PERCEPÇÃO AMBIENTAL E SENSIBILIZAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA PRESERVAÇÃO DA MATA CILIAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3962 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi verificar como os alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma Escola Estadual (Caarapó, MS) percebem o riacho e os problemas ambientais. Para isso um questionário individual foi aplicado, antes e depois de uma atividade de Educação Ambiental. Na identificação dos conhecimentos prévios verificou-se que a percepção dos alunos para o riacho se restringe à falta de informações ecológicas que apontem a importante função deste ecossistema para manter a integridade ambiental. Além disso, as representações do riacho se divergiram em idéias antropocêntricas e ecológicas, com tendências para respostas pró-ecológicas quando estas estavam mais explícitas na questão. Na visita técnica ao riacho e na atividade em sala de aula foi possível estabelecer com os alunos uma relação entre o conhecimento já existente e as novas informações apresentadas. Após estas atividades, foi possível observar que os alunos foram capazes de assimilar novos conhecimentos sobre o funcionamento do riacho como um elemento fundamental para a manutenção da vida. |
id |
FURG-9_3e78d24571a9e85a9366f9344127d9c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3962 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL E SENSIBILIZAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA PRESERVAÇÃO DA MATA CILIARBiodiversidadeEducação AmbientalSustentabilidadeRecursos Naturais.O objetivo deste trabalho foi verificar como os alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma Escola Estadual (Caarapó, MS) percebem o riacho e os problemas ambientais. Para isso um questionário individual foi aplicado, antes e depois de uma atividade de Educação Ambiental. Na identificação dos conhecimentos prévios verificou-se que a percepção dos alunos para o riacho se restringe à falta de informações ecológicas que apontem a importante função deste ecossistema para manter a integridade ambiental. Além disso, as representações do riacho se divergiram em idéias antropocêntricas e ecológicas, com tendências para respostas pró-ecológicas quando estas estavam mais explícitas na questão. Na visita técnica ao riacho e na atividade em sala de aula foi possível estabelecer com os alunos uma relação entre o conhecimento já existente e as novas informações apresentadas. Após estas atividades, foi possível observar que os alunos foram capazes de assimilar novos conhecimentos sobre o funcionamento do riacho como um elemento fundamental para a manutenção da vida.Lepidus2013-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/396210.14295/remea.v23i0.3962REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 23 (2009): Volume 23 : julho a dezembro de 20091517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3962/2358Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Emerson Machado deRocha, Valcir SouzaMissirian, Giani Lopes Bergamo2020-08-14T19:59:21Zoai:periodicos.furg.br:article/3962Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:21Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL E SENSIBILIZAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA PRESERVAÇÃO DA MATA CILIAR |
title |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL E SENSIBILIZAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA PRESERVAÇÃO DA MATA CILIAR |
spellingShingle |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL E SENSIBILIZAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA PRESERVAÇÃO DA MATA CILIAR Carvalho, Emerson Machado de Biodiversidade Educação Ambiental Sustentabilidade Recursos Naturais. |
title_short |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL E SENSIBILIZAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA PRESERVAÇÃO DA MATA CILIAR |
title_full |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL E SENSIBILIZAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA PRESERVAÇÃO DA MATA CILIAR |
title_fullStr |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL E SENSIBILIZAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA PRESERVAÇÃO DA MATA CILIAR |
title_full_unstemmed |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL E SENSIBILIZAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA PRESERVAÇÃO DA MATA CILIAR |
title_sort |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL E SENSIBILIZAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA PRESERVAÇÃO DA MATA CILIAR |
author |
Carvalho, Emerson Machado de |
author_facet |
Carvalho, Emerson Machado de Rocha, Valcir Souza Missirian, Giani Lopes Bergamo |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Valcir Souza Missirian, Giani Lopes Bergamo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Emerson Machado de Rocha, Valcir Souza Missirian, Giani Lopes Bergamo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biodiversidade Educação Ambiental Sustentabilidade Recursos Naturais. |
topic |
Biodiversidade Educação Ambiental Sustentabilidade Recursos Naturais. |
description |
O objetivo deste trabalho foi verificar como os alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma Escola Estadual (Caarapó, MS) percebem o riacho e os problemas ambientais. Para isso um questionário individual foi aplicado, antes e depois de uma atividade de Educação Ambiental. Na identificação dos conhecimentos prévios verificou-se que a percepção dos alunos para o riacho se restringe à falta de informações ecológicas que apontem a importante função deste ecossistema para manter a integridade ambiental. Além disso, as representações do riacho se divergiram em idéias antropocêntricas e ecológicas, com tendências para respostas pró-ecológicas quando estas estavam mais explícitas na questão. Na visita técnica ao riacho e na atividade em sala de aula foi possível estabelecer com os alunos uma relação entre o conhecimento já existente e as novas informações apresentadas. Após estas atividades, foi possível observar que os alunos foram capazes de assimilar novos conhecimentos sobre o funcionamento do riacho como um elemento fundamental para a manutenção da vida. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3962 10.14295/remea.v23i0.3962 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3962 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v23i0.3962 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3962/2358 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 23 (2009): Volume 23 : julho a dezembro de 2009 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041783990910976 |