APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE FÍSICA DAS RADIAÇÕES: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3839 |
Resumo: | O presente artigo relata uma análise preliminar de uma investigação das idéias dos alunos, do 3° ano do ensino médio, de uma escola pública estadual, do município de Rio Grande, sobre a radiação, no ensino da disciplina de Física. Argumenta-se com base nesta análise, que um dos caminhos eficazes para tornar a aprendizagem significativa e motivadora, com o objetivo de superar as idéias iniciais e de conhecer a realidade social, é com o desenvolvimento de uma unidade de aprendizagem (UA) com o tema radiação. Numa perspectiva de educação ambiental problematizadora, busca-se sistematizar e contextualizar os conceitos científicos, abordados na UA, focando os benefícios e prejuízos das aplicações das radiações no cotidiano, de maneira a contribuir com a formação de cidadãos mais críticos. |
id |
FURG-9_3aa3a6b989dce2b35c24eddace3c3c8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3839 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE FÍSICA DAS RADIAÇÕES: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTALEducação ambientalaprendizagem significativaradiações.O presente artigo relata uma análise preliminar de uma investigação das idéias dos alunos, do 3° ano do ensino médio, de uma escola pública estadual, do município de Rio Grande, sobre a radiação, no ensino da disciplina de Física. Argumenta-se com base nesta análise, que um dos caminhos eficazes para tornar a aprendizagem significativa e motivadora, com o objetivo de superar as idéias iniciais e de conhecer a realidade social, é com o desenvolvimento de uma unidade de aprendizagem (UA) com o tema radiação. Numa perspectiva de educação ambiental problematizadora, busca-se sistematizar e contextualizar os conceitos científicos, abordados na UA, focando os benefícios e prejuízos das aplicações das radiações no cotidiano, de maneira a contribuir com a formação de cidadãos mais críticos.Lepidus2013-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/383910.14295/remea.v20i0.3839REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 20 (2008): Volume 20 : janeiro a junho de 20081517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3839/2289Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPrestes, MichelyCappelletto, Eliane2020-08-14T20:00:15Zoai:periodicos.furg.br:article/3839Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T20:00:15Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE FÍSICA DAS RADIAÇÕES: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE FÍSICA DAS RADIAÇÕES: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
spellingShingle |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE FÍSICA DAS RADIAÇÕES: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Prestes, Michely Educação ambiental aprendizagem significativa radiações. |
title_short |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE FÍSICA DAS RADIAÇÕES: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_full |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE FÍSICA DAS RADIAÇÕES: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_fullStr |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE FÍSICA DAS RADIAÇÕES: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_full_unstemmed |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE FÍSICA DAS RADIAÇÕES: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_sort |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE FÍSICA DAS RADIAÇÕES: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
author |
Prestes, Michely |
author_facet |
Prestes, Michely Cappelletto, Eliane |
author_role |
author |
author2 |
Cappelletto, Eliane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prestes, Michely Cappelletto, Eliane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental aprendizagem significativa radiações. |
topic |
Educação ambiental aprendizagem significativa radiações. |
description |
O presente artigo relata uma análise preliminar de uma investigação das idéias dos alunos, do 3° ano do ensino médio, de uma escola pública estadual, do município de Rio Grande, sobre a radiação, no ensino da disciplina de Física. Argumenta-se com base nesta análise, que um dos caminhos eficazes para tornar a aprendizagem significativa e motivadora, com o objetivo de superar as idéias iniciais e de conhecer a realidade social, é com o desenvolvimento de uma unidade de aprendizagem (UA) com o tema radiação. Numa perspectiva de educação ambiental problematizadora, busca-se sistematizar e contextualizar os conceitos científicos, abordados na UA, focando os benefícios e prejuízos das aplicações das radiações no cotidiano, de maneira a contribuir com a formação de cidadãos mais críticos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3839 10.14295/remea.v20i0.3839 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3839 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v20i0.3839 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3839/2289 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 20 (2008): Volume 20 : janeiro a junho de 2008 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041783893393408 |