Percepção ambiental de professores indígenas Terena a partir de desenhos do meio ambientePercepción ambiental de profesores indígenas Terena a partir de dibujos del medio ambienteEnvironmental perception of Terena indigenous teachers from environmental drawings

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Elisangela Castedo Maria
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Zanon, Angela Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7233
Resumo: Este trabalho teve como objetivo verificar o conceito de meio ambiente dos professores indígenas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Indígena “Marcolino Lili” do Município de Aquidauana/MS. Foi realizado um estudo de caso com análise crítica de caráter exploratório, descritivo e qualitativo. A pesquisa foi dividida em etapas: análise do planejamento e observação das aulas para verificação da frequência em que a EA aparece; Confecção, interpretação e análise dos desenhos de meio ambiente. Os sujeitos da pesquisa foram os professores indígenas e o objeto de estudo a visão de meio ambiente desses professores por meio de desenhos.. Na análise dos desenhos de meio ambiente feito pelos professores indígenas, foi identificada uma visão naturalista, que separa o homem da natureza. Este trabajo tuvo como objetivo verificar el concepto de medio ambiente de los profesores indígenas de los Años iniciales de la Enseñanza Fundamental de la Escuela Municipal Indígena "Marcolino Lili" del Municipio de Aquidauana / MS. Se realizó un estudio de caso con análisis crítico de carácter exploratorio, descriptivo y cualitativo. La investigación se dividió en etapas: análisis de la planificación y observación de las clases para verificar la frecuencia en que la EA aparece; Confección, interpretación y análisis de los dibujos de medio ambiente. Los sujetos de la investigación fueron los profesores indígenas y el objeto de estudio la visión de medio ambiente de estos profesores a través de dibujos. En el análisis de los dibujos de medio ambiente hecho por los profesores indígenas, se identificó una visión naturalista, que separa al hombre de la naturaliza. This work had the objective of verifying the concept of the environment of the indigenous teachers of the Early Years of Elementary School of the "Marcolino Lili" Indigenous Municipal School of the Municipality of Aquidauana / MS. A case study with exploratory, descriptive and qualitative critical analysis was carried out. The research was divided in stages: analysis of the planning and observation of the classes to verify the frequency in which the EA appears; Preparation, interpretation and analysis of environmental drawings. The subjects of the research were the indigenous teachers and the object of study the vision of the environment of these teachers by means of drawings .. In the analysis of the drawings of environment made by indigenous teachers, a naturalistic view was identified that separates man from nature .
id FURG-9_36343e6a9d60ccfc74a5a3ec3a0cf5ce
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7233
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Percepção ambiental de professores indígenas Terena a partir de desenhos do meio ambientePercepción ambiental de profesores indígenas Terena a partir de dibujos del medio ambienteEnvironmental perception of Terena indigenous teachers from environmental drawingsEducação Ambientalprofessores indígenasvisãomeio ambiente.Este trabalho teve como objetivo verificar o conceito de meio ambiente dos professores indígenas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Indígena “Marcolino Lili” do Município de Aquidauana/MS. Foi realizado um estudo de caso com análise crítica de caráter exploratório, descritivo e qualitativo. A pesquisa foi dividida em etapas: análise do planejamento e observação das aulas para verificação da frequência em que a EA aparece; Confecção, interpretação e análise dos desenhos de meio ambiente. Os sujeitos da pesquisa foram os professores indígenas e o objeto de estudo a visão de meio ambiente desses professores por meio de desenhos.. Na análise dos desenhos de meio ambiente feito pelos professores indígenas, foi identificada uma visão naturalista, que separa o homem da natureza. Este trabajo tuvo como objetivo verificar el concepto de medio ambiente de los profesores indígenas de los Años iniciales de la Enseñanza Fundamental de la Escuela Municipal Indígena "Marcolino Lili" del Municipio de Aquidauana / MS. Se realizó un estudio de caso con análisis crítico de carácter exploratorio, descriptivo y cualitativo. La investigación se dividió en etapas: análisis de la planificación y observación de las clases para verificar la frecuencia en que la EA aparece; Confección, interpretación y análisis de los dibujos de medio ambiente. Los sujetos de la investigación fueron los profesores indígenas y el objeto de estudio la visión de medio ambiente de estos profesores a través de dibujos. En el análisis de los dibujos de medio ambiente hecho por los profesores indígenas, se identificó una visión naturalista, que separa al hombre de la naturaliza. This work had the objective of verifying the concept of the environment of the indigenous teachers of the Early Years of Elementary School of the "Marcolino Lili" Indigenous Municipal School of the Municipality of Aquidauana / MS. A case study with exploratory, descriptive and qualitative critical analysis was carried out. The research was divided in stages: analysis of the planning and observation of the classes to verify the frequency in which the EA appears; Preparation, interpretation and analysis of environmental drawings. The subjects of the research were the indigenous teachers and the object of study the vision of the environment of these teachers by means of drawings .. In the analysis of the drawings of environment made by indigenous teachers, a naturalistic view was identified that separates man from nature .Lepidus2018-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/723310.14295/remea.v35i1.7233REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 1 (2018); 229-2411517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/7233/5192Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Elisangela Castedo MariaZanon, Angela Maria2018-05-18T11:28:08Zoai:periodicos.furg.br:article/7233Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-05-18T11:28:08Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção ambiental de professores indígenas Terena a partir de desenhos do meio ambientePercepción ambiental de profesores indígenas Terena a partir de dibujos del medio ambienteEnvironmental perception of Terena indigenous teachers from environmental drawings
title Percepção ambiental de professores indígenas Terena a partir de desenhos do meio ambientePercepción ambiental de profesores indígenas Terena a partir de dibujos del medio ambienteEnvironmental perception of Terena indigenous teachers from environmental drawings
spellingShingle Percepção ambiental de professores indígenas Terena a partir de desenhos do meio ambientePercepción ambiental de profesores indígenas Terena a partir de dibujos del medio ambienteEnvironmental perception of Terena indigenous teachers from environmental drawings
Nascimento, Elisangela Castedo Maria
Educação Ambiental
professores indígenas
visão
meio ambiente.
