Pós-Estruturalismo e Educação Ambiental: aproximações inusitadas
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4856 |
Resumo: | O presente artigo intenta discorrer acerca da vertente Pós-Estruturalista e, sobretudo, realizar algumas aproximações com o campo da Educação Ambiental (EA). Para subsidiar a escrita, utilizamos como referencial teórico, autores como: Foucault (2010, 2011 e 2012), Guattari (1990), Henning (2012 e 2013) e Veiga-Neto (2011). Organizamos, para tanto, em um primeiro momento, algumas questões concernentes à perspectiva pós-estruturalista, com o objetivo não só de situá-la, mas, antes, de dar visibilidade a sua contribuição no que tange às pesquisas em educação. Após, traremos a EA como uma ferramenta potente para pensarmos a crise ambiental instalada na atualidade e assim, junto com os autores, ensaiarmos algumas possibilidades de provocar o pensamento, de balançar as certezas que nos movimentam, de desestabilizar as afirmações genéricas que encontram consonância no biocentrismo e no antropocentrismo como formas únicas de se relacionar com o mundo. |
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