A Sala Verde como espaço dinamizador da educação ambiental no ensino profissional de nível técnicoThe Green Room as a space for revitalizing environmental education in vocational education at the technical levelLa Sala Verde como espacio dinamizador de la educación ambiental en la enseñanza profesional de nivel técnico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Vívian Soares de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Estolano, Lilian Couto Cordeiro, Soares, Ana Maria Dantas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8578
Resumo: O presente artigo busca balizar conceitos e tecer reflexões acerca da relevância da Educação Ambiental na formação profissional técnica de nível médio na àrea de Meio Ambiente. O lócus da pesquisa é a Sala Verde Centro de Integração Socioambiental – CISA/UFRRJ, que se concebe como um espaço dinamizador, pautado em uma perspectiva articuladora e integradora. Buscando compreender o papel da CISA no processo de formação desses jovens a partir do estágio supervisionado, a proposta desta pesquisa alicerça-se no eixo da abordagem qualitativa e objetiva entretecer as narrativas expressas por sujeitos diretamente envolvidos no espaço, contextualizando suas falas, atribuindo sentidos e apontando interpretações pertinentes à reflexões para ações futuras. This article seeks to conceptualise and reflect on the relevance of Environmental Education in the medium level technical vocational training in the area of Environment. The locus of the research is the Green Room for Socio-Environmental Integration - CISA / UFRRJ, which is conceived as a dynamic space, based on an articulating and integrating perspective. Seeking to understand the role of CISA in the process of training these young people from the supervised stage, the proposal of this research is based on the axis of the qualitative and objective approach to interrelate the narratives expressed by subjects directly involved in the space, contextualizing their speech, attributing meanings and pointing out interpretations pertinent to the reflections for future actions. El presente artículo busca balizar conceptos y tejer reflexiones acerca de la relevancia de la Educación Ambiental en la formación profesional técnica de nivel medio en el área de Medio Ambiente. El lusus de la investigación es la Sala Verde Centro de Integración Socioambiental - CISA / UFRRJ, que se concibe como un espacio dinamizador, pautado en una perspectiva articuladora e integradora. En el proceso de formación de estos jóvenes a partir de la etapa supervisada, la propuesta de esta investigación se centra en el eje del abordaje cualitativo y objetiva entretecer las narrativas expresadas por sujetos directamente involucrados en el espacio, contextualizando sus palabras, atribuyendo sentidos y percepciones que apunta a interpretaciones pertinentes a las reflexiones para acciones futuras.
id FURG-9_4071b54691a03fd36c90f4836fb08231
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8578
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling A Sala Verde como espaço dinamizador da educação ambiental no ensino profissional de nível técnicoThe Green Room as a space for revitalizing environmental education in vocational education at the technical levelLa Sala Verde como espacio dinamizador de la educación ambiental en la enseñanza profesional de nivel técnicoEducação ProfissionalEducação Ambiental CríticaMeio Ambiente.O presente artigo busca balizar conceitos e tecer reflexões acerca da relevância da Educação Ambiental na formação profissional técnica de nível médio na àrea de Meio Ambiente. O lócus da pesquisa é a Sala Verde Centro de Integração Socioambiental – CISA/UFRRJ, que se concebe como um espaço dinamizador, pautado em uma perspectiva articuladora e integradora. Buscando compreender o papel da CISA no processo de formação desses jovens a partir do estágio supervisionado, a proposta desta pesquisa alicerça-se no eixo da abordagem qualitativa e objetiva entretecer as narrativas expressas por sujeitos diretamente envolvidos no espaço, contextualizando suas falas, atribuindo sentidos e apontando interpretações pertinentes à reflexões para ações futuras. This article seeks to conceptualise and reflect on the relevance of Environmental Education in the medium level technical vocational training in the area of Environment. The locus of the research is the Green Room for Socio-Environmental Integration - CISA / UFRRJ, which is conceived as a dynamic space, based on an articulating and integrating perspective. Seeking to understand the role of CISA in the process of training these young people from the supervised stage, the proposal of this research is based on the axis of the qualitative and objective approach to interrelate the narratives expressed by subjects directly involved in the space, contextualizing their speech, attributing meanings and pointing out interpretations pertinent to the reflections for future actions. El presente artículo busca balizar conceptos y tejer reflexiones acerca de la relevancia de la Educación Ambiental en la formación profesional técnica de nivel medio en el área de Medio Ambiente. El lusus de la investigación es la Sala Verde Centro de Integración Socioambiental - CISA / UFRRJ, que se concibe como un espacio dinamizador, pautado en una perspectiva articuladora e integradora. En el proceso de formación de estos jóvenes a partir de la etapa supervisada, la propuesta de esta investigación se centra en el eje del abordaje cualitativo y objetiva entretecer las narrativas expresadas por sujetos directamente involucrados en el espacio, contextualizando sus palabras, atribuyendo sentidos y percepciones que apunta a interpretaciones pertinentes a las reflexiones para acciones futuras.Lepidus2018-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/857810.14295/remea.v0i1.8578REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2018: Edição Especial EDEA, n. 1; 267-2801517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/8578/5516Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Vívian Soares deEstolano, Lilian Couto CordeiroSoares, Ana Maria Dantas2018-11-26T21:23:24Zoai:periodicos.furg.br:article/8578Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-11-26T21:23:24Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A Sala Verde como espaço dinamizador da educação ambiental no ensino profissional de nível técnicoThe Green Room as a space for revitalizing environmental education in vocational education at the technical levelLa Sala Verde como espacio dinamizador de la educación ambiental en la enseñanza profesional de nivel técnico
title A Sala Verde como espaço dinamizador da educação ambiental no ensino profissional de nível técnicoThe Green Room as a space for revitalizing environmental education in vocational education at the technical levelLa Sala Verde como espacio dinamizador de la educación ambiental en la enseñanza profesional de nivel técnico
spellingShingle A Sala Verde como espaço dinamizador da educação ambiental no ensino profissional de nível técnicoThe Green Room as a space for revitalizing environmental education in vocational education at the technical levelLa Sala Verde como espacio dinamizador de la educación ambiental en la enseñanza profesional de nivel técnico
Almeida, Vívian Soares de
Educação Profissional
Educação Ambiental Crítica
Meio Ambiente.
