Percepção ambiental e sensibilização de alunos de colégio estadual sobre a preservação de nascente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Everton Mario de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Santos, Walquiria Menna Brusamolin, Morais, Josmaria Lopes de, Bassetti, Fátima de Jesus, Bergamasco, Rosangela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3532
Resumo: O estudo da percepção ambiental aliado a atividades de sensibilização podem favorecer a preservação e o uso mais sustentável dos recursos ambientais. Utilizando-se dessas ferramentas de Educação Ambiental, o presente estudo qualitativo de caráter exploratório investigou as percepções ambientais referentes aos recursos hídricos, revelados por alunos de um colégio público no município de Mandirituba-PR, através de questionários e relatórios aplicados em sala de aula. Como forma de sensibilização, foram realizadas atividades práticas por meio de visita a uma nascente, entrevista com uma proprietária rural e dinâmica de grupo. Os resultados obtidos apontaram que, previamente ás atividades de sensibilização, a percepção ambiental dos alunos era deficiente, houve predominância de respostas pouco elaboradas e de alunos que não sabiam responder às perguntas. Após as atividades, houve melhora na percepção sobre a proveniência da água das torneiras; aumentou o número de alunos que relacionaram a agricultura às interferências nos corpos hídricos, por meio dos agrotóxicos e assoreamento dos mesmos; e nos relatórios individuais, observou-se que no contexto geral, os alunos compreenderam a importância das nascentes e da mata ciliar como forma de preservação das mesmas. Verificou-se que o estudo de como o aluno percebe o meio ambiente e a mobilização em prol de uma experiência prática de sensibilização podem interferir positivamente no modo de se relacionar com a natureza, com o lugar habitado e pode desencadear o comprometimento dos alunos e ajudá-los a ter uma visão mais crítica.
id FURG-9_1faa5bf79eb4a79cc0ff0b9bba85d2a5
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3532
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Percepção ambiental e sensibilização de alunos de colégio estadual sobre a preservação de nascentepercepção ambientaleducação ambientalsensibilizaçãoO estudo da percepção ambiental aliado a atividades de sensibilização podem favorecer a preservação e o uso mais sustentável dos recursos ambientais. Utilizando-se dessas ferramentas de Educação Ambiental, o presente estudo qualitativo de caráter exploratório investigou as percepções ambientais referentes aos recursos hídricos, revelados por alunos de um colégio público no município de Mandirituba-PR, através de questionários e relatórios aplicados em sala de aula. Como forma de sensibilização, foram realizadas atividades práticas por meio de visita a uma nascente, entrevista com uma proprietária rural e dinâmica de grupo. Os resultados obtidos apontaram que, previamente ás atividades de sensibilização, a percepção ambiental dos alunos era deficiente, houve predominância de respostas pouco elaboradas e de alunos que não sabiam responder às perguntas. Após as atividades, houve melhora na percepção sobre a proveniência da água das torneiras; aumentou o número de alunos que relacionaram a agricultura às interferências nos corpos hídricos, por meio dos agrotóxicos e assoreamento dos mesmos; e nos relatórios individuais, observou-se que no contexto geral, os alunos compreenderam a importância das nascentes e da mata ciliar como forma de preservação das mesmas. Verificou-se que o estudo de como o aluno percebe o meio ambiente e a mobilização em prol de uma experiência prática de sensibilização podem interferir positivamente no modo de se relacionar com a natureza, com o lugar habitado e pode desencadear o comprometimento dos alunos e ajudá-los a ter uma visão mais crítica.Lepidus2013-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/353210.14295/remea.v30i1.3532REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 30 n. 1 (2013); 23-371517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3532/2216Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Everton Mario deSantos, Walquiria Menna BrusamolinMorais, Josmaria Lopes deBassetti, Fátima de JesusBergamasco, Rosangela2020-08-14T19:57:45Zoai:periodicos.furg.br:article/3532Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:57:45Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção ambiental e sensibilização de alunos de colégio estadual sobre a preservação de nascente
title Percepção ambiental e sensibilização de alunos de colégio estadual sobre a preservação de nascente
spellingShingle Percepção ambiental e sensibilização de alunos de colégio estadual sobre a preservação de nascente
Oliveira, Everton Mario de
percepção ambiental
educação ambiental
sensibilização
title_short Percepção ambiental e sensibilização de alunos de colégio estadual sobre a preservação de nascente
title_full Percepção ambiental e sensibilização de alunos de colégio estadual sobre a preservação de nascente
title_fullStr Percepção ambiental e sensibilização de alunos de colégio estadual sobre a preservação de nascente
title_full_unstemmed Percepção ambiental e sensibilização de alunos de colégio estadual sobre a preservação de nascente
title_sort Percepção ambiental e sensibilização de alunos de colégio estadual sobre a preservação de nascente
author Oliveira, Everton Mario de
author_facet Oliveira, Everton Mario de
Santos, Walquiria Menna Brusamolin
Morais, Josmaria Lopes de
Bassetti, Fátima de Jesus
Bergamasco, Rosangela
author_role author
author2 Santos, Walquiria Menna Brusamolin
Morais, Josmaria Lopes de
Bassetti, Fátima de Jesus
Bergamasco, Rosangela
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Everton Mario de
Santos, Walquiria Menna Brusamolin
Morais, Josmaria Lopes de
Bassetti, Fátima de Jesus
Bergamasco, Rosangela
dc.subject.por.fl_str_mv percepção ambiental
educação ambiental
sensibilização
topic percepção ambiental
educação ambiental
sensibilização
description O estudo da percepção ambiental aliado a atividades de sensibilização podem favorecer a preservação e o uso mais sustentável dos recursos ambientais. Utilizando-se dessas ferramentas de Educação Ambiental, o presente estudo qualitativo de caráter exploratório investigou as percepções ambientais referentes aos recursos hídricos, revelados por alunos de um colégio público no município de Mandirituba-PR, através de questionários e relatórios aplicados em sala de aula. Como forma de sensibilização, foram realizadas atividades práticas por meio de visita a uma nascente, entrevista com uma proprietária rural e dinâmica de grupo. Os resultados obtidos apontaram que, previamente ás atividades de sensibilização, a percepção ambiental dos alunos era deficiente, houve predominância de respostas pouco elaboradas e de alunos que não sabiam responder às perguntas. Após as atividades, houve melhora na percepção sobre a proveniência da água das torneiras; aumentou o número de alunos que relacionaram a agricultura às interferências nos corpos hídricos, por meio dos agrotóxicos e assoreamento dos mesmos; e nos relatórios individuais, observou-se que no contexto geral, os alunos compreenderam a importância das nascentes e da mata ciliar como forma de preservação das mesmas. Verificou-se que o estudo de como o aluno percebe o meio ambiente e a mobilização em prol de uma experiência prática de sensibilização podem interferir positivamente no modo de se relacionar com a natureza, com o lugar habitado e pode desencadear o comprometimento dos alunos e ajudá-los a ter uma visão mais crítica.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3532
10.14295/remea.v30i1.3532
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3532
identifier_str_mv 10.14295/remea.v30i1.3532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3532/2216
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 30 n. 1 (2013); 23-37
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041783485497344