PERCEPÇÃO AMBIENTAL E SENSIBILIZAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA PRESERVAÇÃO DA MATA CILIAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Emerson Machado de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Rocha, Valcir Souza, Missirian, Giani Lopes Bergamo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3962
Resumo: O objetivo deste trabalho foi verificar como os alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma Escola Estadual (Caarapó, MS) percebem o riacho e os problemas ambientais. Para isso um questionário individual foi aplicado, antes e depois de uma atividade de Educação Ambiental. Na identificação dos conhecimentos prévios verificou-se que a percepção dos alunos para o riacho se restringe à falta de informações ecológicas que apontem a importante função deste ecossistema para manter a integridade ambiental. Além disso, as representações do riacho se divergiram em idéias antropocêntricas e ecológicas, com tendências para respostas pró-ecológicas quando estas estavam mais explícitas na questão. Na visita técnica ao riacho e na atividade em sala de aula foi possível estabelecer com os alunos uma relação entre o conhecimento já existente e as novas informações apresentadas. Após estas atividades, foi possível observar que os alunos foram capazes de assimilar novos conhecimentos sobre o funcionamento do riacho como um elemento fundamental para a manutenção da vida.
id FURG-9_3e78d24571a9e85a9366f9344127d9c8
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3962
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling PERCEPÇÃO AMBIENTAL E SENSIBILIZAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA PRESERVAÇÃO DA MATA CILIARBiodiversidadeEducação AmbientalSustentabilidadeRecursos Naturais.O objetivo deste trabalho foi verificar como os alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma Escola Estadual (Caarapó, MS) percebem o riacho e os problemas ambientais. Para isso um questionário individual foi aplicado, antes e depois de uma atividade de Educação Ambiental. Na identificação dos conhecimentos prévios verificou-se que a percepção dos alunos para o riacho se restringe à falta de informações ecológicas que apontem a importante função deste ecossistema para manter a integridade ambiental. Além disso, as representações do riacho se divergiram em idéias antropocêntricas e ecológicas, com tendências para respostas pró-ecológicas quando estas estavam mais explícitas na questão. Na visita técnica ao riacho e na atividade em sala de aula foi possível estabelecer com os alunos uma relação entre o conhecimento já existente e as novas informações apresentadas. Após estas atividades, foi possível observar que os alunos foram capazes de assimilar novos conhecimentos sobre o funcionamento do riacho como um elemento fundamental para a manutenção da vida.Lepidus2013-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/396210.14295/remea.v23i0.3962REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 23 (2009): Volume 23 : julho a dezembro de 20091517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3962/2358Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Emerson Machado deRocha, Valcir SouzaMissirian, Giani Lopes Bergamo2020-08-14T19:59:21Zoai:periodicos.furg.br:article/3962Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:21Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÃO AMBIENTAL E SENSIBILIZAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA PRESERVAÇÃO DA MATA CILIAR
title PERCEPÇÃO AMBIENTAL E SENSIBILIZAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA PRESERVAÇÃO DA MATA CILIAR
spellingShingle PERCEPÇÃO AMBIENTAL E SENSIBILIZAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA PRESERVAÇÃO DA MATA CILIAR
Carvalho, Emerson Machado de
Biodiversidade
Educação Ambiental
Sustentabilidade
Recursos Naturais.
title_short PERCEPÇÃO AMBIENTAL E SENSIBILIZAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA PRESERVAÇÃO DA MATA CILIAR
title_full PERCEPÇÃO AMBIENTAL E SENSIBILIZAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA PRESERVAÇÃO DA MATA CILIAR
title_fullStr PERCEPÇÃO AMBIENTAL E SENSIBILIZAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA PRESERVAÇÃO DA MATA CILIAR
title_full_unstemmed PERCEPÇÃO AMBIENTAL E SENSIBILIZAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA PRESERVAÇÃO DA MATA CILIAR
title_sort PERCEPÇÃO AMBIENTAL E SENSIBILIZAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA PRESERVAÇÃO DA MATA CILIAR
author Carvalho, Emerson Machado de
author_facet Carvalho, Emerson Machado de
Rocha, Valcir Souza
Missirian, Giani Lopes Bergamo
author_role author
author2 Rocha, Valcir Souza
Missirian, Giani Lopes Bergamo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Emerson Machado de
Rocha, Valcir Souza
Missirian, Giani Lopes Bergamo
dc.subject.por.fl_str_mv Biodiversidade
Educação Ambiental
Sustentabilidade
Recursos Naturais.
topic Biodiversidade
Educação Ambiental
Sustentabilidade
Recursos Naturais.
description O objetivo deste trabalho foi verificar como os alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma Escola Estadual (Caarapó, MS) percebem o riacho e os problemas ambientais. Para isso um questionário individual foi aplicado, antes e depois de uma atividade de Educação Ambiental. Na identificação dos conhecimentos prévios verificou-se que a percepção dos alunos para o riacho se restringe à falta de informações ecológicas que apontem a importante função deste ecossistema para manter a integridade ambiental. Além disso, as representações do riacho se divergiram em idéias antropocêntricas e ecológicas, com tendências para respostas pró-ecológicas quando estas estavam mais explícitas na questão. Na visita técnica ao riacho e na atividade em sala de aula foi possível estabelecer com os alunos uma relação entre o conhecimento já existente e as novas informações apresentadas. Após estas atividades, foi possível observar que os alunos foram capazes de assimilar novos conhecimentos sobre o funcionamento do riacho como um elemento fundamental para a manutenção da vida.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3962
10.14295/remea.v23i0.3962
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3962
identifier_str_mv 10.14295/remea.v23i0.3962
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3962/2358
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 23 (2009): Volume 23 : julho a dezembro de 2009
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041783990910976