title_short A Sala Verde como espaço dinamizador da educação ambiental no ensino profissional de nível técnicoThe Green Room as a space for revitalizing environmental education in vocational education at the technical levelLa Sala Verde como espacio dinamizador de la educación ambiental en la enseñanza profesional de nivel técnico
title_full A Sala Verde como espaço dinamizador da educação ambiental no ensino profissional de nível técnicoThe Green Room as a space for revitalizing environmental education in vocational education at the technical levelLa Sala Verde como espacio dinamizador de la educación ambiental en la enseñanza profesional de nivel técnico
title_fullStr A Sala Verde como espaço dinamizador da educação ambiental no ensino profissional de nível técnicoThe Green Room as a space for revitalizing environmental education in vocational education at the technical levelLa Sala Verde como espacio dinamizador de la educación ambiental en la enseñanza profesional de nivel técnico
title_full_unstemmed A Sala Verde como espaço dinamizador da educação ambiental no ensino profissional de nível técnicoThe Green Room as a space for revitalizing environmental education in vocational education at the technical levelLa Sala Verde como espacio dinamizador de la educación ambiental en la enseñanza profesional de nivel técnico
title_sort A Sala Verde como espaço dinamizador da educação ambiental no ensino profissional de nível técnicoThe Green Room as a space for revitalizing environmental education in vocational education at the technical levelLa Sala Verde como espacio dinamizador de la educación ambiental en la enseñanza profesional de nivel técnico
author Almeida, Vívian Soares de
author_facet Almeida, Vívian Soares de
Estolano, Lilian Couto Cordeiro
Soares, Ana Maria Dantas
author_role author
author2 Estolano, Lilian Couto Cordeiro
Soares, Ana Maria Dantas
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Vívian Soares de
Estolano, Lilian Couto Cordeiro
Soares, Ana Maria Dantas
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Profissional
Educação Ambiental Crítica
Meio Ambiente.
topic Educação Profissional
Educação Ambiental Crítica
Meio Ambiente.
description O presente artigo busca balizar conceitos e tecer reflexões acerca da relevância da Educação Ambiental na formação profissional técnica de nível médio na àrea de Meio Ambiente. O lócus da pesquisa é a Sala Verde Centro de Integração Socioambiental – CISA/UFRRJ, que se concebe como um espaço dinamizador, pautado em uma perspectiva articuladora e integradora. Buscando compreender o papel da CISA no processo de formação desses jovens a partir do estágio supervisionado, a proposta desta pesquisa alicerça-se no eixo da abordagem qualitativa e objetiva entretecer as narrativas expressas por sujeitos diretamente envolvidos no espaço, contextualizando suas falas, atribuindo sentidos e apontando interpretações pertinentes à reflexões para ações futuras. This article seeks to conceptualise and reflect on the relevance of Environmental Education in the medium level technical vocational training in the area of Environment. The locus of the research is the Green Room for Socio-Environmental Integration - CISA / UFRRJ, which is conceived as a dynamic space, based on an articulating and integrating perspective. Seeking to understand the role of CISA in the process of training these young people from the supervised stage, the proposal of this research is based on the axis of the qualitative and objective approach to interrelate the narratives expressed by subjects directly involved in the space, contextualizing their speech, attributing meanings and pointing out interpretations pertinent to the reflections for future actions. El presente artículo busca balizar conceptos y tejer reflexiones acerca de la relevancia de la Educación Ambiental en la formación profesional técnica de nivel medio en el área de Medio Ambiente. El lusus de la investigación es la Sala Verde Centro de Integración Socioambiental - CISA / UFRRJ, que se concibe como un espacio dinamizador, pautado en una perspectiva articuladora e integradora. En el proceso de formación de estos jóvenes a partir de la etapa supervisada, la propuesta de esta investigación se centra en el eje del abordaje cualitativo y objetiva entretecer las narrativas expresadas por sujetos directamente involucrados en el espacio, contextualizando sus palabras, atribuyendo sentidos y percepciones que apunta a interpretaciones pertinentes a las reflexiones para acciones futuras.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8578
10.14295/remea.v0i1.8578
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8578
identifier_str_mv 10.14295/remea.v0i1.8578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8578/5516
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2018: Edição Especial EDEA, n. 1; 267-280
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786664779776