O CONCEITO DE GESTÃO ESCOLAR NA ECOPEDAGOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Hilda Gomes Dutra
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3085
Resumo: O envolvimento da gestão escolar na formação da sociedade sustentável é fundamental. Entretanto, qual seria o modelo de gestão que poderia melhor atender aos objetivos da Ecopedagogia? Esta é a questão central desse artigo, em que nos propomos refletir sobre o tipo de gestão escolar mais adequado aos interesses da Ecopedagogia. A partir da avaliação dos limites da Democracia, concluímos que o conceito de gestão mais apropriado à ecoformação é o de gestão democrática, entretanto não uma democracia laica, como a que se tem propagado nas escolas e em outras esferas organizacionais, mas uma democracia vista como um processo de gestão mediado não apenas pela instância política, mas também pela espiritual. Na prática, isso significa que a participação e a espiritualidade passam a ser formas de manifestação da gestão escolar, preparando os indivíduos para a cidadania planetária, mas também para o exercício da verdadeira fraternidade.
id FURG-9_36e2028181ef2514dd1bf34d4a759ffa
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3085
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling O CONCEITO DE GESTÃO ESCOLAR NA ECOPEDAGOGIAGestão escolarEcopedagogiaDesenvolvimento sustentável.O envolvimento da gestão escolar na formação da sociedade sustentável é fundamental. Entretanto, qual seria o modelo de gestão que poderia melhor atender aos objetivos da Ecopedagogia? Esta é a questão central desse artigo, em que nos propomos refletir sobre o tipo de gestão escolar mais adequado aos interesses da Ecopedagogia. A partir da avaliação dos limites da Democracia, concluímos que o conceito de gestão mais apropriado à ecoformação é o de gestão democrática, entretanto não uma democracia laica, como a que se tem propagado nas escolas e em outras esferas organizacionais, mas uma democracia vista como um processo de gestão mediado não apenas pela instância política, mas também pela espiritual. Na prática, isso significa que a participação e a espiritualidade passam a ser formas de manifestação da gestão escolar, preparando os indivíduos para a cidadania planetária, mas também para o exercício da verdadeira fraternidade.Lepidus2012-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/308510.14295/remea.v17i0.3085REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 17 (2006): Volume 17 : julho a dezembro de 20061517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3085/1758Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, Hilda Gomes Dutra2020-08-14T20:00:46Zoai:periodicos.furg.br:article/3085Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T20:00:46Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O CONCEITO DE GESTÃO ESCOLAR NA ECOPEDAGOGIA
title O CONCEITO DE GESTÃO ESCOLAR NA ECOPEDAGOGIA
spellingShingle O CONCEITO DE GESTÃO ESCOLAR NA ECOPEDAGOGIA
Magalhães, Hilda Gomes Dutra
Gestão escolar
Ecopedagogia
Desenvolvimento sustentável.
title_short O CONCEITO DE GESTÃO ESCOLAR NA ECOPEDAGOGIA
title_full O CONCEITO DE GESTÃO ESCOLAR NA ECOPEDAGOGIA
title_fullStr O CONCEITO DE GESTÃO ESCOLAR NA ECOPEDAGOGIA
title_full_unstemmed O CONCEITO DE GESTÃO ESCOLAR NA ECOPEDAGOGIA
title_sort O CONCEITO DE GESTÃO ESCOLAR NA ECOPEDAGOGIA
author Magalhães, Hilda Gomes Dutra
author_facet Magalhães, Hilda Gomes Dutra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Hilda Gomes Dutra
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Ecopedagogia
Desenvolvimento sustentável.
topic Gestão escolar
Ecopedagogia
Desenvolvimento sustentável.
description O envolvimento da gestão escolar na formação da sociedade sustentável é fundamental. Entretanto, qual seria o modelo de gestão que poderia melhor atender aos objetivos da Ecopedagogia? Esta é a questão central desse artigo, em que nos propomos refletir sobre o tipo de gestão escolar mais adequado aos interesses da Ecopedagogia. A partir da avaliação dos limites da Democracia, concluímos que o conceito de gestão mais apropriado à ecoformação é o de gestão democrática, entretanto não uma democracia laica, como a que se tem propagado nas escolas e em outras esferas organizacionais, mas uma democracia vista como um processo de gestão mediado não apenas pela instância política, mas também pela espiritual. Na prática, isso significa que a participação e a espiritualidade passam a ser formas de manifestação da gestão escolar, preparando os indivíduos para a cidadania planetária, mas também para o exercício da verdadeira fraternidade.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3085
10.14295/remea.v17i0.3085
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3085
identifier_str_mv 10.14295/remea.v17i0.3085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3085/1758
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 17 (2006): Volume 17 : julho a dezembro de 2006
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041782435872768