Pós-Estruturalismo e Educação Ambiental: aproximações inusitadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Ana do Carmo Goulart
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Dias, Cleuza Maria Sobral, Mota, Maria Renata Alonso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4856
Resumo: O presente artigo intenta discorrer acerca da vertente Pós-Estruturalista e, sobretudo, realizar algumas aproximações com o campo da Educação Ambiental (EA). Para subsidiar a escrita, utilizamos como referencial teórico, autores como: Foucault (2010, 2011 e 2012), Guattari (1990), Henning (2012 e 2013) e Veiga-Neto (2011). Organizamos, para tanto, em um primeiro momento, algumas questões concernentes à perspectiva pós-estruturalista, com o objetivo não só de situá-la, mas, antes, de dar visibilidade a sua contribuição no que tange às pesquisas em educação. Após, traremos a EA como uma ferramenta potente para pensarmos a crise ambiental instalada na atualidade e assim, junto com os autores, ensaiarmos algumas possibilidades de provocar o pensamento, de balançar as certezas que nos movimentam, de desestabilizar as afirmações genéricas que encontram consonância no biocentrismo e no antropocentrismo como formas únicas de se relacionar com o mundo.
id FURG-9_3b3ee59a1119d704d5b370f8e88f3337
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/4856
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Pós-Estruturalismo e Educação Ambiental: aproximações inusitadasPesquisas em Educação - Pós-Estruturalismo.O presente artigo intenta discorrer acerca da vertente Pós-Estruturalista e, sobretudo, realizar algumas aproximações com o campo da Educação Ambiental (EA). Para subsidiar a escrita, utilizamos como referencial teórico, autores como: Foucault (2010, 2011 e 2012), Guattari (1990), Henning (2012 e 2013) e Veiga-Neto (2011). Organizamos, para tanto, em um primeiro momento, algumas questões concernentes à perspectiva pós-estruturalista, com o objetivo não só de situá-la, mas, antes, de dar visibilidade a sua contribuição no que tange às pesquisas em educação. Após, traremos a EA como uma ferramenta potente para pensarmos a crise ambiental instalada na atualidade e assim, junto com os autores, ensaiarmos algumas possibilidades de provocar o pensamento, de balançar as certezas que nos movimentam, de desestabilizar as afirmações genéricas que encontram consonância no biocentrismo e no antropocentrismo como formas únicas de se relacionar com o mundo.Lepidus2014-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/485610.14295/remea.v0i0.4856REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2015: Volume especial: Educação Ambiental: travessias pelo contemporâneo - jan/jun de 2015.; 149-1641517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/4856/3056Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Ana do Carmo GoulartDias, Cleuza Maria SobralMota, Maria Renata Alonso2020-08-14T19:56:35Zoai:periodicos.furg.br:article/4856Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:56:35Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Pós-Estruturalismo e Educação Ambiental: aproximações inusitadas
title Pós-Estruturalismo e Educação Ambiental: aproximações inusitadas
spellingShingle Pós-Estruturalismo e Educação Ambiental: aproximações inusitadas
Gonçalves, Ana do Carmo Goulart
Pesquisas em Educação - Pós-Estruturalismo.
title_short Pós-Estruturalismo e Educação Ambiental: aproximações inusitadas
title_full Pós-Estruturalismo e Educação Ambiental: aproximações inusitadas
title_fullStr Pós-Estruturalismo e Educação Ambiental: aproximações inusitadas
title_full_unstemmed Pós-Estruturalismo e Educação Ambiental: aproximações inusitadas
title_sort Pós-Estruturalismo e Educação Ambiental: aproximações inusitadas
author Gonçalves, Ana do Carmo Goulart
author_facet Gonçalves, Ana do Carmo Goulart
Dias, Cleuza Maria Sobral
Mota, Maria Renata Alonso
author_role author
author2 Dias, Cleuza Maria Sobral
Mota, Maria Renata Alonso
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Ana do Carmo Goulart
Dias, Cleuza Maria Sobral
Mota, Maria Renata Alonso
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisas em Educação - Pós-Estruturalismo.
topic Pesquisas em Educação - Pós-Estruturalismo.
description O presente artigo intenta discorrer acerca da vertente Pós-Estruturalista e, sobretudo, realizar algumas aproximações com o campo da Educação Ambiental (EA). Para subsidiar a escrita, utilizamos como referencial teórico, autores como: Foucault (2010, 2011 e 2012), Guattari (1990), Henning (2012 e 2013) e Veiga-Neto (2011). Organizamos, para tanto, em um primeiro momento, algumas questões concernentes à perspectiva pós-estruturalista, com o objetivo não só de situá-la, mas, antes, de dar visibilidade a sua contribuição no que tange às pesquisas em educação. Após, traremos a EA como uma ferramenta potente para pensarmos a crise ambiental instalada na atualidade e assim, junto com os autores, ensaiarmos algumas possibilidades de provocar o pensamento, de balançar as certezas que nos movimentam, de desestabilizar as afirmações genéricas que encontram consonância no biocentrismo e no antropocentrismo como formas únicas de se relacionar com o mundo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4856
10.14295/remea.v0i0.4856
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4856
identifier_str_mv 10.14295/remea.v0i0.4856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4856/3056
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2015: Volume especial: Educação Ambiental: travessias pelo contemporâneo - jan/jun de 2015.; 149-164
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041784897929216