Os sentidos do aprender a ser indígena e o viver a infância da criança Terena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brostolin, Marta Regina
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: da Costa de Oliveira, Evelyn Aline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/329
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo investigar a criança Terena, os sentidos do aprender indígena por meio do brincar e da relação com os adultos, cultura e comunidade. O foco da pesquisa centrou-se na Aldeia Buriti, localizada em Dois Irmãos do Buriti, no Estado de Mato Grosso do Sul. Sendo um estudo etnográfico, a pesquisa oportunizou conhecer a história do povo Terena, a educação das crianças e suas aprendizagens a partir das experiências cotidianas que contribuem para a construção da identidade na infância. Foram entrevistados pais, avós, crianças e acadêmicos indígenas que moram na Aldeia Buriti e realizada uma oficina de desenho livre com o intuito de perceber a representação do brincar para a criança Terena. Os resultados evidenciam o orgulho que as crianças têm de ser índio e de participarem ativamente de todos os acontecimentos importantes para a Aldeia.
id UEMG-2_90cd8c4dc741c5d4a45f0ad08805e2fb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/329
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Os sentidos do aprender a ser indígena e o viver a infância da criança Terenacriança Terenainfânciabrincadeira e aprendizagem.O presente trabalho teve por objetivo investigar a criança Terena, os sentidos do aprender indígena por meio do brincar e da relação com os adultos, cultura e comunidade. O foco da pesquisa centrou-se na Aldeia Buriti, localizada em Dois Irmãos do Buriti, no Estado de Mato Grosso do Sul. Sendo um estudo etnográfico, a pesquisa oportunizou conhecer a história do povo Terena, a educação das crianças e suas aprendizagens a partir das experiências cotidianas que contribuem para a construção da identidade na infância. Foram entrevistados pais, avós, crianças e acadêmicos indígenas que moram na Aldeia Buriti e realizada uma oficina de desenho livre com o intuito de perceber a representação do brincar para a criança Terena. Os resultados evidenciam o orgulho que as crianças têm de ser índio e de participarem ativamente de todos os acontecimentos importantes para a Aldeia.EDUEMG2013-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/32910.24934/eef.v16i22.329Educação em Foco; Vol. 16 No. 22 (2013): Educação em Foco; 143-162Educação em Foco; Vol. 16 Núm. 22 (2013): Educação em Foco; 143-162Educação em Foco; v. 16 n. 22 (2013): Educação em Foco; 143-1622317-00931519-332210.24934/eef.v16i22reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/329/313Brostolin, Marta Reginada Costa de Oliveira, Evelyn Alineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/329Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:05Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Os sentidos do aprender a ser indígena e o viver a infância da criança Terena
title Os sentidos do aprender a ser indígena e o viver a infância da criança Terena
spellingShingle Os sentidos do aprender a ser indígena e o viver a infância da criança Terena
Brostolin, Marta Regina
criança Terena
infância
brincadeira e aprendizagem.
title_short Os sentidos do aprender a ser indígena e o viver a infância da criança Terena
title_full Os sentidos do aprender a ser indígena e o viver a infância da criança Terena
title_fullStr Os sentidos do aprender a ser indígena e o viver a infância da criança Terena
title_full_unstemmed Os sentidos do aprender a ser indígena e o viver a infância da criança Terena
title_sort Os sentidos do aprender a ser indígena e o viver a infância da criança Terena
author Brostolin, Marta Regina
author_facet Brostolin, Marta Regina
da Costa de Oliveira, Evelyn Aline
author_role author
author2 da Costa de Oliveira, Evelyn Aline
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brostolin, Marta Regina
da Costa de Oliveira, Evelyn Aline
dc.subject.por.fl_str_mv criança Terena
infância
brincadeira e aprendizagem.
topic criança Terena
infância
brincadeira e aprendizagem.
description O presente trabalho teve por objetivo investigar a criança Terena, os sentidos do aprender indígena por meio do brincar e da relação com os adultos, cultura e comunidade. O foco da pesquisa centrou-se na Aldeia Buriti, localizada em Dois Irmãos do Buriti, no Estado de Mato Grosso do Sul. Sendo um estudo etnográfico, a pesquisa oportunizou conhecer a história do povo Terena, a educação das crianças e suas aprendizagens a partir das experiências cotidianas que contribuem para a construção da identidade na infância. Foram entrevistados pais, avós, crianças e acadêmicos indígenas que moram na Aldeia Buriti e realizada uma oficina de desenho livre com o intuito de perceber a representação do brincar para a criança Terena. Os resultados evidenciam o orgulho que as crianças têm de ser índio e de participarem ativamente de todos os acontecimentos importantes para a Aldeia.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/329
10.24934/eef.v16i22.329
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/329
identifier_str_mv 10.24934/eef.v16i22.329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/329/313
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 16 No. 22 (2013): Educação em Foco; 143-162
Educação em Foco; Vol. 16 Núm. 22 (2013): Educação em Foco; 143-162
Educação em Foco; v. 16 n. 22 (2013): Educação em Foco; 143-162
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v16i22
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468863561728