title_short Percepção ambiental de professores indígenas Terena a partir de desenhos do meio ambientePercepción ambiental de profesores indígenas Terena a partir de dibujos del medio ambienteEnvironmental perception of Terena indigenous teachers from environmental drawings
title_full Percepção ambiental de professores indígenas Terena a partir de desenhos do meio ambientePercepción ambiental de profesores indígenas Terena a partir de dibujos del medio ambienteEnvironmental perception of Terena indigenous teachers from environmental drawings
title_fullStr Percepção ambiental de professores indígenas Terena a partir de desenhos do meio ambientePercepción ambiental de profesores indígenas Terena a partir de dibujos del medio ambienteEnvironmental perception of Terena indigenous teachers from environmental drawings
title_full_unstemmed Percepção ambiental de professores indígenas Terena a partir de desenhos do meio ambientePercepción ambiental de profesores indígenas Terena a partir de dibujos del medio ambienteEnvironmental perception of Terena indigenous teachers from environmental drawings
title_sort Percepção ambiental de professores indígenas Terena a partir de desenhos do meio ambientePercepción ambiental de profesores indígenas Terena a partir de dibujos del medio ambienteEnvironmental perception of Terena indigenous teachers from environmental drawings
author Nascimento, Elisangela Castedo Maria
author_facet Nascimento, Elisangela Castedo Maria
Zanon, Angela Maria
author_role author
author2 Zanon, Angela Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Elisangela Castedo Maria
Zanon, Angela Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
professores indígenas
visão
meio ambiente.
topic Educação Ambiental
professores indígenas
visão
meio ambiente.
description Este trabalho teve como objetivo verificar o conceito de meio ambiente dos professores indígenas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Indígena “Marcolino Lili” do Município de Aquidauana/MS. Foi realizado um estudo de caso com análise crítica de caráter exploratório, descritivo e qualitativo. A pesquisa foi dividida em etapas: análise do planejamento e observação das aulas para verificação da frequência em que a EA aparece; Confecção, interpretação e análise dos desenhos de meio ambiente. Os sujeitos da pesquisa foram os professores indígenas e o objeto de estudo a visão de meio ambiente desses professores por meio de desenhos.. Na análise dos desenhos de meio ambiente feito pelos professores indígenas, foi identificada uma visão naturalista, que separa o homem da natureza. Este trabajo tuvo como objetivo verificar el concepto de medio ambiente de los profesores indígenas de los Años iniciales de la Enseñanza Fundamental de la Escuela Municipal Indígena "Marcolino Lili" del Municipio de Aquidauana / MS. Se realizó un estudio de caso con análisis crítico de carácter exploratorio, descriptivo y cualitativo. La investigación se dividió en etapas: análisis de la planificación y observación de las clases para verificar la frecuencia en que la EA aparece; Confección, interpretación y análisis de los dibujos de medio ambiente. Los sujetos de la investigación fueron los profesores indígenas y el objeto de estudio la visión de medio ambiente de estos profesores a través de dibujos. En el análisis de los dibujos de medio ambiente hecho por los profesores indígenas, se identificó una visión naturalista, que separa al hombre de la naturaliza. This work had the objective of verifying the concept of the environment of the indigenous teachers of the Early Years of Elementary School of the "Marcolino Lili" Indigenous Municipal School of the Municipality of Aquidauana / MS. A case study with exploratory, descriptive and qualitative critical analysis was carried out. The research was divided in stages: analysis of the planning and observation of the classes to verify the frequency in which the EA appears; Preparation, interpretation and analysis of environmental drawings. The subjects of the research were the indigenous teachers and the object of study the vision of the environment of these teachers by means of drawings .. In the analysis of the drawings of environment made by indigenous teachers, a naturalistic view was identified that separates man from nature .
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7233
10.14295/remea.v35i1.7233
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7233
identifier_str_mv 10.14295/remea.v35i1.7233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7233/5192
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 1 (2018); 229-241
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786066042880