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz, Rodrigo José de Góis2022-08-30T13:17:15Zoai:periodicos.furg.br:article/11616Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2022-08-30T13:17:15Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Ambiental, estudo do meio e internalização do conhecimento
title Educação Ambiental, estudo do meio e internalização do conhecimento
spellingShingle Educação Ambiental, estudo do meio e internalização do conhecimento
Queiroz, Rodrigo José de Góis
Educação ambiental
Socioconstrutivismo
Sujeito ecológico
title_short Educação Ambiental, estudo do meio e internalização do conhecimento
title_full Educação Ambiental, estudo do meio e internalização do conhecimento
title_fullStr Educação Ambiental, estudo do meio e internalização do conhecimento
title_full_unstemmed Educação Ambiental, estudo do meio e internalização do conhecimento
title_sort Educação Ambiental, estudo do meio e internalização do conhecimento
author Queiroz, Rodrigo José de Góis
author_facet Queiroz, Rodrigo José de Góis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Rodrigo José de Góis
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Socioconstrutivismo
Sujeito ecológico
topic Educação ambiental
Socioconstrutivismo
Sujeito ecológico
description Neste artigo buscamos pensar a educação ambiental como um processo de ensino e aprendizagem voltado para conscientização social perante a crise ambiental. Tendo como pano de fundo uma crítica da modernidade no qual reconhecemos a mesma como momento histórico de aprofundamento do crescimento econômico e transformação da natureza em valor de troca, propomos uma educação ambiental crítica na perspectiva da construção do conhecimento. Apresentamos um levantamento teórico sobre o processo de internalização do conhecimento, culminando na metodologia pedagógica do estudo do meio. Assim, traçamos uma proposta socioconstrutivista que visa contribuir com a apropriação do conhecimento por parte dos estudantes, no caminho da formação humana de sujeitos ecológicos em luta pela cidadania e justiça ambiental.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11616
10.14295/remea.v37i4.11616
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11616
identifier_str_mv 10.14295/remea.v37i4.11616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11616/8398
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 4 (2020): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, set./dez. - Fluxo Contínuo; 44-60
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041787435483136